Ir direto para menu de acessibilidade.
Inicio contedo da pgina

Notícias


Editores

IOP Publishing lança programa piloto de revisão por pares duplo-cego


Qui, 09 de Fevereiro de 2017

IOP Publishing lança programa piloto de revisão por pares dupla-cega (Foto: images.iop.org)O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) contempla em seu acervo a plataforma do Institute of Physics (IOP), com uma coleção de mais de 100 revistas científicas de Física publicadas pelo instituto e por outras sociedades. Como parte do compromisso de se envolver com comunidades de pesquisa e atender as necessidades dos cientistas, a IOP Publishing começou a oferecer em janeiro um novo modelo de revisão por pares: a opção de revisão duplo-cego.

O feedback das comunidades científicas sugere que há uma demanda crescente por revisão por pares duplo-cego, em que o revisor não sabe a identidade do autor e vice-versa. Por meio deste programa piloto, que está disponível nos periódicos Materials Research Express (MRX) e Biomedical Physics & Engineering Express (BPEX), a editora pretende obter uma visão específica sobre o nível de interesse e a aceitação desse modelo.

De acordo com a IOP, todos os periódicos da editora usam atualmente a revisão por pares simples e cega, na qual o revisor sabe a identidade do autor, mas o autor não sabe quem revisou seu trabalho. Sob o novo esquema, os autores poderão escolher entre enviar seu trabalho para o processo de revisão por pares simples ou, se preferirem, realizar uma revisão por pares duplo-cego.

“Esta inovação fornece uma opção única para as comunidades de materiais e biofísica/engenharia, colocando-nos na vanguarda do debate em torno da revisão por pares. Esperamos com grande interesse a resposta dos pesquisadores ao esquema piloto", disse Simon Harris, Editor Gerente da IOP Publishing.

O programa piloto será executado por um ano (janeiro a dezembro de 2017) – período em que a IOP vai apurar o retorno dos autores sobre o processo. Segundo Harris, a editora está monitorando “o quão bem o esquema é recebido e, em janeiro de 2018, vamos deixar a comunidade saber o que aprendemos e se planejamos ou não continuar com a opção de revisão por pares duplo-cego em nossos periódicos”.

Alice Oliveira dos Santos


Notícias relacionadas

  • 25.08.17
  • 03:08
Slack Incorporated é premiada em três categorias da ASHPE
A American Society of Healthcare Publishing Editors (ASHPE) reconhece anualmente a excelência editorial e de design em publicações de cuidados com a saúde
  • 23.08.17
  • 03:08
Coleção de periódicos da Sage ganha novos títulos
Além da aquisição de novas publicações na área da psicologia, a editora contabiliza outra conquista: o prêmio “ABC Accessible Publisher 2017”
  • 15.08.17
  • 03:08
Clarivate Analytics promove quiz para testar conhecimentos sobre a plataforma Web of Science
A agenda do jogo foi iniciada hoje e segue até o dia 8 de setembro. Para participar, é necessário realizar cadastro online
  • 10.08.17
  • 03:08
Conteúdos da Thomson Reuters são adquiridos pela Clarivate Analytics
Apesar da mudança da marca, não haverá alterações nos conteúdos assinados pela CAPES
  • 07.08.17
  • 03:08
Nature.com passa por atualizações
O upgrade inclui novo design e novas funcionalidades. Durante os próximos meses, todos os periódicos passarão pelo processo de migração para compor a nova plataforma
Fim do contedo da pgina