15 anos de dedicação e apoio à Educação, Ciência e Tecnologia

Em novembro de 2015, o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) completa 15 anos. Com uma trajetória de crescimento constante, o Portal reúne e disponibiliza um acervo científico, tecnológico, acadêmico e de inovação atualizado e de alto nível. Tudo à disposição da sociedade brasileira, de forma gratuita!

A biblioteca virtual foi criada com o objetivo de promover o fortalecimento dos programas de pós-graduação, democratizando o acesso online ao conhecimento no país. Como consequência, houve o crescimento da produção científica e o Brasil passou a figurar entre os principais países no ranking internacional da ciência. Desde 2007, o Portal de Periódicos também contribui para a formação de professores do ensino básico, fundamental e médio.

Em 15 anos de existência, o Portal de Periódicos ampliou e intensificou o acesso ao acervo bibliográfico internacional, contabilizando mais de 750 milhões de acessos nesse período. Possui mais de 37 mil periódicos em texto completo, 126 bases referenciais e 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes

2015

Mudanças na interface e visibilidade internacional

O Portal de Periódicos continua buscando inovação em 2014. A principal melhoria relacionada à este ano foi a mudança na interface do Portal. Apesar da alteração ter acontecido por determinação da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), a Capes aproveitou a oportunidade para modernizar e incluir outros serviços para os usuários do Portal de Periódicos.

Um dos destaques foi a “Central de Conteúdos”, localizada no menu esquerdo da página inicial. A nova opção possibilitou o acesso a materiais didáticos nos mais variados formatos – áudio, imagem, vídeo, entre outros tipos. Além disso, permitiu aos usuários acesso direto aos aplicativos móveis do Portal de Periódicos e poderão baixar tanto a versão para sistema IOS quanto para android. Os tipos de busca, o “Meu espaço”, a opção para acesso remoto e todos os outros serviços e funcionalidades serão mantidos na nova interface.

Outra inovação observada em 2014 foi a inclusão de treinamentos específicos para algumas bases de dados. A iniciativa teve como objetivo estimular e aumentar o uso desses conteúdos em pesquisas realizadas por meio do Portal de Periódicos. As bases escolhidas para 2014 foram:: Begell House; ASTM Standards and Engineering Digital Library; Institution of Civil Engineers (ICE); Organization for Economic Co-operation and Development (OECD); Eighteenth Century Collections Online (Gale/ECCO); e, Philosopher's Index. Os treinamentos convencionais continuaram acontecendo de forma paralela.

Tantas inovações e, principalmente, o trabalho realizado pela Coordenação-Geral do Portal de Periódicos da Capes chamou a atenção internacional. Considerado um case de sucesso, bibliotecários canadenses visitaram a Capes em 2014 para conhecer a estrutura e todo o funcionamento do Portal de Periódicos. A comitiva composta por diretores, membros da Canadian Association of Research Libraries (CARL), visitaram também outras universidade públicas brasileiras com o objetivo de trocar experiências e conhecer o sistema de bibliotecas universitárias do país.

2014

Lançamento de livro e aplicativo do Portal

O fato que marcou os 13 anos do Portal de Periódicos da Capes foi o lançamento do aplicativo do Portal, em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que permitiu o acesso remoto ao acervo por meio da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). O app foi lançado para IOS, android e outros sistemas operacionais, nas categorias Referência e Educação.

O aplicativo possibilitou realizar buscas rápidas por assunto, periódico, base e livro, todos os tipos com a funcionalidade de autopreenchimento. Além disso, proporcionou ao usuário navegar em websites referenciados pelos resultados de busca, ler e exportar os artigos em formato PDF. Ofereceu inúmeras possibilidades de pesquisa dentro do universo científico oferecido pelo Portal de Periódicos.

2013

Inúmeras possibilidades de pesquisa ao acervo

O ano de 2012 destacou-se, principalmente, pela ampliação do acesso ao Portal de Periódicos para bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a Capes disponibilizou o acesso remoto ao acervo para 6.700 bolsistas ativos no exterior. Foi uma conquista importante por ter possibilitado o acesso de forma ampla e irrestrita à informação científica produzida no mundo, em tempo real.

Outro ponto de destaque foi a implementação da nova ferramenta de busca integrada ao acervo. O novo formato passou a recuperar os dados com maior velocidade de resposta, buscando o termo digitado em todos os conteúdos pesquisáveis do Portal. Essa possibilidade aumentou o universo dos resultados e ofereceu uma pesquisa com recursos que contribuem na análise das informações recuperadas. Novos filtros passaram a refinar melhor a pesquisa, facilitando ainda mais o acesso ao conteúdo.

Além das buscas por assunto, periódico e base, foi acrescentada a busca por livro na página inicial do Portal de Periódicos. A nova funcionalidade permitiu explorar um universo de mais de 150.000 livros eletrônicos assinados com editores internacionais, com títulos tanto em inglês quanto em português. Além da pesquisa simples, a busca por livros ofereceu a opção de busca avançada. Essa alternativa proporcionou uma consulta mais específica por uma palavra no título, autor, editor ou ISBN (sistema internacional de identificação numérica de livros).

Houve o aumento no número de bibliotecárias help desks que auxiliam no suporte aos usuários, passando de 13 para 19 em 2012. A ampliação foi reflexo do crescimento no número de instituições participantes do Portal de Periódicos com acesso gratuito ao acervo assinado pela Capes, que saltou de 326 para 407 instituições de ensino superior e pesquisa em todo país.

2012

Novas soluções e ampliação dos serviços

O ano de 2011 foi marcado pelo desenvolvimento de novas soluções e serviços para as instituições participantes e para a comunidade acadêmico-científica que utiliza o Portal de Periódicos. Todas as melhorias implementadas configuram o resultado da parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), num esforço constante de melhorar os serviços oferecidos aos participantes.

Em 2011, foi desenvolvida a versão mobile do Portal de Periódicos para smartphones e tablets. Esta versão foi lançada oficialmente em novembro, em comemoração ao aniversário do Portal, quando foi apresentado aos usuários o endereço para acesso: www.periodicos.capes.gov.br/mobile. Ainda foi incorporado um novo recurso na página inicial do Portal de Periódicos, o RSS, permitindo o acesso direto aos artigos de pesquisadores brasileiros publicados em tempo real nas editoras nacionais e internacionais.

Dois sistemas foram criados nesse mesmo ano para automatizar os processos, facilitar o gerenciamento de informações e integrar as instituições, a Capes e os editores. Um deles foi o AdminIP, no qual são disponibilizadas as informações de acesso das instituições participantes, como os endereços IP cadastrados, as coleções acessadas e os contatos institucionais. Também foi desenvolvido um sistema de estatísticas para consolidação, consulta e emissão de relatórios gerenciais sobre os dados de acesso do Portal de Periódicos.

A Capes comemorou seis décadas da sua criação e o Portal completou 11 anos de existência em 2011. O aniversário do Portal de Periódicos foi celebrado como parte das comemorações dos 60 anos da Capes e as festividades aconteceram no dia 10 de novembro. Na ocasião, foi realizada uma caminhada ecológica com o plantio de mudas de ipê, na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com a participação de editores internacionais, pesquisadores, bibliotecários e vários outros convidados.

2011

Reconhecimento nos 10 anos de história

Em 2010, o Portal de Periódicos completou dez anos de existência. Em decorrência do seu aniversário, em 11 de novembro, foram apresentadas melhorias na interface do Portal. O layout foi alterado, os serviços de busca foram ampliados para facilitar a navegação e, como resultado das sugestões de usuários, foram disponibilizados os recursos “Buscar periódico” e “Buscar base” na página inicial.

Ainda como parte das comemorações do aniversário, foi lançada uma edição especial da Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG) com o título “Dez anos do Portal de Periódicos da Capes: histórico, evolução e utilização”. A edição foi composta por oito artigos escritos por pessoas da comunidade acadêmica e por imagens de nove instituições de ensino superior, que mais acessavam o Portal de Periódicos. Foram distribuídos 2.000 exemplares da revista.

Os treinamentos e palestras sobre o uso do Portal de Periódicos foram intensificados em 2010 devido às novas funcionalidades. Foram realizados 33 treinamentos ao longo do ano e 4.263 pessoas foram capacitadas, entre professores, pesquisadores, alunos e bibliotecários. A participação em eventos também aumentou como forma de ampliar a divulgação do Portal. Entre os eventos mais importantes destaca-se a 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no qual a equipe do Portal distribuiu materiais informativos e brindes aos participantes dos eventos.

Nesse ano, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) disponibilizou o piloto da Britannica Escola Online, da Encyclopaedia Britannica, para crianças e adolescentes. O conteúdo, todo em português e adaptado para a realidade brasileira, foi disponibilizado gratuitamente no Portal de Periódicos para alunos do ensino fundamental das escolas públicas.

Ainda em 2010, o Portal de Periódicos foi um dos nove premiados no 15º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal. Dentre os critérios de avaliação utilizados para a escolha dos ganhadores foram considerados aspectos como a utilização eficiente dos recursos públicos e de mecanismos de controle e avaliação da gestão do programa. Os resultados alcançados pelo Portal na democratização do conhecimento científico no Brasil, como a expansão do acervo e do número de instituições usuárias, também contribuíram para o recebimento do prêmio.

No mesmo ano, o Portal de Periódicos tornou-se provedor de serviços da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), formada por instituições brasileiras de ensino e pesquisa. Essa iniciativa foi possível devido à parceria entre a CAPES e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), responsável pela rede de internet da comunidade acadêmica brasileira. A inovação estabeleceu uma relação de confiança entre os membros da CAFe e permitiu aos usuários o acesso remoto ao conteúdo do Portal de qualquer lugar do mundo, utilizando login e senha autenticados pela instituição participante.

Nesses dez anos, o acervo do Portal de Periódicos cresceu em mais de 24 mil títulos com texto completo, passando de 1.882 periódicos em 2001 para 26.372 em 2010. O número de bases referenciais e de resumos aumentou dez vezes, totalizando 130 bases ao final de 2010. A quantidade de instituições participantes também evoluiu, passando de 72 para 311 nesse período. O Portal de Periódicos consolidou-se como uma das maiores bibliotecas virtuais do mundo, disponibilizando conteúdos fundamentais para a pós-graduação e a pesquisa brasileira.

2010

Diversificação do acervo e novos usuários

O acervo do Portal de Periódicos continua a aumentar. No final desse ano, já são 12.365 periódicos e 126 bases de dados. A evolução do conteúdo do Portal de Periódicos é acompanhada por um crescimento no número de acessos. Em 2008, foram mais de 60 milhões, entre textos completos baixados e consultas às bases de dados.

Ao mesmo tempo, observa-se uma redução nos custos da pesquisa científica feita por meio do Portal de Periódicos. Se, em 2001, o acesso aos textos completos e às bases referenciais custavam respectivamente US$4,53 e US$1,87; em 2008, esses custos haviam sido reduzidos para US$1,60 e US$0,22.

Ainda em 2008 é realizada uma reunião, em Brasília, com as bibliotecárias de 12 instituições de ensino e pesquisa e duas integrantes da equipe de help-desks do Portal de Periódicos. Durante o evento, é apresentada a Metabusca. Essas bibliotecárias integram o grupo responsável pelos testes na ferramenta, realizados no âmbito da Fase Experimental de implantação do Projeto de Atualização do Portal de Periódicos. Os testes seriam realizados até março de 2009.

Em 2009, o Portal atinge a marca de mais de 15 mil periódicos com texto completo e 126 bases referenciais. O Portal ainda trabalha na diversificação desse acervo, por meio da aquisição de normas técnicas e 515 livros eletrônicos. Começa a ser negociada a implantação de um curso de inglês online. Ele ficará disponível no Portal aos professores do ensino fundamental e médio e aos pesquisadores da pós-graduação.

Outra novidade é a disponibilização para as instituições usuárias do Portal da base Journal Citation Reports (JCR), ferramenta que calcula o número de citações atribuídas pela comunidade acadêmica a artigos dos periódicos e atribui o fator de impacto de uma revista científica.

Em 2009, é ampliado o número de instituições participantes do Portal de Periódicos, com a inclusão de fundações e universidades que até então não tinham acesso gratuito ao Portal de Periódicos e que receberam o benefício pela criação e manutenção de programas de pós-graduação recomendados pela Capes e pelo atendimento aos critérios de excelência definidos pelo Ministério da Educação. Com essa inclusão, o número de instituições participantes do Portal chegou a 308, mais de quatro vezes o número de usuárias que utilizavam a ferramenta em 2001.

Nesse mesmo ano, a equipe do projeto começa a trabalhar na implantação da ferramenta Verde, que permite a gestão de contratos e bases de dados eletrônicas.

O Projeto de Atualização do Portal de Periódicos entra na sua fase final em 2009. São realizados testes na ferramenta de Metabusca pelos membros do Conselho Consultivo PAAP. A Capes recebe as avaliações, sugestões e comentários das bibliotecárias que também testaram a ferramenta. O retorno desses usuários foi incorporado ao Novo Portal de Periódicos durante o desenvolvimento da sua arquitetura e das novas funcionalidades. O layout e o conteúdo da versão atual do Portal de Periódicos foram lançados oficialmente durante as comemorações do seu IX Aniversário, no dia 11 de novembro.

2009

Os multiplicadores do Portal de Periódicos

Em 2008, a Capes inova no formato dos treinamentos do Portal de Periódicos com a criação do Programa de Formação de Multiplicadores (Pró-Multiplicar). Por meio do Programa, os bolsistas de doutorados da Capes aprendem a utilizar os recursos do Portal e passam a atuar na multiplicação dessas informações em suas universidades. Nesse primeiro ano, oito instituições participaram do Pró-Multiplicar.

As comemorações do VIII Aniversário do Portal de Periódicos são marcadas por uma solenidade para a assinatura dos contratos com os editores internacionais. No mesmo evento, é feito o lançamento oficial do Projeto de Atualização Funcional e Tecnológica do Portal de Periódicos, com uma demonstração da ferramenta de Metabusca. As comemorações do VIII Aniversário do Portal de Periódicos são marcadas por uma solenidade para a assinatura dos contratos com os editores internacionais. No mesmo evento, é feito o lançamento oficial do Projeto de Atualização Funcional e Tecnológica do Portal de Periódicos, com uma demonstração da ferramenta de Metabusca.

2008 é ainda o ano em que o Brasil atinge a 13º posição no ranking mundial de produtividade científica, ultrapassando a Rússia e a Holanda. O desempenho alcançado pelo país é resultado da atuação conjunta entre governo, universidades e centros de pesquisa que atuam na pós-graduação. A Capes participa ativamente desse processo por meio do fomento à pesquisa, na formação de recursos humanos e na disponibilidade do acesso livre ao conhecimento gerado mundialmente, oferecido pelo Portal de Periódicos.

O acervo do Portal de Periódicos continua a aumentar. No final desse ano, já são 12.365 periódicos e 126 bases de dados. A evolução do conteúdo do Portal de Periódicos é acompanhada por um crescimento no número de acessos. Em 2008, foram mais de 60 milhões, entre textos completos baixados e consultas às bases de dados.

Ao mesmo tempo, observa-se uma redução nos custo da pesquisa científica feita por meio do Portal de Periódicos. Se, em 2001, o acesso aos textos completos e às bases referenciais custavam respectivamente US$4,53 e US$1,87; em 2008, esses custos haviam sido reduzidos para US$1,60 e US$0,22.

Ainda em 2008 é realizada uma reunião, em Brasília, com as bibliotecárias de 12 instituições de ensino e pesquisa e duas integrantes da equipe de help-desks do Portal de Periódicos. Durante o evento, é apresentada a Metabusca. Essas bibliotecárias integram o grupo responsável pelos testes na ferramenta, realizados no âmbito da Fase Experimental de implantação do Projeto de Atualização do Portal de Periódicos. Os testes seriam realizados até março de 2009.

2008

Um Novo Portal de Periódicos começa a ser desenvolvido

Em 2007, a Capes, em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), começou a trabalhar no desenvolvimento do Projeto de Atualização Funcional e Tecnológica do Portal de Periódicos. O projeto deu origem à versão atual do Portal e começou a ser discutido ainda em 2005.

Por meio do projeto, foram desenvolvidas soluções para facilitar a gestão dos recursos eletrônicos (bases de dados e periódicos) pela Capes e também a pesquisa por informação científica pelo usuário do Portal. Nesse momento, discutiu-se a centralização do acesso aos textos completos por meio dos servidores da Capes. O objetivo foi tornar mais simples, eficaz e confiável o processo de produção de estatísticas de uso do Portal de Periódicos.

Outra novidade é o desenvolvimento de uma ferramenta de Metabusca que integra a atual versão do Portal de Periódicos. A Metabusca permite aos usuários do Portal realizar consultas em diferentes bases de dados por meio de uma única consulta por autor, assunto e palavra-chave.

No ano de 2007, a equipe do Portal esteve presente no II Seminário de Consórcios de Bibliotecas Ítalo-Ibero-Latino-Americanas (SCBIILA), que aconteceu em São Paulo, nos dias 10 a 13 de setembro. O evento reuniu os representantes de consórcios ou de iniciativas de aquisições cooperativas de publicações eletrônicas de vários países. Contou ainda com a participação dos editores e provedores de informação científica. No seminário, os participantes puderam expor suas experiências e discutir propostas para melhorar os serviços oferecidos às instituições e aos usuários de consórcios de bibliotecas. Os debates resultaram em uma Carta de Intenções assinada pelos participantes.

Neste ano, o acervo do Portal chegou à marca dos 11.419 periódicos científicos com tetxo completo e 125 bases referenciais.

2007

Treinamentos para o usuário final

No ano seguinte, a coleção do Portal de Periódicos atingiu a marca de 10.919 periódicos e 121 bases referenciais. Nesse mesmo ano, houve uma mudança no formato dos treinamentos no uso do Portal de Periódicos, oferecidos tanto para os usuários finais das instituições – pesquisadores, professores, alunos – como para os bibliotecários. Há uma ampliação considerável do público desses eventos, que passam a ser realizados em grandes auditórios.

Em 2006, foi divulgado ainda o resultado do concurso para as melhores pesquisas sobre o tema A Influência do Portal de Periódicos da CAPES na Pós-Graduação Brasileira. Foram escolhidos trabalhos nas seguintes categorias: pesquisador-docente, bibliotecário, aluno de mestrado e aluno de doutorado.

2006 é também o ano em que o Portal de Periódicos passa a integrar o programa Library Linksdo Google Acadêmico. A ferramenta permite identificar, nos resultados de pesquisa, os documentos disponíveis no Portal. Os textos são ainda recuperados com selo CAPES-BR. Outra novidade foi a disponibilização da coleção de periódicos e bases de acesso gratuito indexadas no Portal de Periódicos na página dos Periódicos Acesso Livre

2006

O crescimento do acervo

Em 2005, novos títulos foram assinados pela Capes. O Portal de Periódicos passou a contar com um acervo de mais de 9.500 revistas científicas internacionais e 105 bases referenciais. Nessa época, houve esforço no desenvolvimento da coleção nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas de modo que o Portal de Periódicos atendesse melhor as demandas dos professores e alunos dessas disciplinas.

Outra novidade foi a inclusão de periódicos nacionais classificados pelo programa Qualis da Capes, nos níveis A e B, com o objetivo de dar maior visibilidade à produção científica nacional. Foram mais de 300 títulos adicionados à coleção do Portal de Periódicos que, somados às revistas indexadas na base de dados Scielo passou a contar com 516 periódicos publicados no Brasil.

Esse foi também o ano em que o Portal comemorou seu V Aniversário, com uma solenidade realizada no Hotel Nacional, em Brasília. O evento contou com a participação de várias autoridades, como o Ministro da Educação, Fernando Haddad, o Ministro de Ciência Tecnologia, Sérgio Resende, o Ministro da Saúde, Humberto Costa, o Diretor de Programas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Manoel Barral Neto, além de representantes das universidades e das editoras parceiras do Portal de Periódicos.

Nesse mesmo ano, foi realizada a Conferência Internacional sobre Acesso à Informação Científica e Tecnológica promovida pela CAPES, em Brasília, em 1º de dezembro. No evento, houve uma manifestação geral dos participantes sobre a importância do programa e suas contribuições para o desenvolvimento do ensino e da pesquisa científica no Brasil.

2005

Último layout do Portal de Periódicos antes da introdução da página atual

Em 2004, o Portal passa a contar com cerca de 8.500 periódicos em texto completo e 90 bases referenciais, mais do que o dobro de títulos disponíveis no ano anterior. O número de instituições participantes do Portal já chega a 133. Nesse ano, o Professor Jorge Almeida Guimarães assume a Presidência da Capes.

Ainda em 2004, é desenvolvido um novo layout para a página do Portal de Periódicos, que passa a contar com um espaço para as notícias de interesse da comunidade acadêmica. Essa foi a última reforma realizada na página do Portal antes do lançamento da versão atual.

2004

Novos parceiros, ampliação do conteúdo

Em 2003, o Portal de Periódicos estabeleceu importantes parcerias, com a assinatura de convênios com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e com o Consórcio de Periódicos Eletrônicos (Copere), que reúne instituições privadas do Estado de São Paulo. Os novos parceiros passaram a assinar parte do conteúdo do Portal de Periódicos, dentro da modalidade denominada usuário colaborador.

O acervo do Portal, nesse período, já contava com 3.379 periódicos com texto completo, quase o dobro do número de títulos assinados por ocasião da sua criação. Além disso, os usuários vinculados a 99 instituições participantes tinham acesso ao conteúdo de 15 bases referenciais.

2003

O portal recebeu o Prêmio Institucional do Conselho Regional de Biblioteconomia – 7ª Região

No ano de 2002, o Portal recebeu o Prêmio Institucional do Conselho Regional de Biblioteconomia – 7ª Região pela sua atuação na disponibilização de conteúdo científico. A solenidade de entrega do prêmio aconteceu na Universidade Veiga Filho, no Rio de Janeiro. A Capes também esteve presente na International Conference on Scientific Eletronic Publishing in Developing Countries, realizada na Universidade Católica de Valparaíso, no Chile. Durante o evento, foi proferida a palestra ‘The Brazilian Experience’ sobre o Portal de Periódicos.

Nesse mesmo ano, foi desenvolvido o Banco de Teses da Capes uma base de dados referenciais que permite recuperar os resumos das teses e dissertações defendidas nos programas de pós-graduação do Brasil desde 1987.

2002

O Portal ganha uma regulamentação específica

O Portal de Periódicos ganhou uma regulamentação específica por meio da Portaria Capes nº 34, publicada em 19 de julho de 2001. A Portaria define o PAAP como "um empreendimento cooperativo coordenado pela CAPES, com o objetivo de planejar, coordenar e executar ações que têm a finalidade de facilitar e promover o acesso à informação científica e tecnológica nacional e internacional a instituições de ensino superior e pesquisa do país". A partir desse momento, as instituições de ensino superior usuárias do Portal passaram a assinar um Termo de Compromisso com a Capes pela qual se comprometiam a cumprir o Regulamento do Programa e as Normas para uso das Publicações Eletrônicas disponíveis no Periódicos.

Nesse ano, tiveram início as Jornadas de Treinamentos no Portal de Periódicos Capes. O objetivo inicial é capacitar bibliotecários e profissionais da informação das instituições, encarregadas de multiplicar essas informações para alunos e professores nas universidades. Os treinamentos eram realizados em uma instituição de cada região do país, que atuava em parceria com a Capes, ficando responsável pela disponibilização da infraestrutura do evento.

Até 2001, os recursos financeiros da Capes ainda eram repassados diretamente às instituições de ensino superior (IES) para a manutenção de coleções impressas. A partir de 2002 esses recursos são centralizados pela Capes, que começa a investir maciçamente nos periódicos eletrônicos e na ampliação e na atualização do conteúdo do Portal.

Em 2001, o acervo do Portal atingiu a marca de 1.882 periódicos com texto completo e 13 bases referenciaisacessados por 72 instituições de ensino e pesquisa de todo o país.

2001

A criação do Portal de Periódicos

A história do Portal de Periódicos remonta o ano de 1990 quando, com o objetivo de fortalecer a pós-graduação no Brasil, o Ministério da Educação (MEC) criou o programa para bibliotecas de Instituições de Ensino Superior (IES). Foi a partir dessa iniciativa que, cinco anos mais tarde, foi criado o Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos (PAAP). O Programa está na origem do atual serviço de periódicos eletrônicos oferecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) à comunidade acadêmica brasileira.

O Portal de Periódicos foi oficialmente lançado em 11 de novembro de 2000, na mesma época em que começavam a ser criadas as bibliotecas virtuais e quando as editoras iniciavam o processo de digitalização dos seus acervos. Com o Portal, a Capes passou a centralizar e otimizar a aquisição desse tipo de conteúdo, por meio da negociação direta com editores internacionais.

O lançamento foi marcado por uma solenidade realizada no Ministério da Educação, que contou com a presença do Ministro da Educação, o Presidente da Capes, os membros da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias (CBBU), representantes de instituições de ensino superior e dos provedores de informação científica.

O conteúdo inicial do Portal contava com um acervo de 1.419 periódicos e mais nove bases referenciais em todas as áreas do conhecimento.

2000

Galeria de fotos

Responsive Image