Ir direto para menu de acessibilidade.
Inicio contedo da pgina

Notícias


Acervo

MathSciNet é opção de pesquisa em ciências matemáticas


Quarta, 23 Outubro 2019

MathSciNet é opção de pesquisa em ciências matemáticas (Imagem: GettyImages)O Brasil produz 2,4% de toda pesquisa matemática mundial, segundo o dossiê Matemática Brasileira, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O documento foi divulgado em 2018, na ocasião em que o país se candidatou – com sucesso – ao Grupo 5 da União Matemática Internacional (considerada a “elite” da matemática em âmbito mundial). A trajetória do país na área mostra uma evolução crescente e profissionais cada vez mais engajados, agregando valor à produção científica nacional e colaborando expressivamente com a ciência global.

Entre a ampla variedade de conteúdo abrigado pelo Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), os usuários ligados às Ciências Exatas encontram a base de dados referencial MathSciNet, da American Mathematical Society (AMS). Trata-se da versão eletrônica do periódico Mathematical Reviews que oferece acesso a um banco de dados de revisões, resumos e informações bibliográficas de fácil pesquisa para grande parte da literatura em ciências matemáticas.

De acordo com a AMS, cerca de 125 mil novos itens são adicionados à plataforma a cada ano. Estendendo a tradição da versão impressa do Mathematical Reviews, publicado pela primeira vez em 1940, a equipe da base é selecionada por um grupo de matemáticos profissionais para escrever resenhas da literatura. Mais de 90 mil avaliações são adicionadas ao banco de dados por ano. Assim, MathSciNet contabiliza mais de 3,6 milhões de itens e mais de 2,3 milhões de links diretos para artigos originais.

Os dados bibliográficos de artigos digitalizados remontam ao início do século 19. As listas de referências são coletadas e correspondidas internamente em aproximadamente 650 periódicos. Além disso, são fornecidos dados de citações para periódicos, autores, artigos e resenhas. Essa rede de citações permite que os usuários rastreiem a história e a influência das publicações de pesquisa nas ciências matemáticas.

Fundada em 1888, a AMS é uma associação dedicada ao interesse da pesquisa e do ensino matemático, que se consolida por meio de publicações e programas. Entre os interesses da organização, estão: promover a investigação matemática, envolvendo sua comunicação e usos; incentivar a transmissão de compreensão e habilidades da área; apoiar a educação matemática em todos os níveis; melhorar o estatuto da profissão; incentivar e facilitar a participação plena de todos os indivíduos; promover conscientização e valorização da matemática e de suas conexões com outras disciplinas e vida cotidiana.

É política da MathSciNet cobrir artigos e livros em outras disciplinas que contenham novos resultados matemáticos ou ofereçam novas aplicações de matemática. A base de dados oferece ainda livros, teses, trabalhos de congressos e relatórios de pesquisa. O acervo disponível engloba conteúdos desde 1940 até o presente. Para consultar o conteúdo da plataforma, basta localizá-la por meio da opção buscar base do Portal de Periódicos da CAPES.

Entre os recursos oferecidos pela MathSciNet, os usuários têm acesso a uma lista com os principais periódicos por MCQ (quociente de citação matemática). Na mesma página, é possível verificar também os livros e artigos mais citados (basta alterar o item na seleção de listas). As listas estão disponíveis a partir de 2000 até 2018.


Top Journal MCQs (Fonte: MathSciNet)Pesquisa realizada em outubro de 2019 na plataforma MathSciNet



Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição

O Portal de Periódicos autoriza a reprodução parcial ou total de suas notícias desde que seja citada a fonte: "Portal de Periódicos da CAPES"

 

Alice Oliveira dos Santos


Notícias relacionadas

  • 14.10.19
  • 00:10
Usuários de áreas ligadas à pesquisa médica têm acesso ao Ovid MEDLINE
O Portal de Periódicos da CAPES também abriga outros conteúdos do editor, incluindo livros e revistas científicas
  • 07.10.19
  • 00:10
Eighteenth Century Collections reúne conteúdo de 1701 a 1800
São mais de 180 mil títulos entre livros, ensaios, panfletos e outros documentos digitalizados das áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes
  • 30.09.19
  • 00:09
LISA é opção de conteúdo voltado à Ciência da Informação
A base indexa mais de 400 periódicos de cerca de 45 países e 20 idiomas, fornecendo uma cobertura bibliográfica abrangente da literatura acadêmica relacionada à biblioteconomia
  • 25.09.19
  • 00:09
Tesouro da ciência: Science Classic Archive abrange arquivos de 1880 a 1996
A coleção clássica é integrada ao conteúdo atual do periódico Science, o que facilita a pesquisa para os usuários
  • 23.09.19
  • 00:09
Publicação especializada em materiais perigosos faz parte do Portal de Periódicos da CAPES
O Journal of Hazardous Materials apresenta o entendimento e a mitigação de perigos e riscos de determinados materiais na saúde pública e no meio ambiente
Fim do contedo da pgina