Ir direto para menu de acessibilidade.
Inicio contedo da pgina

Notícias


Periódicos Nacionais

CAPES volta a editar a Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG)


Segunda, 09 Dezembro 2019

Edição nº 34 está disponível para acesso (Imagem: RBPG/CAPES)Após dois anos, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) voltou a editar a Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG), que comemora os seus 15 anos com uma edição voltada para o ensino de ciências na escola. O lançamento da 34ª edição do título ocorreu no dia 28 de novembro, na sede da fundação, em Brasília/DF. Na ocasião, foi realizado um simpósio com os autores dos artigos do periódico.

Anderson Correia, presidente da CAPES, declarou durante o evento que a melhor forma de disseminar o conteúdo científico e educacional das universidades é por meio de revistas, feiras e congressos. “Agora estamos fazendo a retomada da RBPG, com o objetivo de levar esse conteúdo para as escolas públicas e particulares, para acesso dos professores da educação básica e toda a comunidade científica nacional”.

Os usuários poderão verificar que algumas mudanças foram adotadas para melhorar o processo de produção. A primeira alteração foi o fim da exigência de que o editor-chefe seja servidor da CAPES. A segunda, a periodicidade de publicação da revista: já foi quadrimestral e semestral e, agora, será de fluxo contínuo, com os artigos publicados assim que aprovados. A ideia é que, a cada três meses, o conjunto desses trabalhos seja compilado em uma edição e realizado um simpósio temático para que os autores apresentem e debatam os temas abordados.

Diogo Souza, editor-chefe da revista, considera relevante a redução do prazo de 90 para 30 dias para a divulgação do resultado da seleção dos artigos. “Com esta nova política de avaliação, a diminuição destes prazos, sem prejuízo do rigor científico, contribuirá para a inclusão de estudos referentes a dissertações de mestrado e de teses de doutorado, que têm prazos rigorosos para conclusão”.

Outra novidade será a cooperação com estrangeiros. “O projeto de internacionalização da RBPG será executado depois de um período inicial de adaptação, quando serão convidados pesquisadores de outros países para submeterem seus artigos”, disse Diogo Souza.

A revista também será sustentável, com o fim do modelo impresso, tornando-se 100% digital e gratuita. A publicação dos artigos é feita no site da RBPG e indexado tanto no Portal de Periódicos da CAPES, quanto em repositórios abertos, ampliando e democratizando o acesso a conteúdo de alto nível. As sessões também tiveram alterações. Foram extintas as de Editorial, Estudos e Documentos; criadas as de Artigos, Dossiês Temáticos e Ensaios; e mantidas as de Debates e Experiência Inovadora.

Criada em 2004 pela CAPES, a RBPG completa 15 anos com o objetivo de disseminar o conhecimento, por meio da democratização do acesso a estudos científicos multidisciplinares, relativos à educação básica e superior, ciência e tecnologia, cooperação internacional e inovação. Foram publicadas 33 edições entre 2004 e 2017. A média anual é de 80 mil visitas à página da revista.

O retorno da RBPG foi tema da edição de dezembro do InfoCAPES (boletim digital de divulgação de programas e ações da CAPES). A edição número 34 do periódico está disponível para acesso aqui. O título pode ser acessado diretamente pelo site rbpg.capes.gov.br ou pela opção buscar periódico do Portal, inserindo o nome “Revista Brasileira de Pos-Graduacao” (sem acentos e cedilha) ou o código ISSN 1806-8405.

Com informações da CCS/CAPES

O Portal de Periódicos autoriza a reprodução parcial ou total de suas notícias desde que seja citada a fonte: "Portal de Periódicos da CAPES"

Alice Oliveira dos Santos


Notícias relacionadas

  • 04.08.10
  • 03:08
Prorrogado o prazo para edição especial da RBPG
Data limite para envio de colaborações sobre o Portal de Periódicos agora é 30 de setembro de 2010.
  • 09.06.10
  • 03:06
RBPG lança edição especial sobre o Portal de Periódicos
Pesquisadores podem submeter artigos até 31 de julho
Fim do contedo da pgina