Ir direto para menu de acessibilidade.
Inicio contedo da pgina

Notícias


Acervo

LISA é opção de conteúdo voltado à Ciência da Informação


Segunda, 30 Setembro 2019

LISA é opção de conteúdo voltado à Ciência da Informação (Imagem: Reprodução Google)A Ciência da Informação possui, em sua configuração estrutural, “um caráter eminentemente interdisciplinar, e, ainda que coexistam múltiplas reflexões e pensares, não se pode negligenciar que o espectro dos conhecimentos envolvidos em Ciência da Informação se estende por todos os campos científicos”*. Pesquisadores, alunos e profissionais dessa área devem ser capazes de fornecer a informação correta de fonte confiável, no momento ideal e de forma assertiva. Para isso, precisam ter disponíveis ferramentas adequadas.

O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) abriga conteúdos relacionados à Ciência da Informação, que faz parte da grande área do conhecimento de Ciências Sociais Aplicadas e envolve formações como biblioteconomia, arquivologia, museologia e outras. Uma das bases de dados disponíveis é a Library and Information Science Abstracts (LISA) – com cobertura que inclui temas como gerenciamento e tecnologia da informação, internet, bibliotecas e arquivos, uso e usuários e recuperação de informações.

O LISA tem uma perspectiva internacional e um público diversificado, incluindo pesquisadores, estudantes, funcionários de bibliotecas e profissionais da informação. Desde a sua criação em 1969, o serviço se envolve com teoria e prática de bibliotecas e ciências da informação, incorporando desenvolvimentos facilitados pela tecnologia da informação e comunicação, além de campos relacionados. A base indexa mais de 400 periódicos de cerca de 45 países e 20 idiomas, fornecendo uma cobertura bibliográfica abrangente da literatura acadêmica relacionada à biblioteconomia. O conteúdo cresce mensalmente, com mais de mil registros adicionados a cada atualização.

O documento de área da CAPES indica que Comunicação e Informação dizem respeito a fenômenos centrais da sociedade contemporânea, apresentando um importante papel junto à sociedade brasileira na produção de conhecimentos e na formação acadêmica de profissionais e pesquisadores, no sentido de propiciar uma percepção mais ampla da realidade e mobilizar práticas criativas e inovadoras. “O volume de dados, informações e conhecimentos produzidos em distintos ambientes, com diferentes finalidades e usos, influem nos processos de investigação e evidenciam a importância do humano nesse contexto”, pontua o documento.

Além do LISA, acessível por meio da opção buscar base, o Portal de Periódicos da CAPES contém outros conteúdos dedicados à Ciência da Informação. Conheça alguns deles:

Emerald
A plataforma compreende coleções e backfiles que abrangem as áreas de Ciência da Informação e Biblioteconomia, além de contemplar também Economia, Finanças, Educação, Marketing, Logística e Administração. São mais de 200 periódicos disponíveis. O acesso ao conteúdo pode ser feito pelo link buscar base ou a partir da opção buscar periódico, selecionando o editor/fornecedor Emerald.

Information Science and Technology Abstracts (ISTA)
A plataforma de referenciais com resumos indexa artigos de mais de 450 publicações relacionadas à Ciência da Informação, além de livros, relatórios de pesquisa, anais de conferências e patentes com cobertura abrangente e contínua dos periódicos mais importantes da área. Para acessar o conteúdo, é necessário entrar na opção buscar base.

Library, Information Science and Technology Abstracts (LISTA)
A base é composta por quase 500 periódicos especializados em Ciência da Informação, Biblioteconomia e Tecnologia, sendo que mais de 280 são em texto completo. Também oferece acesso a livros, publicações de conferências e relatórios. O acesso ao conteúdo deve ser feito a partir do link buscar base.

Outros conteúdos
Profissionais, pesquisadores e estudantes também podem, eventualmente, localizar conteúdo na plataforma da editora Senac e em bases de dados interdisciplinares, como Academic Search Premier, Academic OneFile, Wiley Online Library, SpringerLink, ScienceDirect, Project Muse, Sage, Highwire, World Scientific, Cambridge e Oxford.

Outra opção é buscar bases de dados de áreas correlacionadas, como a ACM Digital Library e a Computers and Applied Sciences Complete, que englobam materiais de Ciência da Computação, ou a Now Publishers, voltada para Administração, Computação e Engenharia.

Também estão disponíveis conteúdos de acesso aberto, como DOAJ, ROAD e SciElo. Na busca avançada da opção buscar base, o usuário pode selecionar o tipo de conteúdo, incluindo diretórios de pesquisa, repositórios de teses e dissertações e institucionais. No link buscar periódico é possível ainda selecionar o editor/fornecedor “Periódicos Nacionais” para obter resultados de pesquisa.

*Definição extraída do artigo “Traçados e limites da ciência da informação”, disponível no Portal de Periódicos por meio do DOAJ (https://doaj.org/article/2dcc0c463fc64c97985d29004591829d?frbrVersion=2)

Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição

A reprodução parcial ou total de notícias é autorizada desde que seja citada a fonte: "Portal de Periódicos da CAPES"

Alice Oliveira dos Santos


Notícias relacionadas

  • 14.10.19
  • 00:10
Usuários de áreas ligadas à pesquisa médica têm acesso ao Ovid MEDLINE
O Portal de Periódicos da CAPES também abriga outros conteúdos do editor, incluindo livros e revistas científicas
  • 07.10.19
  • 00:10
Eighteenth Century Collections reúne conteúdo de 1701 a 1800
São mais de 180 mil títulos entre livros, ensaios, panfletos e outros documentos digitalizados das áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes
  • 25.09.19
  • 00:09
Tesouro da ciência: Science Classic Archive abrange arquivos de 1880 a 1996
A coleção clássica é integrada ao conteúdo atual do periódico Science, o que facilita a pesquisa para os usuários
  • 23.09.19
  • 00:09
Publicação especializada em materiais perigosos faz parte do Portal de Periódicos da CAPES
O Journal of Hazardous Materials apresenta o entendimento e a mitigação de perigos e riscos de determinados materiais na saúde pública e no meio ambiente
  • 17.09.19
  • 00:09
Comunidade acadêmico-científica brasileira tem acesso a bases de dados do IIASA
O instituto é parceiro da CAPES e tem como missão fornecer informações e orientações para a elaboração de políticas mundiais relacionadas a problemas globais
Fim do contedo da pgina