Ir direto para menu de acessibilidade.
Inicio contedo da pgina

Notícias


Acervo

BioOne reúne conteúdo de Ciências Ambientais e áreas afins


Sexta, 14 Junho 2019

BioOne reúne conteúdo de Ciências Ambientais e áreas afins (Google Imagens)Problemáticas acerca de questões ambientais começaram a surgir na década de 1970 e logo se transformaram um campo de pesquisa com abrangência em diversas áreas do conhecimento. Em 2011 a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) consolidou a inclusão das Ciências Ambientais em seu contexto. Hoje o Brasil conta com mais de 120 programas de pós-graduação somente na área, incluindo cursos de mestrado, mestrado profissional e doutorado, segundo o GEOCAPES (2017).

É notória a importância e a expansão do segmento com o passar dos anos. Os desdobramentos do campo envolvem gestão ambiental, recursos naturais, tecnologia, ambiente e sociedade em atuações que vão desde as ciências humanas, naturais e sociais às exatas. Nesse contexto, um dos conteúdos que compõem o acervo do Portal de Periódicos da CAPES é a plataforma BioOne Complete.

A BioOne reúne periódicos – essencialmente ligados às ciências biológicas e às ciências ambientais – publicados por associações profissionais e sociedades científicas, cobrindo temas como aquecimento global, pesquisas em células troncos, ecologia e biodiversidade. A base foi criada em 1999 a partir da colaboração de cinco entidades: American Institute of Biological Sciences (AIBS), Scholarly Publishing & Academic Resources Coalition (SPARC), Universidade do Kansas, Greater Western Library Alliance (formada por 12 consórcios de bibliotecas) e Allen Press.

A editora é sem fins lucrativos e tem como objetivo tornar a investigação científica mais acessível. A plataforma proporciona à comunidade acadêmica um recurso com conhecimento, ferramentas e métodos necessários para avançar na descoberta científica e conhecer os desafios enfrentados por pesquisadores, conservacionistas e profissionais que estão de alguma forma conectados aos campos em questão.

Dados da BioOne revelam que o Brasil está entre os cinco principais países que acessam a plataforma. A produção científica no país relacionada aos assuntos cobertos pela base abrange principalmente os temas:

- Agronomia e Ciência de Cultivos
- Conservação da Biodiversidade
- Ecologia
- Ecologia, Evolução, Comportamento e Sistemática
- Entomologia
- Ciência Ambiental
- Silvicultura
- Biologia Marinha e de Água Doce
- Ornitologia
- Paleontologia
- Ciência Vegetal
- Ciência Veterinária

Na pesquisa por assunto da base de dados, os usuários encontram as categorias: Agricultura & Agronomia, Conservação da Biodiversidade, Ecologia, Entomologia, Ciências do Ambiente, Biologia Evolutiva, Geologia e Paleontologia, Biologia Marinha e de Água Doce, Ornitologia, Ciências da Planta, Ciências Veterinárias e Zoologia. Também é possível pesquisar na página pelo nome do editor ou pelo título das publicações – ambas possibilidades listadas em ordem alfabética.

Os usuários do Portal de Periódicos têm acesso ao texto completo a mais de 200 revistas científicas da BioOne Complete. A disponibilidade do acervo varia de 1994 até o presente. O acesso ao material assinado pela CAPES pode ser realizado de dois modos: na opção de consulta buscar base ou pelo link buscar periódico, diretamente pelo título, código ISSN das publicações ou selecionando o editor/fornecedor BioOne.

Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição

O Portal de Periódicos autoriza a reprodução parcial ou total de suas notícias desde que seja citada a fonte: "Portal de Periódicos da CAPES"

Alice Oliveira dos Santos


Notícias relacionadas

  • 06.12.19
  • 00:12
Alexander Street Press oferece recursos para estudo de música
O conteúdo disponível no Portal de Periódicos da CAPES atende também historiadores, teólogos, cientistas políticos, sociólogos e pesquisadores de áreas afins
  • 23.10.19
  • 00:10
MathSciNet é opção de pesquisa em ciências matemáticas
O recurso é a versão eletrônica do tradicional periódico Mathematical Reviews e oferece acesso a um banco de dados de revisões, resumos e informações bibliográficas da literatura da área
  • 14.10.19
  • 00:10
Usuários de áreas ligadas à pesquisa médica têm acesso ao Ovid MEDLINE
O Portal de Periódicos da CAPES também abriga outros conteúdos do editor, incluindo livros e revistas científicas
  • 07.10.19
  • 00:10
Eighteenth Century Collections reúne conteúdo de 1701 a 1800
São mais de 180 mil títulos entre livros, ensaios, panfletos e outros documentos digitalizados das áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes
  • 30.09.19
  • 00:09
LISA é opção de conteúdo voltado à Ciência da Informação
A base indexa mais de 400 periódicos de cerca de 45 países e 20 idiomas, fornecendo uma cobertura bibliográfica abrangente da literatura acadêmica relacionada à biblioteconomia
Fim do contedo da pgina