Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Ir direto para menu de acessibilidade.
Inicio contedo da pgina

Notícias


Acervo

Usuários ligados à Química têm acesso a coleções da Royal Society of Chemistry


Quarta, 02 Janeiro 2019

Usuários ligados à Química têm acesso a coleções da Royal Society of Chemistry (Foto: Bearfotos / Freepik)O ano de 2018 concretizou o que as entidades representativas do segmento químico apostaram para o período: houve crescimento, apesar da instabilidade cambial e de uma série de outros fatores que impactam no segmento. Dados da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) indicam que a produção brasileira de químicos para a indústria alcançou um aumento significativo no terceiro trimestre, com taxa de crescimento de 1,45% sobre o mesmo período de 2017. Além disso, as vendas foram 1,9% maiores; no mesmo período do ano anterior, o índice de vendas foi negativo (-1,91%).

Devido ao aquecimento da área, a tendência para 2019 é que o setor químico continue recebendo investimentos. O ideal é que exista fomento desde o início do processo, que é a produção científica a favor das demandas sociais. O Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) comporta em seu acervo diversos editores internacionais que se dedicam à química especializada, considerando todas as categorias relacionadas ao campo. Entre as ferramentas disponíveis para a comunidade científica brasileira, está a plataforma da Royal Society of Chemistry (RSC).

Com mais de 54 mil membros, a RSC é uma sociedade internacional de publicações e conhecimento. A entidade representa o corpo profissional de cientistas químicos do Reino Unido, apoiando pesquisadores ligados à sociedade e reunindo cientistas químicos de todo o mundo. Segundo o site do editor, a organização investe na educação de futuras gerações de cientistas. Além disso, a RSC é “parceira da indústria e da academia, promovendo colaboração e inovação; promove talento, informação e ideias que levam a grandes avanços na ciência”.

Pelo Portal de Periódicos da CAPES, os usuários têm acesso à coleção completa de revistas científicas da RSC. São mais de 80 publicações, que incluem conteúdo de Bioquímica, Engenharia de Materiais e Metalúrgica, Engenharia Química, Engenharia Sanitária, Física, Química e Farmácia. A coletânea disponível tem registros a partir de 1876 até o presente. Além dos títulos correntes, os usuários têm à disposição para consultas backfiles datados de 1841.

Os títulos podem ser localizados de duas formas no Portal: pela opção buscar base ou individualmente, pelo link buscar periódico. Além das revistas científicas, é possível pesquisar em outras seis bases de dados referenciais da editora – acessíveis por meio da página de consulta buscar base:

Analytical Abstracts
Base que abarca desenvolvimentos recentes na ciência analítica. As atualizações pesquisáveis consistem em resumos de artigos e detalhes de análise, matriz e técnica. Contém registros de dezenas de títulos e abrange uma ampla gama de tópicos de ciência dos materiais para análise de alimentos e de farmacologia para monitoramento ambiental.

Chemical Hazards in Industry
Com foco em segurança no manuseio de produtos químicos, a base abrange eliminação, armazenagem e transporte de produtos, gestão de resíduos, legislação, planejamento de emergência e saúde e segurança do trabalho. Cobre fontes primárias, incluindo os principais periódicos científicos e comerciais.

Issues in Environmental Science and Technology
Comporta uma série de publicações escrita por especialistas de vários países. Apresenta abordagem multidisciplinar sobre Ciências Ambientais, incluindo poluição ambiental e química ambiental, com tópicos voltados a questões econômicas, jurídicas e políticas.

Laboratory Hazards Bulletin
Concentra os perigos encontrados pelos funcionários de laboratórios. Cobre fontes primárias, registros de revistas, literatura de comércio e outras fontes. Contempla várias categorias, como riscos químicos e biológicos, vazamentos, derramamentos e liberações não planejadas, gestão de resíduos perigosos, incêndios e explosões, legislação de segurança, precauções e práticas seguras, monitoramento de saúde ocupacional, higiene e equipamentos de proteção.

Natural Product Updates
Mantém o pesquisador atualizado sobre desenvolvimentos recentes na química de produtos naturais. Abrange revisões publicadas em revistas de química geral, química orgânica e produtos naturais. Os tópicos disponíveis incluem isolamento de novos produtos, biossíntese, elucidação da estrutura, síntese e estudos de atividade biológica. A cada mês, cerca de 200 novos resumos são oferecidos.

Synthetic Reaction Updates
Voltada para os desenvolvimentos em química orgânica sintética, a base comporta fontes que oferecem as reações mais importantes publicadas na literatura recente. As atualizações são apresentadas como esquemas facilmente legíveis e também podem ser pesquisadas por tópico e tipo de reação. A Synthetic Reaction Updates substituiu as bases Methods in Organic Synthesis e Catalysts & Catalysed Reactions em 2015.


Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição

O Portal de Periódicos autoriza a reprodução parcial ou total de suas notícias desde que seja citada a fonte: "Portal de Periódicos da CAPES"

 

Alice Oliveira dos Santos


Notícias relacionadas

  • 22.04.19
  • 00:04
Comunidade acadêmica brasileira tem acesso a 14 títulos da American Society for Microbiology
Disponível por meio do Portal de Periódicos da CAPES, as publicações têm a missão de fazer avançar as ciências microbiológicas, divulgando os resultados das pesquisas fundamentais e aplicadas
  • 12.04.19
  • 00:04
“American Journal of Psychiatry” faz parte do acervo do Portal de Periódicos da CAPES
Considerado um dos títulos mais impactantes da área de psiquiatria, a publicação está disponível para acesso em texto completo desde o ano de 1844 até a edição corrente
  • 08.04.19
  • 00:04
Referências sobre sarampo disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES
No momento em que o país vivencia o surto da doença – erradicada em 2016 – profissionais e pesquisadores da saúde e áreas afins buscam formas de contribuir com o controle
  • 29.03.19
  • 00:03
Plataforma multidisciplinar da Max Planck faz parte do Portal de Periódicos da CAPES
A organização alemã é mundialmente conhecida como uma instituição de ponta no campo da pesquisa científica e tecnológica. Usuários têm acesso a mais de 60 mil periódicos abertos
  • 15.03.19
  • 00:03
A vida é doce: a história do açúcar
Conteúdo com texto e vídeo sobre o assunto está disponível na plataforma da National Geographic – acessível no acervo do Portal de Periódicos da CAPES
Fim do contedo da pgina