Ir direto para menu de acessibilidade.
Inicio contedo da pgina

Informativos


Divulgação Científica

Brasil registra 168 mil mortes por ano atribuíveis ao excesso de peso e à obesidade


Sexta, 01 Novembro 2019

Brasil registra 168 mil mortes por ano atribuíveis ao excesso de peso e à obesidade (Foto: reprodução Google Imagens)Aproximadamente 168 mil mortes por ano no Brasil são atribuíveis ao excesso de peso e à obesidade – é o que aponta estudo inédito publicado em 17 de outubro pela revista científica Preventing Chronic Disease. O título do Centro de Controle e Prevenção de Doenças de Atlanta (em inglês, Center for Deasese Control and Prevention – CDC) faz parte do acervo do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A investigação estimou a proporção de mortes por doenças não transmissíveis que poderiam ser evitadas com a redução do índice de massa corporal (IMC) da população. “Pessoas com o IMC alto apresentam risco aumentado para diversas patologias crônicas, como doenças cardiovasculares, diabetes, doenças respiratórias e câncer. No Brasil, essas doenças representam 75% de todas as causas de morte atuais”, conta Leandro Rezende, ex-bolsista da CAPES e professor do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP.

Para estimar o IMC da população brasileira, os autores utilizaram dados da Pesquisa Nacional de Saúde, conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2013, mais de 40% da população brasileira já apresentava excesso de peso (IMC 25≥ kg/m2). De acordo com Rezende, foram considerados três diferentes cenários. No primeiro panorama, observou-se que, se a população brasileira adulta tivesse o IMC de 22kg/m2 (ou seja, se não houvesse excesso de peso/obesidade), aproximadamente 168 mil mortes por ano no Brasil seriam evitadas.

“Esse número representa cerca de 25% das mortes pelas principais patologias crônicas (doenças cardiovasculares, respiratórias e câncer) e 15% de todas as mortes ocorridas. A maior parte das mortes evitáveis seria por doenças cardiovasculares (106.307), seguidas por doenças respiratórias (33.471) e câncer (28.653)”, indica o autor.

No segundo cenário, os cientistas levantaram quantas mortes seriam evitadas se o IMC da população fosse o mesmo de 2002/2003. Nesse quadro, constataram que aproximadamente 65 mil mortes seriam evitadas, representando 10% das mortes pelas principais doenças crônicas e 5,8% das mortes por todas as causas. Por fim, o terceiro cenário estimou a redução de uma unidade do IMC (1Kg/m2) na população, o que evitaria cerca de 30 mil mortes, representando 4,6% dos óbitos pelas principais doenças crônicas e 2,7% das mortes por todas as causas.

Para ter acesso aos resultados completos do estudo, os usuários podem acessar o artigo científico Deaths Attributable to High Body Mass in Brazil. A revista científica Preventing Chronic Disease pode ser localizada pelo link buscar periódico, pelo nome ou código ISSN 1545-1151. O título é de acesso aberto, sendo que pode ser consultado por qualquer usuário independente de vínculo com instituições participantes do Portal de Periódicos.

A publicação apresenta um conselho editorial com um grupo diversificado de líderes e especialistas independentes, com experiência em várias áreas de pesquisa, avaliação e prática em saúde pública. Os membros são voluntários e aconselham a revista científica sobre suas políticas, além de identificar tópicos apropriados e oportunos.

O Portal de Periódicos autoriza a reprodução parcial ou total de suas notícias desde que seja citada a fonte: "Portal de Periódicos da CAPES"



Informativos relacionados

  • 22.06.20
  • 00:06
Periódico britânico publica artigo de autoria brasileira sobre força muscular e risco de câncer
Disponível no Portal de Periódicos, o British Journal of Cancer abriga o estudo dos brasileiros Leandro Rezende e José Eluf-Neto com pesquisadores dos Estados Unidos e da Coreia do Sul
  • 18.03.20
  • 00:03
Relatório revela diferença entre gêneros na pesquisa e inovação
No Brasil, há registro de uma das melhores proporções de equidade do mundo, com cerca de 155 mil mulheres contra 195 mil homens. O relatório está disponível para download gratuito
  • 26.12.19
  • 00:12
Programa seleciona 486 professores para curso nos EUA
Em parceria com a Comissão Fulbright, a CAPES vai selecionar professores de língua inglesa para um curso intensivo de seis semanas em universidades dos EUA
  • 25.10.19
  • 00:10
Bolsista da CAPES descobre fóssil de mamífero
A descoberta foi feita ao analisar pegadas primitivas do período cretáceo. O trabalho do cientista Pedro Victor Buck está disponível no acervo do Portal de Periódicos
  • 16.10.19
  • 00:10
Clima afeta sentimentos das pessoas sobre determinadas cores
Segundo um novo estudo, o ser humano está mais propenso a associar amarelo à alegria quando vive em países mais frios e chuvosos. Artigo sobre o tema está disponível na Science
Fim do contedo da pgina