Ir direto para menu de acessibilidade.
Inicio contedo da pgina

Notícias


Portal de Periódicos

Conheça o Grupo de Trabalho do Portal de Periódicos


Qua, 30 de Agosto de 2017

Reunião do GT em junho de 2017 (Foto: CGPP/CAPES)Diante da necessidade de avaliação qualitativa e quantitativa da coleção disponível na biblioteca virtual da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), foi criado o Grupo de Trabalho (GT) do Portal de Periódicos em abril de 2015. Além da análise recorrente do acervo, o GT é responsável por subsidiar o Conselho Consultivo do Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos (PAAP) com estudos específicos e informações necessárias para a tomada de decisão do comitê.

Outras atribuições dos membros nomeados para compor o GT são: indicação de conteúdo para fins de renovação, interrupção ou substituição; elaboração de notas técnicas relativas às avaliações; realização de priorizações do conteúdo avaliado; e análise do conteúdo ofertado à CAPES pelos editores científicos.

Conheça os atuais membros do GT, designados pela portaria nº 92 de 5 de maio de 2017:

Sandro de Oliveira Araújo (Foto: Haydée Vieira – CCS/CAPES)Sandro de Oliveira Araújo
Diretor de Tecnologia da Informação da CAPES
Possui mestrado em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV) com dissertação de título "E-Gov no Brasil: Análise de Portais Federais e sua Participação na Promoção da Democracia Digital". É bacharel em Direito pela Universidade de Rio Verde, com especialização em Direito Processual Civil pelo Centro de Ensino Superior de Jataí, e em Ciências da Computação pela Universidade Católica de Goiás. Atuou como professor na União Pioneira de Integração Social (UPIS) e na Faculdade Unireal. É analista judiciário do Poder Judiciário da União, tendo atuado em diversos órgãos federais. Atualmente é diretor de Tecnologia da Informação da CAPES. Mais detalhes no Currículo Lattes.

Andréa Carvalho Vieira (Foto: CGPP/CAPES)Andréa Carvalho Vieira
Coordenadora de Bolsas no Exterior da Diretoria de Relações Internacionais da CAPES
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e especialização em Economia do Setor Público. Desde 2008 é analista em Ciência e Tecnologia da CAPES, onde exerce, desde 2014, o cargo de coordenadora de Bolsas no Exterior. Ocupou previamente o cargo de coordenadora de Candidaturas Internacionais (2012 – 2014). Mais detalhes no Currículo Lattes.

Andrea Queiroz Maranhão (Foto: ResearchGate)Andrea Queiroz Maranhão
Pesquisadora do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (ICB/UnB)
Possui mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) e Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela UnB. Atualmente é professora associada da UnB. Tem experiência na área de Biologia Molecular, com ênfase em Imunologia Molecular, atuando em temas como expressão de proteínas heterólogas, anticorpos em seus fragmentos em especial, phage display, humanização de anticorpos de interesse clínico, desenvolvimento de vetores para a expressão de proteínas recombinantes em bactérias, entre outros. Mais detalhes no Currículo Lattes.

Álvaro Penteado Crósta (Foto: Unicamp)Álvaro Penteado Crósta
Pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Graduou-se em Geologia pela Universidade de São Paulo, concluiu o mestrado no Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE) e o doutorado no Imperial College, em Londres. É professor titular do Instituto de Geociências da UNICAMP, membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É líder do Grupo de Pesquisa em Geotecnologias da UNICAMP. Suas áreas de atuação acadêmica são Sensoriamento Remoto e Exploração Mineral e Geologia Planetária/Crateras Meteoríticas. Mais detalhes no Currículo Lattes.

Flávia Maria Bastos (Foto: Unesp)Flávia Maria Bastos
Bibliotecária da Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela UNESP – Campus Marília. Possui mestrado e doutorado em Ciência da Informação (linha de pesquisa Informação e Tecnologia) também pela UNESP. Desde 1996 atua como bibliotecária da Coordenadoria Geral de Bibliotecas na implantação de tecnologias para Rede de Bibliotecas da UNESP. Atualmente é coordenadora da Coordenadoria Geral de Bibliotecas e coordenadora executiva do Grupo Gestor da Política do Repositório Institucional (GRI-UNESP). Docente do curso de pós-graduação em Planejamento e Gerenciamento de Sistemas de Informação nas Faculdades Integradas Coração de Jesus (FAINC). Docente colaboradora do programa de pós-graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mais detalhes no Currículo Lattes.

Isac Almeida de Medeiros (Foto: Farmacologia UFPB)Isac Almeida de Medeiros
Pesquisador da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Graduado em Farmácia pela UFPB. Possui mestrado e doutorado em Pharmacologie Des Médicaments Cardiovasculaires pela Universite Claude Bernard Lyon I. Atualmente é professor titular e exerce o cargo de pró-reitor de pós-graduação e pesquisa da UFPB. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacologia Cardiorenal. Uma de suas linhas de interesse é a toxicologia pré-clínica, através da realização dos ensaios toxicológicos agudos e crônicos previstos pela legislação brasileira pertinente e pelos organismos internacionais, incluindo aqueles preconizados pelo Food and Drug Administration (FDA). Mais detalhes no Currículo Lattes.

Luiz Carlos Federizzi (Foto: Conselho de Informações Sobre Biotecnologia - CIB))Luiz Carlos Federizzi
Pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestrado em Fitotecnia pela UFRGS, doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade da Califórnia e pós-doutorado pela Universidade de Minessota. Atualmente é professor titular da UFRGS. É responsável pelo Programa de Melhoramento Genético de Aveia da UFRGS e pelo lançamento comercial de inúmeras variedades de aveia adaptadas aos ambientes subtropicais do Brasil. Mais detalhes no Currículo Lattes.

Maria Fazanelli Crestana (Foto: SIBi USP)Maria Fazanelli Crestana
Bibliotecária da Universidade de São Paulo (USP)
Graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Escola de Biblioteconomia e Documentação de São Carlos. Possui mestrado e doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública. Possui MBA em Gestão de Tecnologia da Qualidade pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Atualmente é diretora técnica da Divisão de Biblioteca e Documentação da Faculdade de Medicina da USP. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Gestão de Qualidade de Serviços de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas e serviços de informação, biblioteca acadêmica, base de dados, pesquisa bibliográfica, medicina e saúde pública. Mais detalhes no Currículo Lattes.

Paula Maria Abrantes Cotta de Mello (Foto: Revista Biblioo)Paula Maria Abrantes Cotta de Mello

Bibliotecária da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Doutora em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia pela UFRJ, Mestre em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ e graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Rio Grande. É coordenadora do Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI) da UFRJ. Possui experiência em gestão de unidades de informação e comunicação científica, atuando principalmente nos seguintes temas: bibliotecas universitárias, redes sociais, bibliometria, comunicação e inovação. Mais detalhes no Currículo Lattes.

Poli Mara Spritzer (Foto: ResearchGate)Poli Mara Spritzer
Pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Professora titular de Fisiologia e Endocrinologia da UFRGS, realizou doutorado na área de Endocrinologia na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP e pós-doutorado no Service d’Endocrinologie et Medecine de la Reproduccion, Hôpital Necker, da Universidade de Paris. Idealizou, implementou e é a coordenadora da Unidade de Endocrinologia Ginecológica do Serviço de Endocrinologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, contribuindo para a desenvolvimento médico-científico e consolidação da Endocrinologia Feminina no País. É também coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Hormônios e Saúde da Mulher. Mais detalhes no Currículo Lattes.

Viviane Carrion Castanho (Foto: Currículo Lattes)Viviane Carrion Castanho
Bibliotecária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Bacharel em Biblioteconomia pela UFRGS. Foi chefe da biblioteca do Instituto de Psicologia da UFRGS de 1995 a 2004 e diretora da Biblioteca Central da UFRGS de 2004 a 2016. Foi presidente da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias – gestão de 2014 a 2016. Possui experiência principalmente em planejamento e gestão de bibliotecas universitárias, desenvolvimento de coleções, tratamento da informação, comunicação científica e acesso aberto. Mais detalhes no Currículo Lattes.

Alice Oliveira dos Santos


Notícias relacionadas

  • 14.11.17
  • 03:11
PAAP e GT se reúnem na CAPES para discutir temas acerca do Portal de Periódicos
Além de cumprir as agendas de trabalho propostas, os especialistas receberam editores científicos internacionais. As reuniões ocorreram no dia 8 de novembro
  • 07.11.17
  • 03:11
Seminário do Portal de Periódicos discute divulgação da produção científica e acadêmica
A programação do evento contempla quatro grandes temas: avaliação da produção científica, acesso aberto, modelos de assinatura de conteúdo e políticas públicas de acesso à informação na América Latina
  • 31.10.17
  • 03:10
Seminário do Portal de Periódicos discutirá temas importantes para a comunidade acadêmico-científica
A programação será composta pelos temas avaliação da produção científica, acesso aberto, modelos de assinatura e políticas públicas de acesso à informação
  • 06.10.17
  • 03:10
Materiais didáticos recebem identidade visual do Portal de Periódicos
Alguns tutoriais de editores passarão por um upgrade. As novas apresentações terão a identidade do Portal e o conteúdo atualizado
  • 28.09.17
  • 03:09
Opção “Buscar periódico” do Portal ganha upgrade
A partir desta semana será exibida uma página atualizada no link de busca por periódicos. Clique aqui e confira as novidades que serão disponibilizadas aos usuários
Fim do contedo da pgina