Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Ir direto para menu de acessibilidade.
Inicio contedo da pgina

Notícias


Editores

Britannica Escola apresenta nova plataforma


Segunda, 25 Fevereiro 2019

Estudantes da educação fundamental e pedagogos que dedicam suas carreiras a esse nível acadêmico têm à disposição um amplo conteúdo para estudo, pesquisa e construção de planos de aula: a Britannica Escola. O recurso, desenvolvido em parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Encyclopædia Britannica especialmente para o Brasil, acaba de lançar uma nova plataforma, com o objetivo de facilitar a vivência do usuário e sua interação com o conteúdo.

Agora a plataforma conta com um novo layout, com uma aparência revitalizada e atraente. “A página principal foi reprojetada para oferecer uma experiência de pesquisa aprimorada. Os novos ícones ajudam a localizar as áreas de interesse mais facilmente, agilizando a busca por artigos, imagens e vídeos”, indica a editora.

Britannica Escola apresenta nova plataforma (Fonte: Britannica Escola)
Outra inovação está nos artigos e recursos multimídia: “a apresentação dessa área também está de cara nova, garantindo uma interação ainda melhor com o conteúdo”, de acordo com o site da Britannica Escola. Dessa forma, a disposição dos recursos multimídia foi otimizada para proporcionar uma visualização mais clara.

Por fim, como uma das grandes demandas do século 21 é o design responsivo, a interface da página foi atualizada para aperfeiçoar o acesso em dispositivos móveis, como tablets e smartphones. O conteúdo oferecido pela plataforma se adapta ao tamanho de qualquer tela, permitindo maior fluidez e flexibilidade para vários tipos de consultas.

A Britannica Escola atua como suporte ao desenvolvimento de habilidades e competências, em alinhamento com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação (MEC). Assim, as ferramentas oferecidas continuam multidisciplinares. A página oferece serviços que permitem aos docentes criar áreas para organização de aulas e de trabalhos que estão sendo elaborados por alunos, além de abrigar ambiente multimídia e espaço com vídeos da TV Escola. Alunos e professores têm à disposição um amplo conteúdo para pesquisa nas áreas de Artes, Língua e Literatura, Ciências da Natureza, História, Esportes, Geografia, Matemática e Religião.

Os usuários podem optar por realizar consultas na enciclopédia escolar ou no dicionário da Britannica Escola. As opções estão acessíveis na página inicial da plataforma. Ainda na home, é possível localizar links para jogos, atlas, videoteca e biografias, entre outras alternativas. Também estão disponíveis artigos de interesse, curiosidades, conteúdo voltado para os estudantes mais jovens e notícias gerais.

Treinamentos para docentes
Mensalmente, a Britannica Escola oferece treinamentos on-line gratuitos com o objetivo de apoiar os profissionais de pedagogia no que diz respeito ao uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na sala de aula. A capacitação é uma oportunidade para professores que têm dúvidas sobre como integrar efetivamente as tecnologias ao currículo escolar e ao projeto pedagógico. Em 2018 foram realizadas 43 sessões, capacitando 1.785 professores. O cronograma é divulgado pelo editor e eventualmente noticiado pela CAPES e pelo Portal de Periódicos.

O banner para acesso à Britannica Escola está próximo ao rodapé da página principal do Portal de Periódicos, na área de Parceiros. Também é possível localizar o conteúdo por meio da opção buscar base ou diretamente pelo endereço eletrônico https://escola.britannica.com.br.

O Portal de Periódicos autoriza a reprodução parcial ou total de suas notícias desde que seja citada a fonte: "Portal de Periódicos da CAPES"

Alice Oliveira dos Santos


Notícias relacionadas

  • 07.03.19
  • 00:03
Clarivate Analytics promove treinamentos presenciais de plataformas disponíveis no Portal de Periódicos
Usuários de diversos locais do país poderão esclarecer dúvidas e conhecer melhor as bases de dados Integrity, Web of Science, JCR e Derwent Innovations Index
  • 22.02.19
  • 00:02
Manutenção da plataforma Silverchair
Conteúdos hospedados na plataforma vão ficar fora do ar no sábado (23), das 21h às 4h. O acesso voltará ao normal após as atualizações necessárias
  • 16.01.19
  • 00:01
Manutenção da plataforma ProQuest
O upgrade ocorrerá entre 1h e 9h do dia 20 de janeiro, no horário de Brasília. Durante a janela de manutenção, alguns conteúdos ficarão indisponíveis
  • 13.12.18
  • 00:12
Royal Society Publishing anuncia mudança de plataforma para janeiro de 2019
A editora passará a utilizar a ferramenta Literatum, da Atypon, especializada em hospedagem de conteúdo científico
  • 02.10.18
  • 03:10
Manutenção da plataforma Silverchair
De 5 a 7 de outubro os conteúdos que fazem parte da plataforma podem apresentar instabilidade e até sair do ar; o acesso voltará ao normal após as atualizações necessárias
Fim do contedo da pgina