Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Ir direto para menu de acessibilidade.
Inicio contedo da pgina

Notícias


Acesso remoto e CAFe

Membros da CAFe acessam remotamente o Portal de Periódicos


Segunda, 04 Março 2013

O conteúdo disponível no Portal de Periódicos pode ser acessado pelos usuários das instituições participantes a qualquer horário e em qualquer lugar do mundo. Seja em casa, no hotel, no aeroporto, na cafeteria, o pesquisador tem a comodidade de acessar as coleções assinadas a partir de qualquer computador conectado à internet.

Isso é possível porque o Portal de Periódicos permite que as instituições ofereçam o acesso remoto para seus usuários. Uma das maneiras de obter esse serviço é aderindo à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), administrada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Os membros da CAFe mantêm uma relação de confiança com o provedor de serviço e são responsáveis por autenticar e enviar as informações dos seus usuários. Cada instituição deve atualizar constantemente os dados para garantir a liberação do acesso às coleções.

Atualmente 25 instituições de ensino e pesquisa brasileiras participam da CAFe. A lista dos membros é encontrada na sessão “Meu Espaço” do Portal de Periódicos, na opção “Usar identificação da minha instituição via federação CAFe - RNP”. A autenticação do usuário é feita por meio de login e senha fornecidos pela própria instituição. Além de oferecer segurança, esse processo simplifica e facilita o acesso à informação científica.

O acesso remoto ao Portal de Periódicos é responsabilidade da instituição a qual o pesquisador está vinculado. Se a instituição ainda não participa da CAFe, a comunidade acadêmica deve procurar o setor de Tecnologia da Informação ou a Biblioteca para solicitar a adesão a esse serviço.

Adesão à CAFe

A instituição interessada em ingressar na CAFe deve enviar um e-mail para: cafe@rnp.br. A mensagem deve conter o nome da instituição, um contato administrativo e até três contatos técnicos. Deve ser informando ainda o nome completo, a função, o e-mail e o telefone de cada um dos contatos. Também é necessário preencher um questionário de gestão de identidade, disponível em: www.rnp.br/cafe/docs/questGI.php.

A solicitação é encaminhada para o Comitê Gestor da café. Se a proposta de adesão for aprovada, a equipe de TI da instituição passa a ter acesso a uma documentação com instruções para adequação aos requisitos técnicos necessários ao ingresso na federação.

Acesse aqui outras informações da CAFe.

Fabrícia Carina Souza Araújo


Notícias relacionadas

  • 09.01.19
  • 00:01
Manutenção corretiva no serviço de acesso remoto ao Portal de Periódicos
Rede Nacional de Ensino e Pesquisa faz hoje, 9/1, manutenção nos servidores da CAFe
  • 22.07.16
  • 03:07
Tecnologia que viabiliza acesso remoto ao Portal de Periódicos passa por atualização
As instituições que fazem uso do acesso remoto pela Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) devem atualizar o sistema Shibbolleth até o final de julho
  • 10.10.14
  • 03:10
Instituições participantes têm acesso remoto ao Portal de Periódicos
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) oferece o serviço por meio da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe)
  • 30.01.12
  • 03:01
Acesso remoto ao Portal de Periódicos para bolsistas da Capes
Bolsistas de mestrado e doutorado já podem acessar todo o conteúdo disponível no Portal de qualquer lugar do mundo.
  • 14.12.10
  • 03:12
Adesão à CAFe simplifica acesso remoto em instituições usuárias do Portal
Serviço foi testado com sucesso na UFRGS. Próximo passo é promover a divulgação a professores, pesquisadores e alunos da instituição
Fim do contedo da pgina