Ir direto para menu de acessibilidade.
Inicio contedo da pgina

Notícias


Portal de Periódicos

Conselho Consultivo do PAAP se reúne na CAPES para debater temas importantes


Qui, 24 de Agosto de 2017

O presidente da CAPES, Abílio Baeta Neves, fez a abertura da reunião do Conselho Consultivo do PAAP (Foto: CGPP/CAPES)Os membros do Conselho Consultivo do Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos (PAAP) realizaram a primeira reunião de 2017 no dia 10 de agosto, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em Brasília. O encontro teve a participação de três convidados internacionais para ampliar a discussão sobre acesso aberto de conteúdos científicos: Clare Appavoo (Canadian Research Knowledge Network – Canadá), Ivy Anderson (California Digital Library – EUA) e Ralph Schimmer (Max Planck Digital Library – Alemanha).

O presidente da CAPES, Abílio Baeta Neves, fez a abertura da reunião e agradeceu aos membros por terem aceitado participar do Conselho. “Vocês todos têm uma noção muito clara da importância do Portal de Periódicos. O Portal não é só um instrumento fundamental de acesso à informação para toda a comunidade científica brasileira; ele é também um grande investimento que a CAPES faz e que volta e meia chama a atenção, não apenas pelo montante, mas também pela natureza do investimento que é feito. O Portal suscita permanente e recorrentemente questões importantes”, introduziu.

Baeta Neves falou rapidamente sobre os itens da pauta do encontro e destacou o acesso aberto, que vem sendo amplamente abordado entre a CAPES, os editores científicos e a comunidade acadêmica: “hoje essa reunião tem um significado especial, porque nós vamos introduzir este Conselho numa temática internacional que tem sido cada vez mais aflitiva para as instituições de pesquisa, para os pesquisadores e para os organismos que financiam o acesso à informação científica”.

“O tema, no entanto, não deve fazer com que nós percamos de vista o fato de que o formato que temos hoje é o que melhor serve aos interesses do País. Nós podemos discutir todas as tendências e nos associar a todos os esforços, mas não podemos arriscar comprometer o que garantimos por meio do Portal de Periódicos para toda a comunidade”, complementou o presidente da CAPES.

O Conselho Consultivo do PAAP é presidido diretora de Relações Internacionais da CAPES, Connie McManus (Foto: CGPP/CAPES)O grupo iniciou o trabalho com a apresentação dos novos membros, feita pela presidente do Conselho Consultivo e diretora de Relações Internacionais da CAPES (DRI), Connie McManus. “A equipe do Portal vem há anos sustentando e fazendo com que a biblioteca virtual seja um dos instrumentos mais importantes dentro da ciência brasileira, fornecendo para os pesquisadores um recurso fundamental para a melhoria da pós-graduação e da pesquisa no Brasil”, refletiu Connie.

O Conselho discutiu acerca de temas como renovação de contratos, estudo de uso da coleção e evolução do Portal ao longo dos anos, ponderando vários critérios. “Hoje o custo do acesso é de $1,33 para texto completo e de $0,54 para referências e resumos. O custo-benefício é indiscutivelmente positivo, levando-se em consideração o valor do download fora do Portal. A produção científica nacional atual contabiliza em média 60 mil artigos (por ano) e isso tem uma relação direta com a qualidade do conteúdo disponibilizado pelo Portal. Entre 2012 e 2017, o Brasil aumentou o número de artigos em torno de 20%, com aproximadamente 30% mais pessoas publicando só nesse período – que é relativamente recente", ressaltou Connie McManus.

A secretária executiva do Grupo de Trabalho (GT) do Portal e coordenadora de Acompanhamento de Bolsistas no Exterior da DRI, Andréa Vieira, levou para a reunião o resultado da avaliação compilada pelo GT, com recomendação de exclusão de 523 revistas científicas do acervo. "O impacto financeiro proveniente desse descarte é baixo, mas a análise permite a oxigenação do Portal e mostra o quanto estamos atentos ao conteúdo que está sendo contratado", afirmou Andréa.

A coordenadora-geral do Portal de Periódicos, Elenara Almeida, complementou: “chegar à conclusão que, de mais de 39 mil periódicos, 523 não são prioritários, é motivo de comemoração, pois significa que as aquisições estão sendo feitas dentro de critérios de qualidade que atendem a pós-graduação brasileira. Também é importante para o editor saber que esses títulos não estão sendo lidos e que não são recomendados”.

Participaram da reunião os membros do Conselho: Connie McManus, José Bergmann (PUC/RJ), Luís Lamb (UFRGS), Luiz Renato de França (INPA), Márcio de Castro (USP), Maria de Fátima Grossi de Sá (Embrapa), Paulo Sérgio Beirão (FAPEMIG), Elenara Almeida (coordenadora-geral do Portal) e Andréa Vieira (coordenadora de Bolsas no Exterior). Manoel Barral Netto (Fiocruz/RJ), Márcia Margis (UFRGS) e Carlos Menck (USP) também compõem o Conselho Consultivo do PAAP, mas não puderam comparecer à reunião.

Expertise internacional
Participaram do encontro os convidados internacionais Ivy Anderson (California Digital Library – EUA), Ralph Schimmer (Max Planck Digital Library – Alemanha) e Clare Appavoo (Canadian Research Knowledge Network – Canadá) (Foto: CGPP/CAPES)No segundo momento da reunião, o Conselho recebeu os convidados internacionais Clare Appavoo, Ivy Anderson e Ralph Schimmer, que compareceram para apresentar o atual cenário do movimento Open Access 2020 no Canadá, nos Estados Unidos e na Alemanha, respectivamente. Segundo Schimmer, diretor executivo da Max Planck Digital Library – que lidera o movimento OA2020 –, “o acesso aberto é excepcionalmente forte como princípio, uma vez que já reúne muitas resoluções, políticas e diretrizes, mas ainda é fraco como uma prática, pois 85% da pesquisa ainda está por trás dos sistemas de subscrição tradicionais”.

Os esforços da CAPES em direção ao conceito tiveram início em abril deste ano, quando Baeta Neves assinou a carta de intenção para participar da iniciativa. O OA2020 visa acelerar a transição para o acesso aberto, alterando o foco atual de sistema de assinatura. O objetivo é redirecionar o gasto de subscrição existente em fundos para financiar os serviços essenciais que os editores fornecem para a comunicação acadêmica.

Os palestrantes falaram sobre o desdobramento da ação, indicando como a Conferência Berlin 13 (realizada em março/2017) ampliou o networking e o processo signatário do movimento, além de ter sido um marco para análise de dados e definição de metas para os próximos acordos com as editoras. O passo seguinte será a Conferência Berlin 14, que será promovida em 2018 e tem como pretensão estabelecer totalmente a rede e expandir o contrato de licença transformacional.

 

Alice Oliveira dos Santos


Notícias relacionadas

  • 14.11.17
  • 03:11
PAAP e GT se reúnem na CAPES para discutir temas acerca do Portal de Periódicos
Além de cumprir as agendas de trabalho propostas, os especialistas receberam editores científicos internacionais. As reuniões ocorreram no dia 8 de novembro
  • 07.11.17
  • 03:11
Seminário do Portal de Periódicos discute divulgação da produção científica e acadêmica
A programação do evento contempla quatro grandes temas: avaliação da produção científica, acesso aberto, modelos de assinatura de conteúdo e políticas públicas de acesso à informação na América Latina
  • 31.10.17
  • 03:10
Seminário do Portal de Periódicos discutirá temas importantes para a comunidade acadêmico-científica
A programação será composta pelos temas avaliação da produção científica, acesso aberto, modelos de assinatura e políticas públicas de acesso à informação
  • 06.10.17
  • 03:10
Materiais didáticos recebem identidade visual do Portal de Periódicos
Alguns tutoriais de editores passarão por um upgrade. As novas apresentações terão a identidade do Portal e o conteúdo atualizado
  • 28.09.17
  • 03:09
Opção “Buscar periódico” do Portal ganha upgrade
A partir desta semana será exibida uma página atualizada no link de busca por periódicos. Clique aqui e confira as novidades que serão disponibilizadas aos usuários
Fim do contedo da pgina