Ir direto para menu de acessibilidade.
Inicio contedo da pgina

Notícias


Acervo

Quantidade de médicos veterinários é destaque na área de Ciências Agrárias


Sex, 12 de Maio de 2017

Quantidade de médicos veterinários é destaque na área de Ciências Agrárias (Foto: Google Imagens)Animais de estimação são cada vez mais considerados como membro da família brasileira. Com o carinho e a afeição, cresce também a preocupação com a saúde dos pets. O mercado oferece diversificadas opções para esse público crescente. Outro número que amplia proporcionalmente é a quantidade de profissionais da área. Para esses especialistas se manterem sempre atualizados, o Portal de Periódicos da CAPES disponibiliza a plataforma American Association of Veterinary Laboratory Diagnosticians (AAVLD).

Dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET) mostram que o Brasil possui cerca de 40 mil petshops, com produtos e serviços relacionados ao mundo animal. De acordo com a organização, o país está entre os três maiores mercados de produtos para animais de estimação do mundo, ao lado dos Estados Unidos e do Japão.

O Brasil é o país com maior quantidade de profissionais de medicina veterinária no mundo. Com mais de 140 mil profissionais registrados no Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), a maioria expressiva atua em diferentes campos da área. Segundo o CFMV, há mais de 250 cursos de graduação em Medicina Veterinária no Brasil reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Apesar da dedicação aos pets representar um amplo mercado, o trabalho dos médicos veterinários vai além de clínicas e consultórios. Os profissionais vêm mostrando a importância de seu trabalho para o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio de serviços prestados à sociedade no cuidado com a saúde e o bem-estar dos animais, na preservação da saúde pública, na produção de alimentos saudáveis e em atividades voltadas para garantir a sustentabilidade ambiental do planeta. Nesse cenário, a pesquisa científica também tem papel fundamental, para garantir a qualidade de mais de 80 áreas de atuação.

Capa do  Journal of Veterinary Diagnostic Investigation (Imagem: AAVLD)A base de dados AAVLD reúne informações especializadas e publicações em Ciências Agrárias, com ênfase em Medicina Veterinária. Por meio da plataforma, os usuários têm acesso ao Journal of Veterinary Diagnostic Investigation (JVDI), periódico oficial da AAVDL. O título cobre diferentes aspectos do diagnóstico veterinário, incluindo disciplinas como patologia, bacteriologia/micologia, patologia clínica, epidemiologia, imunologia, gestão de informação laboratorial, biologia molecular, parasitologia, saúde pública, toxicologia e virologia.

A disponibilidade de acesso da publicação tem início em 1999 e segue até o ano corrente. O acesso ao conteúdo pode ser feito a partir da opção Buscar base ou por meio do menu Buscar periódico. Para saber se você tem acesso à plataforma, consulte a biblioteca da sua instituição de ensino.

Alice Oliveira dos Santos


Notícias relacionadas

  • 09.10.17
  • 03:10
Atuação do fisioterapeuta esportivo ganha destaque no Brasil
Pesquisadores e especialistas encontram no acervo do Portal de Periódicos o Journal of Orthopaedic and Sports Physical Therapy – título que aborda todas as vertentes do assunto
  • 29.09.17
  • 03:09
Springer Journals Archive oferece mais de mil periódicos multidisciplinares
A coleção é dividida por assuntos e a disponibilidade de acesso é a partir de 1842. O conteúdo assinado pela CAPES pode ser localizado pela opção “Buscar base”, via SpringerLink
  • 18.09.17
  • 03:09
Dados sobre a indústria do alumínio estão disponíveis no acervo do Portal de Periódicos
A plataforma “Aluminium Industry Abstracts” faz parte da coleção “Materials Research Database”, que reúne dados sobre ciência dos materiais
  • 01.09.17
  • 03:09
JCR apresenta dados de 2016
Os usuários do Portal de Periódicos já podem acessar as informações atualizadas registradas pelo Journal Citation Reports, da Clarivate Analytics. O conteúdo pode ser localizado pela opção “Buscar base”
  • 11.08.17
  • 03:08
Nova ferramenta de métrica auxilia os usuários a localizar títulos mais citados
O CiteScore inclui mais de 22.600 periódicos e está disponível gratuitamente para a comunidade acadêmica. Os dados de 2016 já podem ser acessados
Fim do contedo da pgina