Ir direto para menu de acessibilidade.
Inicio contedo da pgina

Notícias


Portal de Periódicos

III Seminário do Portal de Periódicos da CAPES reúne mais de mil participantes presenciais e on-line


Segunda, 18 Novembro 2019

O evento foi aberto pela coordenadora-geral do Portal de Periódicos, Patrícia Silva, e pelo diretor de Educação à Distância da CAPES, Carlos Lenuzza (Foto: GCPP/CAPES)Aproximadamente 1.000 pessoas prestigiaram o III Seminário do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), entre participantes presenciais e expectadores que acompanharam a transmissão on-line. O evento ocorreu no dia 12 de novembro, na sede da CAPES, em Brasília/DF, e teve o objetivo de levantar temas relevantes para a ciência brasileira.

“Desde 2015, a CAPES promove o seminário do Portal a cada dois anos, com assuntos que vêm sendo divulgados e disseminados nas instituições e na comunidade acadêmica nacional e internacional”, afirmou a coordenadora-geral do Portal de Periódicos, Patrícia de Almeida Silva. “A CAPES tem sido decisiva para os êxitos alcançados pelo sistema de pós-graduação, na construção das mudanças, no avanço do conhecimento e demais demandas que a sociedade exige. Isso graças a atividades que, agrupadas à linha de ação, são desenvolvidas por um conjunto estruturado de programas, entre eles, o acesso à divulgação da produção científica”, complementou.

O diretor de Educação à Distância da CAPES, Carlos Lenuzza – que representou o presidente, Anderson Correia –, lembrou da importância do Portal de Periódicos principalmente para regiões remotas e com maiores dificuldades de acesso, como agreste, sertão do Nordeste e algumas áreas do Centro-Oeste e do Norte. “Falar do Portal de Periódicos é praticamente falar da CAPES nos últimos 20 anos. Nós não conseguiríamos em hipótese alguma – e isso é consenso – ter expandido e qualificado a pós-graduação brasileira sem o Portal”, analisou Lenuzza. “Antes do Portal, nós tínhamos dois tipos de formação: uma de primeira linha e uma de segunda linha. A partir dele, nós demos acesso e democratizamos essa situação”, refletiu.

Lenuzza destacou ainda os números registrados pelo Portal de Periódicos da CAPES: “somente em 2018, nós atingimos 426 instituições, quase 50 mil títulos com textos completos, 130 bases referenciais, 12 bases de patentes e mais de 200 milhões de acessos – dá mais acesso do que se toda a população brasileira clicasse pelo menos uma vez. São números muito significativos e isso só dá certo pela colaboração das editoras nacionais e internacionais, do corpo técnico que trabalha nas bibliotecas digitais das instituições e da própria equipe do Portal de Periódicos”.

O Seminário foi realizado na sede da CAPES e transmitido on-line (Foto: CGPP/CAPES)A programação do seminário reuniu especialistas em diversas temáticas, ligadas em especial a modelos de negócios para acesso e disseminação de publicações científicas, indicadores da produção científica e impacto social, inteligência artificial, conhecimento científico e bibliotecas digitais, e disponibilização de bases e periódicos científicos por editoras. “O evento reafirmou o compromisso da CAPES com o desenvolvimento da pós-graduação, da ciência e do Brasil. Estamos atentos às novas iniciativas que surgem, tanto no país, como no exterior, principalmente em relação à produção científica, sua gestão e acesso”, concluiu Patrícia Silva.

O vídeo com as apresentações realizadas no III Seminário do Portal de Periódicos está disponível no canal da CAPES no YouTube. Os arquivos com as apresentações dos palestrantes estão disponíveis na área de documentos do Portal de Periódicos, podendo ser consultados e utilizados, desde que sejam citados os créditos dos autores.

II Encontro CAPES de Ciência Aberta
Na sequência do III Seminário do Portal de Periódicos, no dia 13 de novembro ocorreu o II Encontro CAPES de Ciência Aberta, também na sede da Fundação. Planejado para instigar a análise da relação entre ciências e direitos autorais, o evento faz parte do compromisso firmado junto à parceria Governo Aberto, lançada em 2011, para disseminar e incentivar práticas que fortaleçam a transparência das informações e atos governamentais, ajudando no combate à corrupção e no controle do uso dos recursos públicos.

O II Encontro CAPES de Ciência aberta contou com diversos palestrantes distribuídos em conferências e mesas de debate sob os temas: aspectos gerais da propriedade intelectual e sua relação com a ciência aberta, aspectos que impactam na formulação de políticas institucionais de ciência aberta: licenças flexíveis, legislação e métricas; e acesso aberto e ciência aberta: estratégias e experiências.

Assim como o Seminário do Portal, o vídeo com as apresentações realizadas no Encontro de Ciência Aberta também está disponível no canal da CAPES no Youtube (clique aqui). Os arquivos com as apresentações dos palestrantes estão disponíveis no site do evento, podendo ser consultados e utilizados, desde que sejam citados os créditos dos autores.

O Portal de Periódicos autoriza a reprodução parcial ou total de suas notícias desde que seja citada a fonte: "Portal de Periódicos da CAPES"

Alice Oliveira dos Santos


Notícias relacionadas

  • 27.11.19
  • 00:11
Portal de Periódicos da CAPES participa da Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFB
Usuários do campus Gama tiveram a oportunidade de participar de treinamento presencial sobre o Portal, ministrado pela bibliotecária da equipe Mariana Castro
  • 23.11.19
  • 00:11
Apresentações do III Seminário do Portal de Periódicos da CAPES estão disponíveis para consulta
Arquivos referentes ao II Encontro CAPES de Ciência Aberta também estão disponíveis na página do evento
  • 20.11.19
  • 00:11
Manutenção do Portal de Periódicos
Será realizada manutenção corretiva no servidor EzProxy para prevenção de episódios de indisponibilidade hoje (20), às 22h
  • 08.11.19
  • 00:11
III Seminário do Portal de Periódicos da CAPES debate temas voltados ao acesso da produção científica brasileira
O evento será no dia 12 de novembro, de 8h às 18h, na sede da Fundação, em Brasília/DF. A programação será transmitida ao vivo pelo canal da CAPES no YouTube
  • 19.09.19
  • 00:09
OCDE prevê redução do crescimento econômico mundial
Pesquisadores brasileiros contam com acesso a conteúdos da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) para estudos acerca do tema
Fim do contedo da pgina