Ir direto para menu de acessibilidade.
Inicio contedo da pgina

Notícias


Portal de Periódicos

Conheça os novos membros do Conselho Consultivo do Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos


Quinta, 19 Dezembro 2019
O conselho se reuniu na CAPES no dia 26 de novembro de 2019 (Foto: CCS/CAPES)
O conselho se reuniu na CAPES no dia 26 de novembro de 2019 (Foto: CCS/CAPES)

Escolher, analisar, contratar e manter o acervo do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) são tarefas importantes e que requerem muita atenção. Além da equipe técnica por trás da biblioteca virtual, existem outros grupos de profissionais especializados que se dedicam a garantir o acesso dos melhores conteúdos científicos para a comunidade acadêmica. Um dos comitês que compõem essa pirâmide é o Conselho Consultivo do Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos (PAAP).

Os membros foram nomeados pela portaria nº 219, de 16 de setembro de 2019 (Foto: CCS/CAPES)A última reunião do Conselho Consultivo do PAAP ocorreu no dia 26 de novembro e apresentou os novos membros (nomeados pela portaria nº 219, de 16 de setembro de 2019), que serão responsáveis pelas atividades do grupo no período entre 2019 e 2021. Criado em 2001, o PAAP é, segundo a portaria nº 74, de 5 de abril de 2017, que regulamenta o programa, “um empreendimento cooperativo, coordenado pela CAPES, com o objetivo de planejar, coordenar e executar ações que têm a finalidade de facilitar e promover o acesso à informação científica e tecnológica internacional e nacional a instituições de ensino superior e de pesquisa do País”.

O Conselho Consultivo, por sua vez, é a instância colegiada de articulação, negociação e pactuação entre gestores, trabalhadores e usuários de instituições de ensino e pesquisa brasileiras para a regulamentação e a operacionalização das ações do PAAP. É composto por representantes da CAPES, das instituições federais de ensino superior, das unidades de pesquisa com pós-graduação e das instituições públicas não federais de ensino superior com pós-graduação, das instituições privadas de ensino superior com doutorado, das Fundações de Amparo à Pesquisa Estaduais, das entidades parceiras do PAAP e da sociedade civil.

A atual formação do Conselho Consultivo do PAAP é composta pelos seguintes membros:

Mauro Luiz Rabelo (foto: reprodução Lattes)Presidente: Mauro Luiz Rabelo – Diretor de Relações Internacionais da CAPES (DRI)
Possui graduação, mestrado e doutorado em Matemática pela Universidade de Brasília (1987) e pós-doutorado pela Stanford University (1991-1992). tem experiência na área de matemática, com ênfase em geometria diferencial, e na área de avaliação educacional, com ênfase em avaliação de sistemas e de programas, construção e análise de itens para avaliações de larga escala e avaliação de competências. Mais detalhes no Currículo Lattes.

Poliana Oliveira Monteiro (Foto: reprodução Lattes)Secretária Executiva: Poliana Oliveira Monteiro – Coordenadora de Programas Especiais da Diretoria de Programas e Bolsas no País da CAPES (DPB)
Possui graduação em Ciências Econômicas pela União Pioneira de Integração Social (2014). Antes de atuar com atribuições na CAPES, foi servidora no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, atual Ministério da Economia, na Secretária de Desenvolvimento da Produção, desenvolvendo relatórios e dados estatísticos. tem experiência na área de orçamento público, gestão de processos, gerenciamento de projetos e estatística. Mais detalhes no Currículo Lattes.

Flávio Anastácio de Oliveira Camargo (Foto: reprodução Lattes)Flávio Anastácio de Oliveira Camargo – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Área: Ciências Agrárias
Possui Graduação e Mestrado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós-doutorado pela Universidade de Santa Maria (1996), pela Universidade da Califórnia – Riverside em 2002 e 2009 e pela Universidade da Flórida – Gainesville em 2014. Atua na área de microbiologia e bioquímica do solo, especificamente na biorremedição de ambientes contaminados com compostos orgânicos e metais, ecologia microbiana de bactérias de importância biotecnológica e agrícola, uso de bioindicadores de terceira geração para o monitoramento ambiental e ciência forense aplicada ao solo e ao ambiente. Mais detalhes no Currículo Lattes.

Augusto Schrank (Foto: reprodução Lattes) Augusto Schrank – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Área: Ciências Biológicas
Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Faculdade de Farmácia da UFRGS (1977), Mestrado em Ciências (Microbiologia) pelo Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes UFRJ (1981) e Doutorado em Biologia Molecular – University of Manchester Institute of Science and Technology (1988). Tem experiência na área de genética molecular de microrganismos, com ênfase em fungos, e nas áreas de genômica, análise da expressão diferencial e sistemas de transformação genética para a construção de mutantes funcionais em fungos. Tem ainda experiência na formação de recursos humanos na graduação e pós-graduação. Mais detalhes no Currículo Lattes.

Manuel Máximo Bastos Malheiro de Oliveira Manuel Máximo Bastos Malheiro de Oliveira (Foto: reprodução Google)(Foto: reprodução Lattes)Manuel Máximo Bastos Malheiro de Oliveira – Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
Área: Ciências Exatas e da Terra
Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1985), doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1991), pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991) e pós-doutorado pela University of Maryland, College Park, EUA (1996-1997). É autor de vários artigos em periódicos internacionais indexados, com mais de 2000 citações. É editor de três anais de conferências e autor de cinco capítulos de livros. Organizou 30 eventos científicos internacionais e nacionais. Mais detalhes no Currículo Lattes.

Marcos Massi (Foto: reprodução Lattes)Marcos Massi – Universidade Presbiteriana Mackenzie
Área: Engenharias
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq/PQ-Nível: 1D. Possui graduação em Engenharia Eletro-Eletrônica pela Faculdade de Engenharia de São José dos Campos (1991), mestrado em Física pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1994) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1999). Tem experiência nas áreas de engenharia de materiais, microeletrônica, tecnologia de plasmas e bioengenharia. Mais detalhes no Currículo Lattes.

Pedro Pascutti (Foto: reprodução Lattes)Pedro Pascutti – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Área: Multidisciplinar
Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Londrina (1986), mestrado (1990) e doutorado (1996) em Física pela Universidade de São Paulo, pós-doutorado em Biofísica Molecular na Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e no Instituto Beckman na Universidade de Illinois, Estados Unidos (2018). tem experiência em biofísica molecular teórica e experimental. atua em modelagem computacional e dinâmica molecular em enovelamento de proteínas, biomembranas, interações proteína-proteína e proteína-ligantes e planejamento de fármacos inibidores enzimáticos. Mais detalhes no Currículo Lattes.

Jorge Augusto da Silva Santos (Foto: reprodução Lattes)Jorge Augusto da Silva Santos – Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Área: Ciências Humanas
Possui bacharelado em Teologia pelo Pontifício Ateneo de S. Anselmo (Roma | Itália – 1990), mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1993), mestrado (1998) e doutorado (2001) em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. tem experiência nas áreas de filosofia e teologia, com ênfase em filosofia medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: metafísica; mística medieval, fenomenologia e hermenêutica; estratégias de apropriação da filosofia medieval por parte da filosofia contemporânea, sobretudo com base nas preleções acadêmicas de Martin Heidegger ministradas nas Universidades de Freiburg (1919-1923) e Marburg (1923-1928). Mais detalhes no Currículo Lattes.

César Augusto Tibúrcio Silva (Foto: reprodução Lattes)César Augusto Tibúrcio Silva – Universidade de Brasília (UnB)
Área: Ciências Sociais Aplicadas
Possui graduação em Administração pela Universidade de Brasília (1983) e em Contabilidade pela Unieuro (2006). É mestre em Administração pela Universidade de Brasília (1988) e doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (1996). Possui livros, artigos e trabalhos em congressos nos seguintes temas: mensuração contábil, finanças de empresas, demonstrações contábeis, avaliação de empresas e custos no setor público. Mais detalhes no Currículo Lattes.

Ernesto Frederico Hartmann Sobrinho (Foto: reprodução Lattes)Ernesto Frederico Hartmann Sobrinho – Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Área: Linguística, Letras e Artes
Graduado em Piano pela UFRJ, Mestre em Piano pela UFRJ, Doutor em Música (Linguagem Musical) pela UNIRIO e realizou estágio de Pós-Doutorado no PPGMúsica da UFPR. Também faz parte da sua formação cursos livres de regência com o Maestro Alceu Bochino na EMVL/RJ, Graduação em regência na UFRJ (incompleto) com o Maestro Roberto Duarte, além de master-classes de performance com importantes nomes. é pesquisador dos grupos arte, filosofia e literatura na idade média; contexto, estruturação, influência e estilo musical entre 1850-1950 e membro do núcleo de pesquisa em música e filosofia. Mais detalhes no Currículo Lattes.

Nildo Alves Batista, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), foi nomeado como representante da área de Ciências da Saúde, mas declinou o convite por questões pessoais. Dessa forma, o novo representante da área será anunciado no início de 2020.

O Portal de Periódicos autoriza a reprodução parcial ou total de suas notícias desde que seja citada a fonte: "Portal de Periódicos da CAPES"

Alice Oliveira dos Santos


Notícias relacionadas

  • 15.01.20
  • 00:01
Aplicativo .periodicos. permite acesso a acervo completo do Portal de Periódicos
A plataforma digital está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos dos sistemas iOS e Android
  • 06.01.20
  • 00:01
Renovação de conteúdos para 2021
Regularmente o Portal de Periódicos da CAPES tem seu acervo avaliado para manutenção ou cancelamento de conteúdos
  • 19.12.19
  • 00:12
Conheça os novos membros do Grupo de Trabalho do Portal de Periódicos da CAPES
A atual formação do GT foi designada pela portaria n° 218, de 16 de setembro de 2019
  • 27.11.19
  • 00:11
Portal de Periódicos da CAPES participa da Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFB
Usuários do campus Gama tiveram a oportunidade de participar de treinamento presencial sobre o Portal, ministrado pela bibliotecária da equipe Mariana Castro
  • 23.11.19
  • 00:11
Apresentações do III Seminário do Portal de Periódicos da CAPES estão disponíveis para consulta
Arquivos referentes ao II Encontro CAPES de Ciência Aberta também estão disponíveis na página do evento
Fim do contedo da pgina