Ir direto para menu de acessibilidade.
Inicio contedo da pgina

Notícias


Portal de Periódicos

Help desks do Portal de Periódicos se reuniram em semana de atividades na CAPES


Ter, 13 de Junho de 2017

O evento contemplou tópicos como desenvolvimento de coleções, índices de reajuste dos contratos, estatísticas de acesso, comunicação e acesso remoto (Foto: CGPP/CAPES)A Coordenação-Geral do Portal de Periódicos da CAPES convidou os bibliotecários help desks, que atuam de forma voluntária no atendimento a usuários da biblioteca virtual, para participarem de uma semana de atividades na sede da CAPES, em Brasília. O encontro ocorreu de 5 a 9 de junho e contou com uma ampla agenda, principalmente focada na análise de conteúdos e elaboração de notas técnicas.

A equipe de help desks é composta por bibliotecários altamente capacitados no uso das ferramentas do Portal de Periódicos. São interlocutores da CAPES que estão mais próximos do público-alvo para prestar informações sobre os treinamentos, o acesso, os recursos de pesquisa, os tipos de conteúdos, dentre outros temas relacionados ao universo da pesquisa e do próprio Portal.

A coordenadora-geral do Portal de Periódicos, Elenara Almeida, e a bibliotecária Elaine Pereira de Souza (Foto: CGPP/CAPES)A coordenadora-geral do Portal de Periódicos, Elenara Almeida, fez a abertura do evento com uma apresentação do atual cenário do programa. Explicou a recente reorganização de atividades internas da CAPES, onde a administração de contratos com os editores é conduzida pela Diretoria de Gestão (DGES), mais especificamente pela Coordenação-Geral de Recursos Logísticos (CGLOG).

“A análise, a avaliação, a verificação e a justificativa do conteúdo contratado permanecem como responsabilidade do Portal de Periódicos, enquanto a parte de gerenciamento dos contratos é encargo da Diretoria de Gestão”, detalhou Elenara. A coordenadora-geral pontuou a importância da Reunião de Help Desks nessa perspectiva: “contamos com vocês para compor nossa equipe e auxiliar no trabalho de definição e delimitação do que precisa ser contratado. Vocês estão nas pontas do processo e quem vai utilizar o produto está nas instituições das quais vocês fazem parte”.

Outro ponto apresentado foi a ação da CAPES de ingressar no movimento Open Access 2020. “Em abril deste ano, o professor Abílio Neves (presidente do órgão) assinou a carta de intenção para participar dessa iniciativa internacional, tornando a CAPES uma das 83 instituições no mundo que estão trabalhando nessa direção”, esclareceu.

Ao longo da semana, o grupo se concentrou em realizar análise do conteúdo assinado, elaboração de notas técnicas e treinamento no sistema de coleções do Portal (Foto: CGPP/CAPES)“No âmbito do Portal, isso significa que vamos continuar acessando o mesmo conteúdo que temos disponível hoje, mas de outra forma. A ideia é não pagar para ler o conteúdo, mas sim para publicar os trabalhos. O esforço seria para que as taxas dos autores para publicação de artigos fossem pagas por agências de governo ou agências que financiam a pesquisa e a pós-graduação”, complementou Elenara.

Durante o evento, o Diretor de Bolsas e Programas no País, Geraldo Nunes Sobrinho, deu as boas-vindas ao grupo e falou sobre a atuação da biblioteca virtual da CAPES: “falar sobre a importância do Portal é redundante; vocês todos sabem como essa ferramenta se tornou relevante para o sistema de pós-graduação e, certamente, a participação de vocês é fundamental nesse processo”.

Geraldo Nunes agradeceu aos help desks e pediu apoio para prosseguir e ampliar o serviço prestado à comunidade acadêmica e científica brasileira: “o fato de vocês serem voluntários dá um valor agregado muito maior à causa. Sem a participação de vocês, a gente teria muito mais dificuldade para fazer a difusão do Portal. Esperamos que vocês atuem como vetores para aprofundar cada vez mais a boa utilização e a melhoria dos conteúdos, para valer a pena aquilo que os contribuintes pagam por ele”.

Help desks do Portal de Periódicos se reuniram em semana de atividades na CAPES (Foto: CGPP/CAPES)Cada help desk teve a oportunidade de fazer um relato da experiência de atendimento às instituições e aos usuários. Os profissionais levantaram pontos em comum, como necessidade de treinamentos locais presenciais, em complemento à capacitação online oferecida pela CAPES, e esclarecimentos recorrentes de dúvidas sobre pesquisa bibliográfica, recursos e conteúdos disponíveis, acesso remoto via Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) e funções do “Meu Espaço”.

A bibliotecária Mônica Santos, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – help desk da região Nordeste –, levantou a importância da acessibilidade para públicos com deficiências e necessidades especiais. “Foi uma novidade para mim fazer atendimento a uma usuária surda. Essa aluna não sabia, por exemplo, o que significava a palavra ‘assunto’, pois para ela o termo é ‘tema’. Eu achava que todos os deficientes auditivos sabiam sua língua nativa, mas eles aprendem libras; alguns são bilíngues – aprendem português e libras –, mas não são todos”.

O evento contemplou outros tópicos, como desenvolvimento de coleções, índices de reajuste dos contratos, estatísticas de acesso, comunicação e acesso remoto. Um dos destaques foi o debate sobre a possibilidade de criação de uma portaria normativa para institucionalização da atividade de help desks do Portal de Periódicos. Ao longo da semana, o grupo se concentrou em realizar análise do conteúdo assinado, elaboração de notas técnicas e treinamento no sistema de coleções do Portal.

Alice Oliveira dos Santos


Notícias relacionadas

  • 06.10.17
  • 03:10
Materiais didáticos recebem identidade visual do Portal de Periódicos
Alguns tutoriais de editores passarão por um upgrade. As novas apresentações terão a identidade do Portal e o conteúdo atualizado
  • 28.09.17
  • 03:09
Opção “Buscar periódico” do Portal ganha upgrade
A partir desta semana será exibida uma página atualizada no link de busca por periódicos. Clique aqui e confira as novidades que serão disponibilizadas aos usuários
  • 04.09.17
  • 03:09
CAPES adota identificador digital para inscrição em programas internacionais
O número ORCID é um “nome” digital permanente para identificação de pesquisadores. O código tem 16 dígitos e é único para cada pessoa
  • 30.08.17
  • 03:08
Conheça o Grupo de Trabalho do Portal de Periódicos
A atual formação do GT foi designada pela portaria nº 92 de 5 de maio de 2017
  • 24.08.17
  • 03:08
Conselho Consultivo do PAAP se reúne na CAPES para debater temas importantes
A primeira reunião de 2017 apresentou os novos membros do Conselho. A pauta do encontro englobou tópicos relacionados ao Portal de Periódicos, como renovação de contratos, estudo de uso da coleção e acesso aberto
Fim do contedo da pgina