Ir direto para menu de acessibilidade.
Inicio contedo da pgina

Notícias


Portal de Periódicos

Conheça o Conselho Consultivo do Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos


Seg, 14 de Agosto de 2017

Conheça o Conselho Consultivo do Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos (Foto: CGPP/CAPES)Escolher, analisar, contratar e manter o acervo do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) são tarefas importantes e que requerem muita atenção. Além da equipe técnica por trás da biblioteca virtual, existem outros grupos de profissionais especializados que se dedicam a garantir o acesso aos melhores conteúdos científicos para a comunidade acadêmica. Um dos comitês que compõem essa pirâmide é o Conselho Consultivo do Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos (PAAP).

Criado em 2001, o PAAP é, segundo a portaria nº 74, de 5 de abril de 2017, que regulamenta o programa, “um empreendimento cooperativo, coordenado pela CAPES, com o objetivo de planejar, coordenar e executar ações que têm a finalidade de facilitar e promover o acesso à informação científica e tecnológica internacional e nacional a instituições de ensino superior e de pesquisa do País”.

O Conselho Consultivo, por sua vez, é a instância colegiada de articulação, negociação e pactuação entre gestores, trabalhadores e usuários de instituições de ensino e pesquisa brasileiras para a regulamentação e a operacionalização das ações do PAAP. É composto por representantes da CAPES, das instituições federais de ensino superior, das unidades de pesquisa com pós-graduação e das instituições públicas não federais de ensino superior com pós-graduação, das instituições privadas de ensino superior com doutorado, das Fundações de Amparo à Pesquisa Estaduais, das entidades parceiras do PAAP e da sociedade civil.

A atual formação do Conselho Consultivo do PAAP é composta pelos seguintes membros:

Connie McManus - Diretora de Relações Internacionais e Presidente do Conselho Consultivo do PAAP (Foto: CGPP/CAPES)Presidente: Concepta Margaret McManus Pimentel – Diretora de Relações Internacionais da CAPES (DRI)
Graduação em Bachelor Of Agricultural Science – University College Dublin (1987), Mestrado em Genetics and Animal Breeding – University of Edinburgh (1988) e Doctor In Philosophy – University of Oxford (1991), com pós-doutorado na University of Sydney (2002). É professora titular da Universidade de Brasília (UnB), com bolsa de produtividade 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Tem experiência nas áreas de Genética e Melhoramento dos Animais Domésticos, Conservação de Recursos Genéticos Animais e Genética de Paisagem. É membro da Academia Brasileira de Ciências. Mais detalhes no Currículo Lattes.

Elenara Almeida - Coordenadora-Geral do Portal de Periódicos e Secretária Executiva do Conselho Consultivo do PAAP (Foto: CGPP/CAPES)Secretária Executiva: Elenara Chaves Edler de Almeida – Coordenadora-Geral do Portal de Periódicos
Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestrado no Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília. É coordenadora-geral do Portal de Periódicos desde 2001. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: produção científica, periódicos científicos, portal de periódicos e administração pública. Mais detalhes no Currículo Lattes.

Luís Lamb – Pró-Reitor de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Foto: CGPP/CAPES)Luís da Cunha Lamb – Pró-Reitor de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
É mestre e bacharel em Ciência da Computação pela UFRGS e doutor em Ciência da Computação pelo Imperial College London. Realizou estágio pós-doutoral no King´s College London. Exerceu a função de diretor e vice-diretor do Instituto de Informática da UFRGS. É membro e coordenador do Comitê Assessor de Ciência da Computação do CNPq e foi membro do Comitê de Avaliação Trienal da CAPES. Mais detalhes no Currículo Lattes.

Márcio de Castro – Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo (Foto: CGPP/CAPES)Márcio de Castro Silva Filho – Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo (USP)
Graduado em Engenharia Agronômica e mestre em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Lavras. Doutor em Biologia Molecular de Plantas pela Universite Catholique de Louvain, da Bélgica. Realizou um ano sabático na University of Melbourne, da Austrália. Exerceu a função de Diretor de Relações Internacionais e Diretor de Programas e Bolsas no País da CAPES. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Vegetal e Biologia Molecular de Plantas. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e professor titular do Departamento de Genética da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo. Mais detalhes no Currículo Lattes.

Luiz França – Diretor do Instituto de Pesquisa da Amazônia (Foto: CGPP/CAPES)Luiz Renato de França – Diretor do Instituto de Pesquisa da Amazônia (INPA)
Médico veterinário, obteve doutorado em Biologia Celular pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui pós-doutorado em Fisiologia Reprodutiva na Southern Illinois University (EUA). Tem aproximadamente 150 publicações em revistas científicas internacionais relevantes, incluindo artigos científicos e capítulos de livros. Está entre os cientistas brasileiros mais citados, considerando todas as áreas de conhecimento. É referência mundial em Biologia Reprodutiva e Fisiologia em Vertebrados. Mais detalhes no Currículo Lattes.

José Bergmann – Vice-Reitor para Assuntos Acadêmicos da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Foto: CGPP/CAPES)José Ricardo Bergmann – Vice-Reitor para Assuntos Acadêmicos da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ)
Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui mestrado pelo Instituto Militar de Engenharia e doutorado pelo Queen Mary College/University of London. Há 30 anos na PUC/RJ, atua na graduação e na pós-graduação, coordenando projetos de ensino, pesquisa e extensão. É coordenador central de pesquisa e pós-graduação da PUC/RJ e, desde 2007, é vice-reitor para assuntos acadêmicos. Foi membro da comissão de elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação. Foi também presidente e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Microondas e Optoeletrônica. Mais detalhes no Currículo Lattes.

Paulo Sérgio Beirão – Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Foto: CGPP/CAPES)Paulo Sérgio Lacerda Beirão – Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG)
Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestrado em Biofísica e doutorado em Ciências pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pós-doutorado pela University of Leicester, do Reino Unido. Atualmente é professor titular do Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG. Ocupou diversas funções, entre elas: presidente da Sociedade Brasileira de Biofísica e da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular; vice-presidente da Sociedade Brasileira de Toxinologia; pró-reitor de Pesquisa da UFMG; Presidente do Conselho Curador da FAPEMIG; e Diretor de Cooperação Institucional do CNPq. Recebeu o prêmio de comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Mais detalhes no Currículo Lattes.

Fátima de Sá – Líder do Grupo de Pesquisas da EMBRAPA Recursos Genéticos e Biotecnologia (Foto: CGPP/CAPES)Maria de Fátima Grossi de Sá – Líder do Grupo de Pesquisas da EMBRAPA Recursos Genéticos e Biotecnologia
Graduada em Ciências Biológicas – modalidade Biomedicina pela Universidade de Brasília. Mestre em Biologia Molecular também pela Universidade de Brasília. Possui doutorado (Doctoral Es Sciences) em Biologia Molecular pela Université Paris VII, da França, e pós-doutorado na Plant Genetic System-Ghent – Belgium e na University of California of San Diego. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Biotecnologia. Atualmente é membro titular da Academia Brasileira de Ciências, membro da Third World Academy of Science, líder do Grupo de Pesquisas da EMBRAPA Recursos Genéticos e Biotecnologia e professora da Universidade Católica de Brasília. Mais detalhes no Currículo Lattes.

Manoel Barral Netto – Vice-Presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz (Foto: Divulgação/Google Imagens)Manoel Barral Netto – Vice-Presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/RJ)
Médico pela Faculdade de Medicina da Bahia (UFBA) e doutor em Patologia Humana. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico. Pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz – Bahia e professor titular da Faculdade de Medicina da UFBA. Atua na área de imunoparasitologia. Foi pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UFBA e diretor da Faculdade de Medicina da Bahia. Foi diretor de programas temáticos e setoriais do CNPq e diretor de cooperação institucional do CNPq. É membro do Comitê Gestor do Fundo Setorial de Saúde (MCTI) e do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT). Mais detalhes no Currículo Lattes.

Carlos Menck – Professor do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (Foto: Divulgação/Google Imagens)Carlos Frederico Martins Menck – Professor do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP)
Possui graduação em Ciências Biológicas pela USP e doutorado em Bioquímica também pela USP. Atualmente é professor titular da instituição. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Molecular e de Microorganismos. Também tem interesse no uso de RNA interferência no silenciamento de processos de reparo de DNA com objetivos de entender seus mecanismos e potencialização dos efeitos de quimioterápicos no tratamento de tumores. Mais detalhes no Currículo Lattes.

Márcia Margis – Professora Titular do Departamento de Genética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Foto: Divulgação/Google Imagens)Márcia Maria Auxiliadora Naschenveng Pinheiro Margis – Professora Titular do Departamento de Genética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado em Biologie Moleculaire Des Plantes – Universite de Strasbourg I – França. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Vegetal. Foi membro titular do Comitê de Assessoramento de Genética do CNPq. É membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Genética (SBG), tendo sido primeira tesoureira, primeira secretária e vice-presidente. Recentemente, foi eleita e assumiu a presidência da SBG. Mais detalhes no Currículo Lattes.

 

Alice Oliveira dos Santos


Notícias relacionadas

  • 14.11.17
  • 03:11
PAAP e GT se reúnem na CAPES para discutir temas acerca do Portal de Periódicos
Além de cumprir as agendas de trabalho propostas, os especialistas receberam editores científicos internacionais. As reuniões ocorreram no dia 8 de novembro
  • 07.11.17
  • 03:11
Seminário do Portal de Periódicos discute divulgação da produção científica e acadêmica
A programação do evento contempla quatro grandes temas: avaliação da produção científica, acesso aberto, modelos de assinatura de conteúdo e políticas públicas de acesso à informação na América Latina
  • 31.10.17
  • 03:10
Seminário do Portal de Periódicos discutirá temas importantes para a comunidade acadêmico-científica
A programação será composta pelos temas avaliação da produção científica, acesso aberto, modelos de assinatura e políticas públicas de acesso à informação
  • 06.10.17
  • 03:10
Materiais didáticos recebem identidade visual do Portal de Periódicos
Alguns tutoriais de editores passarão por um upgrade. As novas apresentações terão a identidade do Portal e o conteúdo atualizado
  • 28.09.17
  • 03:09
Opção “Buscar periódico” do Portal ganha upgrade
A partir desta semana será exibida uma página atualizada no link de busca por periódicos. Clique aqui e confira as novidades que serão disponibilizadas aos usuários
Fim do contedo da pgina