Ir direto para menu de acessibilidade.
Inicio contedo da pgina

Notícias


Portal de Periódicos

CAPES recebe pesquisadora para ampliar discussão sobre dados científicos abertos


Sexta, 07 Dezembro 2018

A dra. Maíra Murrieta Costa falou sobre dados científicos abertos (Foto: CGPP/CAPES)A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) sediou, a convite da Coordenação-Geral do Portal de Periódicos, uma palestra de interesse de toda a comunidade acadêmica brasileira: “Diretrizes para uma política de gestão de dados científicos no Brasil”. Ministrada pela bibliotecária e doutora em Ciência da Informação Maíra Murrieta Costa, a apresentação ocorreu no dia 6 de dezembro, no auditório da fundação.

A tecnologista sênior do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) apresentou dados levantados nos últimos cinco anos acerca do crescimento de dados provenientes do avanço da infraestrutura tecnológica no país e falou sobre a necessidade de gerenciar tais dados. “Estamos vivendo o momento da ciência aberta e do compartilhamento de dados, mas temos também que pensar em desenvolvimento tecnológico e inovação do país, além da soberania nacional da pesquisa brasileira”, considerou Maíra.

Foram discutidos temas como o andamento da pesquisa no século 21, o que é a gestão de dados de pesquisa, o que envolve essa gestão e quais as vantagens de investir na administração de dados. Para Maíra, é de grande relevância levar essas reflexões para entidades como a CAPES, uma vez que “o sucesso da implementação de uma política com essa finalidade depende das agências de fomento”. “Há um consenso na minha pesquisa: 90% dos participantes, incluindo amostras de agências de fomento e doutores, apontam que o Brasil precisa de uma política nacional para gestão de dados”, analisa a doutora.

A bibliotecária e doutora em Ciência da Informação defende a criação de uma política nacional sobre o tema (Foto: CGPP/CAPES)“Para elaborar esse conjunto de diretrizes, os principais interlocutores necessários, sem dúvida, são o MCTIC, o IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), a CAPES, o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), em função da propriedade intelectual e do registro de patentes, e as FAPs (Fundações de Apoio à Pesquisa)”, indicou a pesquisadora.

Em sua tese, Maíra identificou algumas complicações que adiam a criação e a implementação da política de dados científicos abertos: “os entrevistados têm opiniões dispersas sobre os fatores que impedem esse avanço – como a natureza humana, falta de vontade política e ausência de estrutura de TI –, mas, na minha percepção, a dificuldade de interlocução entre os atores é o que mais impacta”. Para ela, entre os motivos observados que justificam o fato dos dados não estarem disponíveis destaca-se a questão de não ser uma exigência das agências de fomento – fator que, se for alterado, pode mudar completamente a visão sobre a temática.

Sobre a palestrante
Maíra Murrieta Costa é bibliotecária e doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB), com período sanduíche na School of Information da University of Michigan. É mestre em Ciência da Informação pela UnB e possui um MBA em Administração Estratégica de Sistemas de Informação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É servidora do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) desde 2005. Esteve cedida para a Biblioteca da Presidência da República por três anos.

A tese da doutora pode ser acessada por meio do repositório da UnB no endereço eletrônico http://repositorio.unb.br/handle/10482/24895.

O Portal de Periódicos autoriza a reprodução parcial ou total de suas notícias desde que seja citada a fonte: "Portal de Periódicos da CAPES"

Alice Oliveira dos Santos


Notícias relacionadas

  • 26.07.19
  • 00:07
Manutenção do Portal de Periódicos
O update ocorrerá hoje (26), a partir das 18h, e tem como objetivo atualizar o Joomla – ferramenta de gestão de conteúdo do Portal
  • 22.07.19
  • 00:07
CAPES lança nova versão do aplicativo .periodicos.
A atualização já está disponível e um dos grandes destaques do novo app é a busca única para assunto, bases, livros e periódicos
  • 21.06.19
  • 00:06
Portal de Periódicos usará computação cognitiva
O analista de dados Cássio Couto apresentou, durante a Campus Party Brasília, como a biblioteca virtual da CAPES tem usado essa área da tecnologia para otimizar seus processos
  • 22.05.19
  • 00:05
Opção “buscar assunto” da página inicial do Portal de Periódicos passa por mudança
A pesquisa na EBSCO Discovery Service (EDS) não está mais disponível. A ferramenta foi disponibilizada durante um ano em caráter experimental
  • 17.05.19
  • 00:05
Guia do Portal de Periódicos e outros materiais didáticos passam por atualização
Os usuários têm à disposição guias, apresentações, tutoriais e outras informações de conteúdos assinados com os editores científicos, a fim de facilitar o acesso às ferramentas de pesquisa
Fim do contedo da pgina