Ir direto para menu de acessibilidade.
Inicio contedo da pgina

Notícias


Acervo

Flora brasiliensis está disponível para comunidade acadêmica


Sex, 28 de Abril de 2017

A obra Flora brasiliensis foi produzida na Alemanha entre 1840 e 1906 (Imagem: florabrasiliensis.cria.org.br)O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) indexa informações científicas de todas as áreas do conhecimento. O acervo da biblioteca virtual abrange conteúdos assinados e outros de acesso livre, estes disponíveis para qualquer pessoa conectada à internet. Entre os materiais de acesso aberto está a obra Flora brasiliensis, da área das Ciências Biológicas, com ênfase em Botânica.

Em abril, mais precisamente no dia 17, comemora-se o Dia Nacional da Botânica – data instituída pelo Decreto de Lei nº 1.147, de 24 de maio de 1994, em homenagem às comemorações dos 200 anos do nascimento do alemão Carl Friedrich Philipp Von Martius, segundo a Sociedade Botânica do Brasil (SBB).

Martius (1794-1868), um dos naturalistas mais famosos do século XIX, chegou ao Brasil em 1817 na comitiva da imperatriz Leopoldina, mulher de Dom Pedro I, e após três anos de expedições pelo Brasil coletou milhares de espécies da flora brasileira, que posteriormente foram catalogadas e descritas na Flora brasiliensis, produzida na Alemanha entre 1840 e 1906.

Os editores do trabalho foram o próprio Carl Friedrich Philipp Von Martius, August Wilhelm Eichler e Ignatz Urban, com a participação de 65 especialistas de vários países. A obra contém tratamentos taxonômicos de 22.767 espécies, a maioria de angiospermas brasileiras, reunidos em 15 volumes, divididos em 40 partes, com um total de 10.367 páginas. O conteúdo pode ser encontrado na opção Buscar base do Portal de Periódicos.

Plataforma especializada em botânica está disponível para comunidade acadêmica (Foto: Portal fernandosantiago.com.br)A Botânica é importante para o entendimento e a preservação do meio ambiente, uma vez que envolve o estudo de plantas, fungos e algas – morfologia, classificação, identificação, reprodução, fisiologia, distribuição, relações mútuas e com outros seres vivos, entre outros aspectos. Além disso, o estudo da Botânica colabora para o desenvolvimento de medicamentos e outros tipos de produtos elaborados a partir de princípios ativos extraídos da natureza.

Além da Flora brasiliensis, o Portal de Periódicos disponibiliza para os usuários outras 20 bases de dados de Ciências Biológicas com ênfase em Botânica. Entre as plataformas especializadas, está a Botanicus Digital Library, com artigos em textos completos e livros da Biblioteca do Jardim Botânico de Missouri (em inglês Missouri Botanical Garden Library).

Para verificar todas as plataformas, é necessário entrar na opção Buscar base, escolher a busca avançada e clicar na aba “Busca por área do conhecimento”. Dentro do campo, o usuário deve selecionar a área do conhecimento “Ciências Biológicas” e, logo após, a subárea “Botânica”, como exemplifica a imagem abaixo. Por fim, ao clicar em “Enviar”, aparecerá uma lista com 21 links de editores diversos.

Alice Oliveira dos Santos


Notícias relacionadas

  • 18.09.17
  • 03:09
Dados sobre a indústria do alumínio estão disponíveis no acervo do Portal de Periódicos
A plataforma “Aluminium Industry Abstracts” faz parte da coleção “Materials Research Database”, que reúne dados sobre ciência dos materiais
  • 01.09.17
  • 03:09
JCR apresenta dados de 2016
Os usuários do Portal de Periódicos já podem acessar as informações atualizadas registradas pelo Journal Citation Reports, da Clarivate Analytics. O conteúdo pode ser localizado pela opção “Buscar base”
  • 11.08.17
  • 03:08
Nova ferramenta de métrica auxilia os usuários a localizar títulos mais citados
O CiteScore inclui mais de 22.600 periódicos e está disponível gratuitamente para a comunidade acadêmica. Os dados de 2016 já podem ser acessados
  • 02.08.17
  • 03:08
Plataforma de resumos e citações reúne mais de 60 milhões de registros
A base Scopus inclui periódicos revisados por pares, publicações comerciais, articles-in-press, livros, anais de conferências e outros conteúdos de diversas áreas do conhecimento
  • 17.07.17
  • 03:07
Plataforma de Ciências Sociais oferece acesso a mais de quatro mil periódicos
Além das revistas científicas, a base de dados SocINDEX contempla títulos de livros, monografias, recursos educacionais, jornais, panfletos, relatórios, anais de congressos e outros materiais
Fim do contedo da pgina