Notícias
Cientistas mais influentes de 2018 podem ser acessados pelo Portal de Periódicos da CAPES
A Clarivate Analytics, editora parceira da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e que faz parte do acervo do Portal de Periódicos, publicou recentemente um ranking aguardado por quem se dedica à carreira científica: a lista de pesquisadores altamente citados em 2018 (Highly Cited Researchers 2018 – HCR). Em seu quinto ano, a análise reconhece cientistas em âmbito internacional, selecionados por seu desempenho em pesquisa, demonstrado pela produção de artigos que se classificam no top 1% por citações em seus campos de estudo. A lista tem como base os registros da plataforma Web of Science.
Aproximadamente seis mil pesquisadores foram listados – cerca de quatro mil em campos específicos e dois mil em campos cruzados. Embora nenhum brasileiro tenha ingressado no ranking de 2018, os usuários da comunidade acadêmica do país têm acesso a conteúdos dos cientistas altamente citados por meio do Portal de Periódicos da CAPES. Uma das formas de pesquisar resultados diretamente pelo Portal de Periódicos é na opção buscar assunto, onde é possível inserir, entre outros termos para consulta, o nome do autor.
Como exemplo, abaixo está uma pesquisa com o nome de um dos pesquisadores listados na Highly Cited Researches 2018 – o português Gonçalo Rocha Abecasis, da área de Biologia Molecular e Genética, filiado à Universidade de Michigan (Estados Unidos). Ao inserir o termo “Gonçalo Abecasis”, foram recuperados 953 resultados, que incluem trabalhos onde ele é autor ou citações de seu nome.
Dentro da relação obtida, é possível selecionar algumas opções para refinar os resultados (disponíveis na lateral esquerda da listagem) ou ainda entrar na “busca avançada”, que dá ao usuário a oportunidade de aplicar outras estratégias de pesquisa para filtrar a consulta. A edição 52 do Boletim Eletrônico do Portal de Periódicos destacou a aplicação de metodologias de pesquisa (leia aqui).
Mais sobre a Highly Cited Researchers 2018
Entre os principais destaques do ranking, estão os seguintes dados:
- Os Estados Unidos abrigam o maior número de HCRs, com 2.639 autores. O Reino Unido possui 546. A China está avançando rapidamente, com 482;
- A China superou a Alemanha, alcançando o terceiro lugar na lista;
- A Universidade de Harvard mantém sua posição na lista como primeira colocada;
- A lista deste ano continua a reconhecer pesquisadores cujos registros de citação os posicionam nos mais altos níveis de influência e impacto. Foram selecionados 17 ganhadores do Prêmio Nobel, incluindo dois anunciados em 2018: James P. Allison (Fisiologia ou Medicina) e William D. Nordhaus (Ciências Econômicas);
- Os pesquisadores altamente citados representam mais de 60 países. Entretanto, mais de 80% deles são dos 10 países listados na tabela abaixo e 70% dos primeiros cinco.
“O avanço do esforço científico representa uma atividade crítica para instituições de pesquisa individuais e nações inteiras. A HCR 2018 ajuda a identificar os pesquisadores que tiveram o maior impacto na comunidade de pesquisa, medidos pela taxa de citação dos seus trabalhos pelos outros e que contribui muito para avançar a fronteira e levar o conhecimento e as inovações para sociedade – contribuições que tornam o mundo mais saudável, seguro, rico e sustentável”, indicou Annette Thomas, CEO do grupo de Pesquisa Científica e Acadêmica da editora.
O resumo executivo e a lista da Highly Cited Researchers de 2018 estão disponíveis no endereço eletrônico https://clarivate.com/hcr/.
O Portal de Periódicos autoriza a reprodução parcial ou total de suas notícias desde que seja citada a fonte: "Portal de Periódicos da CAPES"
Notícias relacionadas
- 13.02.19
- 00:02
- 01.02.19
- 00:02
- 21.01.19
- 00:01
- 25.12.18
- 00:12
- 07.12.18
- 00:12
Redes Sociais