Ir direto para menu de acessibilidade.
Inicio contedo da pgina

Notícias


Prêmios

Premiação reconhece mulheres brasileiras que atuam no segmento químico


Sexta, 27 Julho 2018

Premiação reconhece mulheres brasileiras que atuam no segmento químico (Foto: Zaozaa09 - Freepik.com)Estão abertas as inscrições para o prêmio Women in Chemistry and Related Sciences até o dia 01 de agosto. A condecoração é promovida pela American Chemical Society (ACS) – editora que faz parte do acervo do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – e pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Cientistas brasileiras que atuam na química e em áreas relacionadas podem ser indicadas ou realizar auto-indicação para concorrer em três categorias: liderança emergente, liderança na indústria ou liderança na academia.

O objetivo da premiação é promover a igualdade entre gêneros na ciência, tecnologia, engenharia e matemática no Brasil, além de desenvolver esforços para uma perspectiva mais avançada na compreensão do impacto da diversidade em investigação científica e na química. Assim, as categorias vão evidenciar mulheres que promovem contribuições para o setor. Segundo a organização da honraria, a ação é inclusiva: “damos as boas-vindas a mulheres transexuais ou a pessoas não binárias que estejam significativamente identificadas com a feminilidade para que possam concorrer aos prêmios”.

Os resultados serão apresentados em um simpósio que celebrará a diversidade na ciência. Como parte do programa, as vencedoras terão a oportunidade de expor suas contribuições para as ciências químicas no Brasil. O evento será no dia 11 de setembro, na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

A primeira colocada de cada categoria receberá o valor de dois mil dólares em dinheiro, um registro para acesso ao SciFinder com validade de três anos, adesão à ACS também pelo período de três anos, certificado do prêmio e cobertura na revista Chemical & Engineering News (C&EN). Os benefícios serão custeados pela C&EN e pelo Chemical Abstracts Service (CAS) – uma divisão da ACS.

Abaixo está a descrição das categorias. Para indicar uma profissional ligada ao segmento ou realizar inscrição, clique aqui.

- Liderança emergente: se encaixam mulheres jovens que tenham contribuições notáveis na química e ciências relacionadas ou que sejam empreendedoras do ramo. A cientista indicada deve ter até 40 anos de idade e não deve ter concluído o doutorado há mais de 10 anos.

- Liderança na indústria: será reconhecida uma mulher que atue na indústria química, farmacêutica ou biotecnológica, desde que apresente investigações e inovações que tenham levado a descobertas para contribuir com o sucesso comercial e, consequentemente, com o benefício da comunidade e da sociedade.

- Liderança na academia: podem concorrer cientistas mulheres com percurso consolidado no meio acadêmico, desde que tenham contribuições relevantes – com impacto global e social – para a investigação científica relacionada ao campo.

Conteúdo da ACS e do CAS no Portal de Periódicos
A biblioteca virtual da CAPES disponibiliza aos usuários a coleção de periódicos ACS, com acesso a 49 títulos nas áreas de química, bioquímica, biofísica, farmacologia e toxicologia, engenharia química, engenharia de materiais, metalúrgica, engenharia sanitária, ciências ambientais e ciência e tecnologia de alimentos. Artigos publicados a partir de 1896 estão disponíveis. O acesso ao conteúdo pode ser feito de duas formas: pela opção buscar base (termo de consulta: ACS Journals Search) ou pelo link buscar periódico (inserindo o nome do título).

Os usuários têm acesso também ao SciFinder – ferramenta de busca que permite localizar informações sobre substâncias químicas, reações e todo referencial teórico da área, incluindo resumos de trabalhos e informações sobre patentes. O recurso engloba bases de dados que indexam temas como química orgânica, química inorgânica, físico-química, química analítica, engenharia química, ciências ambientais, farmacologia, toxicologia, medicina experimental, biologia celular e molecular, genética, bioquímica, microbiologia, enzimologia e outros temas relacionados.

O recurso agrega informações de mais de 61 autoridades de patentes, incluindo documentos anteriores a 1907. As bases de dados reunidas pelo SciFinder são: CAplus, Registry, Chemical Reactions, Substâncias Químicas Regulamentadas, Chemcats e Medline.

Antes de utilizar o conteúdo, é preciso fazer um cadastro pessoal a partir de um computador conectado à rede da instituição. Durante o registro, o interessado deve inserir o e-mail institucional, que será reconhecido como nome de usuário para acesso à plataforma. Para finalizar o processo, é preciso clicar na mensagem de confirmação que será enviada ao e-mail informado. O Portal de Periódicos oferece o Manual de Cadastro de Novos Usuários, com o passo a passo dessa etapa. O SciFinder pode ser localizado no link buscar base.

Recentemente o CAS promoveu a atualização do protocolo TLS (Transport Layer Security), necessário para a utilização de seus produtos, incluindo o SciFinder. Dessa forma, a conexão por meio de browsers que não suportam pelo menos o TLS 1.1 será bloqueada, não permitindo a visualização do conteúdo. Os usuários que que não atualizarem seus navegadores podem ter seus dados invadidos e colocar em risco tanto a si mesmos quanto à base de dados. Clique aqui e veja quais são os navegadores recomendados.

Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição

O Portal de Periódicos autoriza a reprodução parcial ou total de suas notícias desde que seja citada a fonte: "Portal de Periódicos da CAPES"

Alice Oliveira dos Santos


Notícias relacionadas

  • 25.04.19
  • 00:04
Prêmio Europeu de Urbanismo é dado a trabalho de bolsista da CAPES
A bolsista é professora de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Paulista (UNIP). Sua tese sobre arquitetura das cidades recebeu o Prêmio Europeu Manuel de Solà-Morales de urbanismo
  • 10.07.18
  • 03:07
CAPES e Natura premiam artigos nas áreas de Biodiversidade e Conservação
Inscrições foram prorrogadas até 18 de julho. Os selecionados receberão R$ 25 mil em dinheiro, passagem aérea e hospedagem para a cerimônia de premiação e certificado
  • 04.07.18
  • 03:07
Inscrições abertas para o Prêmio Eugene Garfield 2018
Pesquisadores em qualquer etapa da carreira podem participar, desde que estejam envolvidos com análise de citações. As submissões devem ser feitas até 21 de julho, de acordo com os termos definidos pela editora Clarivate Analytics
  • 29.06.18
  • 03:06
Olimpíada de Anatomia recebe inscrições de graduandos da saúde
O concurso é promovido pela editora Elsevier e oferece como prêmio principal uma bolsa de estudos de anatomia clínica aplicada nos EUA. Inscrições vão até 09/07
  • 20.04.18
  • 03:04
Pesquisadora brasileira é premiada pela Linnean Society de Londres
Com 29 anos, Thaís Vasconcelos é PhD em Sistemática e Biologia Evolutiva pela University College London, onde estudou como bolsista da CAPES
Fim do contedo da pgina