Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Ir direto para menu de acessibilidade.
Inicio contedo da pgina

Notícias


Acervo

Número de diabéticos deve crescer mais de 30% até 2045


Terça, 19 Fevereiro 2019

Número de diabéticos deve crescer mais de 30% até 2045 (Foto: Google Imagens)Existem atualmente no mundo mais de 425 milhões de adultos diabéticos. Até o ano 2045, o número deve crescer para 630 milhões. Os dados são do Atlas do Diabetes, desenvolvido pela Federação Internacional de Diabetes (IDF). Diante das atualizações da doença, com apontamentos cada vez mais alarmantes, é necessário que os grupos multidisciplinares de profissionais que atuam a favor da prevenção e do tratamento da patologia estejam sempre alertas às principais referências internacionais. Para isso, o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) disponibiliza diversos conteúdos.

Um dos recursos especializados no tema é a base de dados da American Diabetes Association (ADA), que oferece à comunidade brasileira, por meio do Portal de Periódicos, as revistas científicas Diabetes e Diabetes Care. As publicações abrangem pesquisas originais sobre fisiologia e patofisiologia sobre diabetes mellitus com relação a aspectos humanos e animais em laboratório.

Segundo a IDF, o que mais preocupa é a falta de conhecimento da população, sendo que um a cada dois diabéticos não sabe que é portador da doença. Na lista de países com maior quantidade de pessoas portadoras da doença, o Brasil ocupa o 4º lugar, com 12,5 milhões. Para 2045, estima-se que o país desça uma posição, se colocando no 5º posto do ranking (apesar de o número de pacientes aumentar para 20,3 milhões).

Para atender a demanda social, o Brasil registra hoje mais de cinco mil especialistas em endocrinologia e metabologia e mais de 1500 nutrólogos, segundo a Demografia Médica de 2018. De acordo com a Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), a população brasileira tem à disposição aproximadamente 82 mil nutricionistas e cerca de 11.500 técnicos em nutrição. Além dessas, existem ainda outras categorias que fazem parte da cadeia de atendimento a diabéticos, evidenciando a necessidade de atualização profissional constante e fomento à pesquisa científica da área.

As duas publicações – Diabetes e Diabetes Care – estão disponíveis para todos os usuários da biblioteca virtual da CAPES e podem ser acessadas pela opção buscar periódico. Os títulos estão disponíveis para consulta respectivamente nos períodos de 1952 até o presente e 1978 até o ano corrente.

Diabetes – ISSN 0012-1797
A revista científica publica pesquisa original sobre a fisiologia e fisiopatologia do diabetes mellitus. Os manuscritos submetidos podem relatar qualquer aspecto da pesquisa em laboratório, animal ou humana. Os leitores encontrarão materiais com ênfase em relatórios investigativos, com foco em áreas como patogênese do diabetes e suas complicações, função de ilhotas pancreáticas normal e patológica, metabolismo intermediário, mecanismos farmacológicos de ação de drogas e hormônios e aspectos bioquímicos e moleculares de processos biológicos normais e anormais. Não são publicados estudos nas áreas de educação em diabetes ou aplicação de abordagens terapêuticas e diagnósticas aceitas para pacientes.

Diabetes Care – ISSN 0149-5992
Título voltado para todos os profissionais de saúde que se dedicam a aumentar o conhecimento, estimular a pesquisa e promover uma melhor gestão de pessoas com diabetes. Para atingir esses objetivos, o periódico publica pesquisa original sobre estudos humanos nas seguintes categorias: cuidados clínicos; educação; nutrição; pesquisa psicossocial; epidemiologia; pesquisa de serviços de saúde, tratamentos e tecnologias emergentes; fisiopatologia; complicações e risco cardiovascular e metabólico. A revista científica também publica declarações da ADA, relatórios de consenso, artigos de revisão clinicamente relevantes, cartas ao editor e notícias. Os tópicos abordados são de interesse para médicos clinicamente orientados, pesquisadores, epidemiologistas, psicólogos, educadores de diabetes e outros profissionais de saúde.

O Portal de Periódicos autoriza a reprodução parcial ou total de suas notícias desde que seja citada a fonte: "Portal de Periódicos da CAPES"

Alice Oliveira dos Santos


Notícias relacionadas

  • 22.04.19
  • 00:04
Comunidade acadêmica brasileira tem acesso a 14 títulos da American Society for Microbiology
Disponível por meio do Portal de Periódicos da CAPES, as publicações têm a missão de fazer avançar as ciências microbiológicas, divulgando os resultados das pesquisas fundamentais e aplicadas
  • 12.04.19
  • 00:04
“American Journal of Psychiatry” faz parte do acervo do Portal de Periódicos da CAPES
Considerado um dos títulos mais impactantes da área de psiquiatria, a publicação está disponível para acesso em texto completo desde o ano de 1844 até a edição corrente
  • 08.04.19
  • 00:04
Referências sobre sarampo disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES
No momento em que o país vivencia o surto da doença – erradicada em 2016 – profissionais e pesquisadores da saúde e áreas afins buscam formas de contribuir com o controle
  • 29.03.19
  • 00:03
Plataforma multidisciplinar da Max Planck faz parte do Portal de Periódicos da CAPES
A organização alemã é mundialmente conhecida como uma instituição de ponta no campo da pesquisa científica e tecnológica. Usuários têm acesso a mais de 60 mil periódicos abertos
  • 15.03.19
  • 00:03
A vida é doce: a história do açúcar
Conteúdo com texto e vídeo sobre o assunto está disponível na plataforma da National Geographic – acessível no acervo do Portal de Periódicos da CAPES
Fim do contedo da pgina