Ir direto para menu de acessibilidade.
Inicio contedo da pgina

Notícias


Editores

Thomson Reuters passa a ser Clarivate Analytics


Qui, 10 de Agosto de 2017

Thomson Reuters passa a ser Clarivate Analytics (Imagem: Clarivate Analytics)A editora Thomson Reuters, parceira do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) desde 2004, está passando por mudanças. Agora a marca passa a ser Clarivate Analytics. Apesar da aquisição, todos os conteúdos assinados pela CAPES (Web of Science, Derwent World Patents Index, Journal Citation Reports e Integrity) serão mantidos e atualizados conforme o padrão já conhecido pelos usuários.

O lançamento da marca foi realizado em janeiro de 2017, mas a previsão para transição efetiva é até outubro. A Clarivate Analytics acelera o ritmo da inovação, fornecendo informações e análises confiáveis aos usuários e permitindo que eles descubram, protejam e comercializem novas ideias mais rapidamente. Dessa forma, a qualidade do conteúdo oferecido segue em expansão, assim como a Thomson Reuters sempre garantiu à comunidade acadêmica.

Durante o período de mudanças, a interface dos conteúdos passará gradativamente por modificações. Em algumas plataformas, como Web of Science e Integrity, já é possível visualizar a identidade visual da Clarivate. Pelo Portal de Periódicos, os usuários encontram as plataformas listadas abaixo. Para acessá-las, é necessário entrar na opção Buscar base e digitar o nome da ferramenta.

Web of Science
Permite a análise do conteúdo de mais de 12.700 revistas científicas de ampla influência no mundo, por sua qualidade em todas as áreas do conhecimento. Mediante acesso a dados bibliográficos completos e curados para os campos de autores, suas afiliações, suas referências citadas e fontes de financiamento, a plataforma garante a análise do “estado da arte” em qualquer âmbito da ciência.

Por meio da parceria entre Web of Science e Google Scholar, o usuário tem a possibilidade de ter acesso a textos completos nesse buscador. As ferramentas de análise contemplam todos os campos bibliográficos, permitindo refinar buscas e ordenar os resultados para destacar contagem de citações, contagem de utilização na base ou calcular o índice H.

O acervo da CAPES cobre cinco coleções da Web of Science:
- Science Citation Index Expanded (1945 até o presente);
- Social Sciences Citation Index (1956 até o presente);
- Arts & Humanities Citation Index (1975 até o presente);
- Conference Proceedings Citation Index – Science (1991 até o presente); e
- Conference Proceedings Citation Index – Social Science & Humanities (1991 até o presente).

Derwent World Patents Index
A Derwent Innovations Index (DII) coleta dados de 42 oficinas de patentes no mundo. Além de organizar as patentes por família, listando juntas todas as patentes referentes a uma mesma invenção, a Derwent traduz o título para o inglês e agrega palavras-chaves para aumentar as possibilidades de busca de cada patente.

Possui referências e resumos com links para documentos em texto completo, além de referências relacionadas nas áreas de engenharia, química, elétrica, eletrônica e mecânica. O período disponível para acesso é de 1963 até o presente.

Journal Citation Reports (JCR)
A base estatística JCR é um recurso que permite avaliar e comparar  revistas científicas utilizando dados de citações extraídos da Web of Science. Além de calcular o Fator de Impacto oficial e do ranking do título dentro de sua categoria, a plataforma permite visualizar indicadores de repercussão ou de longevidade no impacto de uma revista científica. Permite aos pesquisadores fundamentar suas decisões de submissões de manuscritos e recomendações para aquisição de periódicos.

O JCR avalia títulos de mais de cinco mil editores e cerca de 200 disciplinas de ciências exatas, naturais e sociais de mais de 100 países. É possível verificar estatística de citações desde 1997 até o presente.

Integrity
Fornece conhecimento para descoberta e desenvolvimento de fármacos por meio de informações e insights científicos estratégicos, que auxiliam a priorizar o desenvolvimento de medicamentos, obter benchmark sobre concorrentes e líderes de mercado, além de avaliar o cenário competitivo mais cedo do que outros bancos de dados.

A base contém um módulo que oferece informações com atualização contínua para dar suporte à pesquisa de biomarcadores em qualquer estágio de pesquisa e desenvolvimento do fármaco. Esse módulo faz link com outras informações da plataforma, o que permite ao pesquisador contextualizar e acessar a importância relativa de cada biomarcador. O acesso ao conteúdo pode ser realizado mediante cadastro prévio e aceite dos termos de uso.

Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição.

Alice Oliveira dos Santos


Notícias relacionadas

  • 15.08.17
  • 03:08
Clarivate Analytics promove quiz para testar conhecimentos sobre a plataforma Web of Science
A agenda do jogo foi iniciada hoje e segue até o dia 8 de setembro. Para participar, é necessário realizar cadastro online
  • 07.08.17
  • 03:08
Nature.com passa por atualizações
O upgrade inclui novo design e novas funcionalidades. Durante os próximos meses, todos os periódicos passarão pelo processo de migração para compor a nova plataforma
  • 31.07.17
  • 03:07
Britannica Escola realiza treinamentos para professores em agosto
A base desenvolvida em parceria entre a Capes e a Encyclopædia Britannica oferece amplo conteúdo voltado à educação básica
  • 28.06.17
  • 03:06
Begell House anuncia upgrade de coleção
Além da disponibilização de um novo título de periódico, algumas publicações ganharam mais edições. A expansão do conteúdo alcança 22 novos títulos e cerca de 2500 novas páginas por ano
  • 08.06.17
  • 03:06
ITMS Group promove treinamento de plataformas disponíveis no Portal de Periódicos
A capacitação ocorrerá no dia 14/06 na Universidade Federal do Ceará (UFC). Serão exploradas as bases de dados Annual Reviews, ASTM, Royal Society e Scifinder
Fim do contedo da pgina