Ir direto para menu de acessibilidade.
Inicio contedo da pgina

Notícias


Pós-Graduação

Reitor do ITA assume presidência da CAPES


Terça, 08 Janeiro 2019

O novo presidente da CAPES foi anunciado pelo ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, durante a cerimônia de transmissão de cargo, ocorrida na última quarta-feira, 2, em Brasília. Anderson Ribeiro Correia, reitor e professor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), foi indicado ao cargo oficialmente na semana passada. A nomeação deve ser publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias.

Ricardo Vélez Rodríguez e Anderson Ribeiro Correia na cerimônia de transmissão de cargo. (Foto: Luis Fortes - MEC)

 

Anderson Correia é engenheiro civil, formado pela Universidade Estadual de Campinas, mestre em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo ITA e doutor em Engenharia de Transportes pela University of Calgary, no Canadá, Anderson Correia é pesquisador do CNPq e assessor da CAPES, FAPESP E CNPq.

Editor associado da Revista Transportes e revisor de diversos periódicos nacionais e internacionais, o futuro presidente da CAPES ainda compõe o comitê do Transportation Research Board, dos Estados Unidos, o Conselho Deliberativo da Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes (ANPET) e o Conselho de Administração da Organização Brasileira para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Controle do Espaço Aéreo (CTCEA).

À frente da CAPES, Anderson Correia presidirá a fundação vinculada ao MEC responsável pela expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no Brasil, por meio de concessão de bolsas e fomentos, de avaliação e acesso e divulgação da produção científica. A instituição investe na formação de recursos humanos de alto nível no País e no exterior, atua na formação de professores da educação básica e promove cooperação científica internacional. 

 

Histórico Profissional
Anderson Correia foi gerente de Operações na McLane Logistics do Brasil e superintendente de Infraestrutura Aeroportuária da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Foi presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Transporte Aéreo e consultor em logística e transportes para a Petrobrás, Embraer, BNDES, OACI, TCU e BAA.

Também ministrou aulas em cursos especializados para o CENIPA, TCU, Infraero, Embraer, Secretaria de Aviação Civil e ANAC. Anderson Correia tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Planejamento de Transportes, atuando principalmente em aeroportos, transporte aéreo e logística. Em 2017, recebeu a Medalha Mérito Santos Dumont, da Força Aérea Brasileira.

 

Com informações CCS/CAPES

 

Alice Oliveira dos Santos


Notícias relacionadas

  • 22.11.19
  • 00:11
Comunicação entre CAPES e comunidade acadêmica cresce com redes sociais
Os usuários podem acompanhar as novidades em diversos canais digitais: Linkedin, Twitter, YouTube, Facebook e Instagram
  • 03.10.19
  • 00:10
Estudo de caso destaca trabalho de pesquisadora da Universidade Federal do Oeste do Pará
Gabriela Bianchi é ex-bolsista da CAPES e uma de suas principais ferramentas de consulta é o Integrity, disponibilizado pelo Portal de Periódicos da CAPES
  • 28.11.18
  • 00:11
Portaria cria regras para mudanças em programas de pós-graduação
Nova portaria publicada pela CAPES define as normas para alterações de fusão, desmembramento, migração e fomento para programas de pós-graduação
  • 14.11.18
  • 00:11
Programa renova 32 projetos de mobilidade acadêmica
O Programa Abdias do Nascimento apoia a realização de estudos ou desenvolvimento de produtos, serviços ou métodos com temáticas relacionadas à promoção da igualdade
  • 12.09.18
  • 03:09
Nova versão de aplicativo para bolsistas da CAPES facilita acesso a informações
O app disponibiliza acesso a dados básicos do processo, como nome do programa que fomenta a bolsa, vigência, nome do edital e dados bancários cadastrados
Fim do contedo da pgina