Ir direto para menu de acessibilidade.
Inicio contedo da pgina

Notícias


Acervo

National Geographic disponível para todos os brasileiros


Qua, 26 de Dezembro de 2012

Algumas edições da revista National GeographicA Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) disponibilizou a revista National Geographic no Portal de Periódicos para todos os brasileiros. O periódico está acessível desde a primeira edição, publicada em 1888, até o presente e aborda temas relacionados à ciência, tecnologia, geografia, culturas, vida animal, meio ambiente, ecologia e fotografia.

A aquisição da National Geographic beneficia todos os professores, estudantes e outros usuários interessados no conteúdo da revista. São mais de 120 anos de história reunidos em mais de 100 edições com, aproximadamente, 187 mil páginas de conteúdo, 160 mil imagens e 465 mapas.

De acordo com o diretor de Programas e Bolsas no País da Capes, professor Márcio de Castro, a National Geographic é uma evolução do Portal de Periódicos uma vez que oferece conteúdos para professores e alunos da educação básica. “Esse novo grupo de ingressantes ao acessar o Portal terá, então, a oportunidade de usufruir de um dos conteúdos voltados à educação e ciência mais importantes no mundo”, enfatizou.

A pesquisa pode ser feita por meio de qualquer computador ligado à internet – em casa, na escola, no trabalho – onde o usuário se sentir confortável para navegar e explorar o conteúdo disponível. Além de visualizar na íntegra todos os artigos publicados nas edições impressas em inglês, é possível armazenar as informações de interesse em uma conta pessoal ou ainda imprimir o artigo para posterior leitura.

Os usuários também acessam os materiais de áudio e vídeo originais, produzidos pelas expedições da National Geographic Society, sociedade norte-americana responsável pela editoração do periódico. “Essa é uma organização centenária e eles desenvolveram uma série de conteúdos ao longo da história voltados para entender os fenômenos da natureza e de uma maneira muito clara, muito atraente para os leitores, incentivando a ciência e a curiosidade como um aspecto fundamental”, completou o diretor.

A National Geographic é mensal e divulgada em vários países. Possui visibilidade internacional devido a sua qualidade editorial e está indexada numa plataforma de busca de fácil acesso que permite uma navegação rápida pelos temas de interesse. Atualmente, a revista é publicada em 32 idiomas, incluindo português, grego, polonês, coreano, hebraico, tcheco e romeno.

Fabrícia Carina Souza Araújo


Notícias relacionadas

  • 24.03.17
  • 03:03
Base abriga bibliografia sobre a América Latina
A HLAS Online, editada pela Divisão Hispânica da Biblioteca do Congresso (EUA), inclui citações de livros, artigos de periódicos, trabalhos apresentados em congressos e indicação de sites
  • 23.03.17
  • 03:03
Publicada edição temática da Revista Brasileira de Pós-graduação
A RBPG está disponível para a comunidade acadêmica brasileira por meio do Portal de Periódicos
  • 14.03.17
  • 03:03
Revista científica sobre psiquiatria forense está disponível no Portal de Periódicos
O título Journal of the American Academy of Psychiatry and the Law tem como objetivo principal ser um fórum para o intercâmbio de ideias multidisciplinares, com conexões entre teoria e prática
  • 10.03.17
  • 03:03
Plataforma oferece integração entre bancos de dados para pesquisa em arquivos históricos
Pela Artemis Primary Sources, da editora Gale, é possível pesquisar assuntos em diversos documentos dos séculos dezoito e dezenove
  • 09.03.17
  • 03:03
Analytic Philosophy é opção para pesquisa de obras de filosofia
O periódico oferece acesso a referências e resumos analíticos do tema, incluindo discussões sobre o conteúdo das mais recentes publicações lançadas no mercado editorial, textos gerados em simpósios e artigos com discussão sobre trabalhos recentes em áreas específicas
Fim do contedo da pgina