Ir direto para menu de acessibilidade.
Inicio contedo da pgina

Notícias


Portal de Periódicos

Portal de Periódicos inicia negociação com editores para renovação de contratos


Seg, 12 de Junho de 2017

Portal de Periódicos inicia negociação com editores para renovação de contratos (Foto: CGPP/CAPES)No dia 25 de maio, a CAPES recebeu representantes de editoras científicas que compõem o acervo do Portal de Periódicos para dar início ao diálogo acerca da renovação de contratos. A reunião foi conduzida pela coordenadora-geral do Portal, Elenara Chaves Edler de Almeida, e pelo coordenador-geral de Recursos Logísticos, Weder Matias Vieira. O encontro contou também com a presença de algumas instituições participantes do programa, que fazem aquisição de conteúdos diretamente com os editores.

O diretor de Programas e Bolsas no País, Geraldo Nunes Sobrinho, introduziu a reunião com um panorama geral da atuação do Portal de Periódicos. “A CAPES é referência nacional. Ao longo de 66 anos, a agência tem balizado o que ocorre no sistema. A instituição é conhecida por quebrar paradigmas e um deles foi em 2000, quando deu início ao Portal de Periódicos. Até então, nós comprávamos revistas físicas; a CAPES introduziu o sistema de acesso eletrônico – e já se vão 17 anos. Isso quer dizer que estamos sempre atrás de algo novo. O Portal é um sucesso, mas nós não estamos ancorados nele. Estamos com a perspectiva de ver o que está acontecendo no mundo em relação à questão do acesso à informação”, destacou o diretor. 

O diretor de Gestão, Anderson Lozi da Rocha, também compôs a mesa de abertura da reunião (Foto: CGPP/CAPES)Geraldo Nunes explicou que a reunião é resultado de orientações de órgãos de controle do Governo Federal. “O Portal tem sido objeto de constantes demandas dos órgãos de controle, que nos levantam algumas questões formais e legais. Essas demandas são bem-vindas e nos ensinam a proceder de forma melhor e mais transparente”, pontuou.

O diretor de Gestão, Anderson Lozi da Rocha, também compôs a mesa de abertura da reunião. Além das boas vindas, o diretor agradeceu a presença dos editores e sugeriu que eles aproveitassem a reunião da melhor forma possível. Ele ressaltou a atuação dos órgãos de controle: “não podemos enxergar os órgãos de controle como inimigos, temos que aproveitar o que é bom e incorporar. O Portal é um programa extremamente relevante para a produção científica, por isso, é importante termos esse diálogo, para manter cada vez melhor o serviço”.

Elenara Almeida falou sobre o Horizonte OA 2020 (Foto: CGPP/CAPES)Outro ponto levantado foi o ingresso do Portal de Periódicos no movimento internacional Open Access 2020. Em abril deste ano, o presidente da CAPES, Abílio Neves, assinou a carta de intenção da iniciativa, colocando a agência entre as 83 instituições no mundo que estão seguindo nessa direção. “Estamos trabalhando em conjunto com entidades da Alemanha, da Califórnia e do Canadá para verificar como elas estão renegociando os contratos. Queremos utilizar a expertise para remodelar nossos acordos com uma nova ótica, assim como está sendo feito em diversas partes do mundo”, anunciou a coordenadora-geral do Portal de Periódicos.

Segundo ela, a ideia seria investir menos em assinaturas e mais em taxas de publicação. Isso quer dizer que, nessa perspectiva, o Portal passaria a ter outro serviço além do programa de aquisição de periódicos: um programa de financiamento de autores. “Na medida em que os contratos estão encerrando, queremos buscar a renegociação levando em consideração o volume de artigos produzido por autores brasileiros. Estamos focando nas quatro maiores editoras para iniciar o processo ainda em 2017”, declarou Elenara.

Elenara Almeida (esquerda), Geraldo Nunes (centro) e Weder Vieira (direita) (Foto: GCPP/CAPES)“No âmbito da Diretoria de Gestão, somos agora responsáveis pelos contratos com os editores científicos. A parte técnica é totalmente responsabilidade da Coordenação-Geral do Portal de Periódicos, enquanto cabe a nós fazer a análise administrativa dos processos. Estamos em fase de implantação das recomendações da CGU (Controladoria-Geral da União – órgão de controle externo), que tem como uma de suas exigências a complementação da documentação dos contratos vigentes”, detalhou Weder Vieira. Em parceria com sua equipe técnica, Weder esclareceu dúvidas dos convidados sobre esse e outros temas que surgiram ao longo do evento.

No segundo momento, os representantes das instituições de ensino relataram suas experiências locais com os editores científicos, sinalizando as principais dificuldades para aquisição de conteúdos similares aos assinados pela CAPES. Os participantes da reunião receberam atendimentos individuais para esclarecimento de dúvidas pelos dois coordenadores-gerais presentes e pelas equipes responsáveis por documentação, estatísticas, treinamentos, comunicação e acesso.

As negociações com os editores seguem em busca de melhores condições de contratação para a manutenção do acervo do Portal de Periódicos.

Alice Oliveira dos Santos


Notícias relacionadas

  • 06.10.17
  • 03:10
Materiais didáticos recebem identidade visual do Portal de Periódicos
Alguns tutoriais de editores passarão por um upgrade. As novas apresentações terão a identidade do Portal e o conteúdo atualizado
  • 28.09.17
  • 03:09
Opção “Buscar periódico” do Portal ganha upgrade
A partir desta semana será exibida uma página atualizada no link de busca por periódicos. Clique aqui e confira as novidades que serão disponibilizadas aos usuários
  • 04.09.17
  • 03:09
CAPES adota identificador digital para inscrição em programas internacionais
O número ORCID é um “nome” digital permanente para identificação de pesquisadores. O código tem 16 dígitos e é único para cada pessoa
  • 30.08.17
  • 03:08
Conheça o Grupo de Trabalho do Portal de Periódicos
A atual formação do GT foi designada pela portaria nº 92 de 5 de maio de 2017
  • 24.08.17
  • 03:08
Conselho Consultivo do PAAP se reúne na CAPES para debater temas importantes
A primeira reunião de 2017 apresentou os novos membros do Conselho. A pauta do encontro englobou tópicos relacionados ao Portal de Periódicos, como renovação de contratos, estudo de uso da coleção e acesso aberto
Fim do contedo da pgina