Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Ir direto para menu de acessibilidade.
Inicio contedo da pgina

Notícias


Acervo

Plataforma multidisciplinar da Max Planck faz parte do Portal de Periódicos da CAPES


Sexta, 29 Março 2019

Plataforma multidisciplinar da Max Planck faz parte do Portal de Periódicos da CAPES (Google Imagens)É de conhecimento da comunidade acadêmica e científica brasileira que o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) indexa uma ampla variedade de conteúdos multidisciplinares, além de coleções em áreas de conhecimento específicas. Uma das opções de material multidisciplinar vem da Alemanha: é a plataforma Electronic Journals Library (Elektronische Zeitschriftenbibliothek – EZB).

A EZB é uma biblioteca de periódicos eletrônicos e oferece a possibilidade de utilização eficaz de revistas científicas e acadêmicas, publicando artigos em texto completo na internet. O serviço foi desenvolvido em 1997 pela Biblioteca da Universidade de Regensburg, em cooperação com a Biblioteca da Universidade Técnica de Munique. A base de dados é editada pela sociedade alemã Max Planck, reconhecida mundialmente como uma organização de ponta no campo da pesquisa científica e tecnológica.

A EZB é composta por 98024 títulos de todas as áreas de pesquisa, dos quais 21248 estão disponíveis apenas on-line, de acordo com informações do site do editor. Dentre as publicações indexadas, 63314 revistas científicas são de acesso aberto, podendo ser consultadas por qualquer pessoa conectada à internet.

Os periódicos são apresentados em listas ordenadas por área de pesquisa. Ao acessar a base de dados pelo Portal de Periódicos da CAPES, os usuários são direcionados para uma página que contém a relação de revistas científicas por assunto em ordem alfabética. Na mesma tela, é possível observar a quantidade de títulos disponíveis sobre cada tema. Também existem as opções de buscas simples e avançada, lista por títulos e lista de novos periódicos.

Entre os temas relacionados na base de dados estão agricultura e silvicultura, arqueologia, arquitetura e engenharia civil, biologia, química e farmacologia, estudos clássicos, ciência da computação, economia, educação, energia e proteção do meio ambiente, ciências étnicas, história da educação, ciência da informação e biblioteconomia, estudo de manuscritos antigos e medievais, linguística e estudos literários, matemática, recursos de mídia e ciências da comunicação, medicina, musicologia, filosofia, física, ciência do esporte, tecnologia, entre outros.

A plataforma EZB está disponível para todos os usuários do Portal de Periódicos por meio do link buscar base. O conteúdo pode ser acessado em texto completo independentemente do vínculo com instituições participantes do Portal. O termo de pesquisa para localizar o conteúdo é Elektronische Zeitschriftenbibliothek (EZB) = Electronic Journals Library.

O Portal de Periódicos autoriza a reprodução parcial ou total de suas notícias desde que seja citada a fonte: "Portal de Periódicos da CAPES"

 

Alice Oliveira dos Santos


Notícias relacionadas

  • 13.05.19
  • 00:05
Academic OneFile é opção de conteúdo multidisciplinar oferecido pelo Portal de Periódicos
A coleção inclui conteúdo proveniente das melhores revistas científicas e fontes de consulta do mundo
  • 22.04.19
  • 00:04
Comunidade acadêmica brasileira tem acesso a 14 títulos da American Society for Microbiology
Disponível por meio do Portal de Periódicos da CAPES, as publicações têm a missão de fazer avançar as ciências microbiológicas, divulgando os resultados das pesquisas fundamentais e aplicadas
  • 12.04.19
  • 00:04
“American Journal of Psychiatry” faz parte do acervo do Portal de Periódicos da CAPES
Considerado um dos títulos mais impactantes da área de psiquiatria, a publicação está disponível para acesso em texto completo desde o ano de 1844 até a edição corrente
  • 08.04.19
  • 00:04
Referências sobre sarampo disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES
No momento em que o país vivencia o surto da doença – erradicada em 2016 – profissionais e pesquisadores da saúde e áreas afins buscam formas de contribuir com o controle
  • 15.03.19
  • 00:03
A vida é doce: a história do açúcar
Conteúdo com texto e vídeo sobre o assunto está disponível na plataforma da National Geographic – acessível no acervo do Portal de Periódicos da CAPES
Fim do contedo da pgina