Ir direto para menu de acessibilidade.
Inicio contedo da pgina

Notícias


Editores

Web of Science Group disponibiliza atualização do Journal Citation Reports


Quinta, 01 Agosto 2019

Web of Science Group disponibiliza atualização do Journal Citation Reports (Google Fotos)O Web of Science Group, pertencente à Clarivate Analytics, lançou recentemente a atualização de 2019 da base de dados Journal Citation Report. A versão, que oferece os dados referentes a 2018, agrega ligações relevantes de citações criadas pela comunidade de investigação, por meio de um conjunto de dados, métricas e análises independentes de editores de revistas científicas em âmbito mundial. Disponível no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o JCR conta com dados de 81 países, quase 12 mil revistas científicas e 236 disciplinas.

Originado da coleção principal da Web of Science, o JCR é um banco de dados que utiliza a plataforma InCites e permite consulta e avaliação de periódicos a partir de dados de citação dos títulos indexados na Web of Science. Por meio do JCR é possível consultar diversos índices, como o fator de impacto da publicação (Journal Impact Factor - JIF), o Eigenfactor, o número total de citações da publicação com e sem autocitações, o índice de imediatismo que mede o quão rápido um artigo é citado em cada publicação, dentre outros.

O JCR contém os dados necessários para compreender os componentes que indexam o valor e o impacto de cada título, uma vez que recolhe todas as citações – incluindo materiais além dos artigos, como editoriais e comentários relevantes. Também permite uma melhor interpretação do estado de divulgação, na medida em que capta e destaca a rede de referências que ligam uma publicação a outra, identificando as principais partes interessadas que lideram a comunidade dessa publicação.

Segundo o editor, os principais destaques da versão atualizada são:

- Publicações selecionadas: a base de dados é mantida e atualizada de modo a refletir o progresso da investigação e dos contributos acadêmicos. Foram adicionadas 283 publicações, 108 das quais são de acesso totalmente livre.

- Novas categorias: a gestão das categorias é considerada fundamental para a manutenção da relação lógica entre conteúdos dentro de cada área. O relatório agora abrange 236 disciplinas, com três novidades: Tecnologia e Ciência Quântica (SCIE), Estudos de Desenvolvimento (SSCI) e Planejamento Regional e Urbano (SSCI).

- Limpeza da lista: 17 publicações foram suprimidas do JCR, de modo a assegurar a integridade dos relatórios. As publicações suprimidas representam 0,14% da lista. O JCR monitoriza e exclui publicações que demonstram comportamento anômalo, incluindo situações em que há provas de excesso de citações do próprio autor e acumulação de citações. 

- Novas funcionalidades: a atualização inclui um serviço melhorado de obtenção de correspondências de artigos (para que os editores possam ter uma ligação direta à página do perfil da publicação e promover essa ligação em seus websites); a possibilidade de imprimir/transferir toda a página do perfil da publicação através da função "versão para imprimir"; adição de novos gráficos para mostrar a classificação de percentil da publicação e os principais indicadores de uma publicação; uma vista detalhada dos “itens não citados” por artigo; e a possibilidade de visualizar os dados de “publicações alvo de citação/utilizadoras de citação” na nova página de perfil do JCR.

As estatísticas que compõem o JCR atingem a comunidade de investigação em sua totalidade, desde editores a bibliotecários, financiadores, instituições e pesquisadores. “Todos os anos são publicados milhões de artigos acadêmicos com dezenas de milhões de citações. Cada citação é uma ligação relevante entre dois segmentos de pesquisa, mostrando como a investigação se interliga. O JCR recolhe estes dados e os fornece à comunidade, de modo que esta possa tomar decisões melhor informadas, que produzam melhores resultados”, afirma Keith Collier, diretor executivo dos serviços de publicação do Web of Science Group.

O JCR está disponível para a comunidade acadêmica brasileira por meio do Portal de Periódicos da CAPES. Para acessá-lo, é necessário entrar na opção de consulta buscar base e inserir a sigla “JCR” ou o termo “Incites Journal Citation Reports – JCR (Clarivate Analytics)”.

Com informações da Clarivate Analytics

Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição

O Portal de Periódicos autoriza a reprodução parcial ou total de suas notícias desde que seja citada a fonte: "Portal de Periódicos da CAPES"

 

Alice Oliveira dos Santos


Notícias relacionadas

  • 04.11.19
  • 00:11
Instituição paulista receberá palestra sobre como preparar manuscrito para publicação
A apresentação será no dia 11 de novembro, às 14h, na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
  • 21.08.19
  • 00:08
Coleção Oxford Journals 2020 está disponível
Usuários do Portal de Periódicos da CAPES têm acesso a títulos de alto impacto da Oxford University Press, incluindo publicações de autores ganhadores do Prêmio Nobel
  • 16.08.19
  • 00:08
Manutenção da base de dados AIP Publishing
O conteúdo do American Institute of Physics (AIP) pode ficar fora do ar hoje no horário entre 19h e 23h
  • 04.07.19
  • 00:07
Emerald Insight inicia segundo semestre de 2019 com nova plataforma
A mudança entrou no ar hoje e os usuários já podem explorar a nova página
  • 29.05.19
  • 00:05
ACS Publications anuncia nova plataforma
A mudança foi ao ar no dia 22 de maio e apresentou uma série de novidades para os usuários, além de uma interface completamente remodelada e com layout responsivo
Fim do contedo da pgina