Ir direto para menu de acessibilidade.
Inicio contedo da pgina

Notícias


Acervo

Usuários de áreas ligadas à pesquisa médica têm acesso ao Ovid MEDLINE


Segunda, 14 Outubro 2019

Usuários de áreas ligadas à pesquisa médica têm acesso ao Ovid MEDLINE (Reprodução Google)Considerada uma das editoras líderes na área de pesquisa médica, a Ovid Technologies faz parte do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os usuários têm acesso a recursos de pesquisa que incluem livros, revistas científicas e o Ovid MEDLINE – ferramenta de pesquisa e descoberta com mais de 23 milhões de citações de mais de 5.600 títulos indexados.

A base de dados MEDLINE é reconhecida como uma das fontes primárias de resumos e referências bibliográficas mais abrangente da literatura biomédica. O recurso engloba informações de diversas fontes de cobertura ligados a áreas de saúde, ciências biológicas e físicas, humanidades e ciências da informação. Com atualização diária, a ferramenta abrange conteúdos desde 2009 até o ano corrente. Entretanto, para acesso a referências de anos anteriores, o Portal de Periódicos da CAPES disponibiliza também o Ovid MEDLINE 1946 to Present with Weekly Update.

Por meio da plataforma, os usuários encontram meios para alcançar os melhores resultados em suas pesquisas. O MEDLINE possibilita realizar revisões sistemáticas, aplicar estratégias de busca, seguir o desenvolvimento de medicamentos e ensaios clínicos, encontrar evidências para mudar a prática, localizar dados sobre prognóstico ou estudos de caso, além de trabalhos para ajudar com o diagnóstico, auxiliar na tomada de decisão clínica, identificar as práticas mais recentes, acompanhar tópicos e autores, entre outras possibilidades.

O Ovid MEDLINE tem um amplo alcance e contém material produzido pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (National Library of Medicine). Segundo o editor, a base abrange todas as áreas de biomedicina e saúde, incluindo temas como AIDS, ciência animal, pesquisa básica, ciências comportamentais, bioengenharia, biologia, biofísica, ciências químicas, atendimento clínico, saúde ambiental, biologia marinha, enfermagem, saúde pública, toxicologia e mais.

Para acesso pelo Portal de Periódicos da CAPES, é possível filtrar o conteúdo do MEDLINE na opção de consulta buscar base. Ao consultar o nome “Ovid”, o usuário pode optar pela base de revistas científicas (listada como “Journals@Ovid Full Text”) ou ainda pelo acesso ao “Medline 1946 to Present with Weekly Update” ou “Medline Daily Update”.

Acesso a periódicos e livros
Para facilitar o acesso dos usuários do Portal de Periódicos da CAPES ao conteúdo, a Ovid desenvolveu um site que reúne a coleção de revistas científicas e livros oferecidos para a comunidade acadêmica brasileira. As publicações na página estão elencadas por ordem alfabética e cada título está acompanhado por sua capa, de modo a facilitar a visualização e a seleção do conteúdo. Além disso, é possível saber a partir de que ano o material está disponível.


No cabeçalho da plataforma, estão disponíveis opções para direcionar o pesquisador ao conteúdo desejado entre destaque, periódicos e livros. O site também oferece acesso ao Ovid MEDLINE, a tutoriais e canais de contato. Dessa forma, além da opção buscar base do Portal de Periódicos, é possível acessar diretamente a página para acessar o conteúdo.

Danilo Collalto Paulo, gerente de vendas nacional da editora, destacou alguns dos títulos mais consultados e que estão disponíveis para os usuários do Portal de Periódicos:

- Livro:

2004 Pocket Book of Infectious Disease Therapy
Projetado para fornecer acesso rápido aos padrões de tratamento de doenças infecciosas, concentrando-se na seleção, dosagens apropriadas, custos e efeitos colaterais dos agentes antimicrobianos, este livro baseia-se amplamente nas recomendações feitas pelos centros de controle de doenças e prevenção, cartilhas médicas sobre drogas e terapêutica, além de declarações oficiais de sociedades médicas respeitadas.

- Periódicos:

Plastic & Reconstructive Surgery
Durante mais de 60 anos o título é a publicação oficial da American Society of Plastic Surgeons. Tem sido referência para especialistas que usam técnicas de cirurgia plástica ou trabalham em conjunto com um cirurgião plástico. A revista científica traz relatórios atualizados sobre as últimas técnicas e acompanhamento para as áreas de cirurgia plástica e reconstrutiva, incluindo reconstrução mamária, estudos experimentais, reconstrução maxilofacial e reparação de queimaduras, bem como notícias sobre questões médicas.  

Critical Care Medicine
É o periódico oficial da Society of Critical Care Medicine. Abrange aspectos de cuidados agudos e de emergência para o paciente gravemente enfermo ou ferido. Dirigido aos especialistas que tratam pacientes em UTI e CCU, publica artigos originais sobre o trabalho em medicina intensiva. Cada edição apresenta profissionais de cuidados críticos com avanços clínicos que levam a um melhor atendimento ao paciente, as últimas notícias sobre pesquisas promissoras e avanços em equipamentos e técnicas. Todos os artigos são submissões originais e revisados por pares.

Journal of Craniofacial Surgery 
Essa publicação atua como um fórum de comunicação para os grupos envolvidos na cirurgia craniofacial e maxilofacial. A cobertura varia desde aspectos práticos da cirurgia craniofacial até a ciência básica subjacente à prática cirúrgica. Publica artigos originais, revisões científicas, editoriais e comentários, resumos e artigos selecionados de revistas internacionais e bibliografias internacionais ocasionais.

Journal of Clinical Neurophysiology
Publicação oficial da American Clinical Neurophysiology Society, o título apresenta artigos de pesquisa originais que corem preocupações importantes em eletroencefalografia e potenciais evocados, neurologia clínica, neurocirurgia, psiquiatria e pesquisa experimental no sistema nervoso central.

Medicine & Science in Sports & Exercise 
Este é o periódico oficial do American College of Sports Medicine. Apresenta investigações originais, estudos clínicos e análises abrangentes sobre temas atuais em medicina esportiva e ciência do exercício. Com este diário multidisciplinar, fisiologistas de exercícios, fisiatras, fisioterapeutas, médicos de equipe e treinadores atléticos obtêm uma troca de informações de ciências básicas e aplicadas, medicina, educação e áreas de saúde aliadas.

Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição

O Portal de Periódicos autoriza a reprodução parcial ou total de suas notícias desde que seja citada a fonte: "Portal de Periódicos da CAPES"

Alice Oliveira dos Santos


Notícias relacionadas

  • 23.10.19
  • 00:10
MathSciNet é opção de pesquisa em ciências matemáticas
O recurso é a versão eletrônica do tradicional periódico Mathematical Reviews e oferece acesso a um banco de dados de revisões, resumos e informações bibliográficas da literatura da área
  • 07.10.19
  • 00:10
Eighteenth Century Collections reúne conteúdo de 1701 a 1800
São mais de 180 mil títulos entre livros, ensaios, panfletos e outros documentos digitalizados das áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes
  • 30.09.19
  • 00:09
LISA é opção de conteúdo voltado à Ciência da Informação
A base indexa mais de 400 periódicos de cerca de 45 países e 20 idiomas, fornecendo uma cobertura bibliográfica abrangente da literatura acadêmica relacionada à biblioteconomia
  • 25.09.19
  • 00:09
Tesouro da ciência: Science Classic Archive abrange arquivos de 1880 a 1996
A coleção clássica é integrada ao conteúdo atual do periódico Science, o que facilita a pesquisa para os usuários
  • 23.09.19
  • 00:09
Publicação especializada em materiais perigosos faz parte do Portal de Periódicos da CAPES
O Journal of Hazardous Materials apresenta o entendimento e a mitigação de perigos e riscos de determinados materiais na saúde pública e no meio ambiente
Fim do contedo da pgina