Ir direto para menu de acessibilidade.
Inicio contedo da pgina

Informativos


Acervo

Comunidade brasileira tem acesso a publicação oficial da Crop Science Society of America


Quarta, 10 Julho 2019

Capa da edição de julho/agosto (ACSESS)As Ciências Agrárias compõem uma grande área da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com quatro subdivisões: Ciência de Alimentos, Ciências Agrárias I, Medicina Veterinária e Zootecnia/Recursos Pesqueiros. O campo de Ciências Agrárias I tem uma longa tradição na pós-graduação, pois foi um dos primeiros a oferecer cursos neste âmbito acadêmico no Brasil, de acordo com documento de área da CAPES.

Diante do legado, o Portal de Periódicos abriga um vasto conteúdo para suprir as necessidades de estudantes, pesquisadores e demais usuários ligados às Ciências Agrárias. Uma das possibilidades oferecidas ao público da área é a revista científica Crop Science, publicação oficial da Crop Science Society of America (CSSA). A revista científica tem periodicidade bimestral e contempla pesquisas em temas desse setor em amplo desenvolvimento no Brasil.

Com todos os volumes disponíveis no Portal de Periódicos (desde o primeiro, de 1961), o Crop Science abrange campos que envolvem melhoramento genético; fisiologia e metabolismo da cultura; ecologia, produção e gestão de culturas; fisiologia, produção e tecnologia de sementes; gramicultura; ecologia e manejo de forragens e pastagens; genômica, genética molecular e biotecnologia; coleções de germoplasma e seu uso; e plantas biomédicas.

Segundo o documento de área da CAPES, a interdisciplinaridade proporcionada pela revista científica em questão está em consonância com o papel central dos programas de Ciências Agrárias I, uma vez que a área se desmembra em: ciência do solo, ciências florestais, engenharia agrícola, experimentação agrícola, extensão e desenvolvimento rural, melhoramento e recursos genéticos, proteção de plantas, fitotecnia, agroecologia, microbiologia agrícola, botânica agrícola e química agrícola.

O acesso a informações de qualidade sobre as temáticas que envolvem as Ciências Agrárias é imprescindível para profissionais, estudantes e pesquisadores. Principalmente porque, entre outros argumentos, “o Brasil, pelo menos nas próximas cinco décadas, deverá continuar como um importante produtor de alimentos para o mundo, com parte significativa da matriz do seu produto interno bruto advindo do agronegócio”, afirma a Academia Brasileira de Ciências (ABC).

A entidade defende que, para atingir as metas preconizadas, “será necessário tornar a pesquisa mais integrada às práticas atualmente em uso nos sistemas agrícolas e associada às tecnologias avançadas, como a genômica, biologia sintética, biologia celular, nanotecnologia e informática”. Nessa perspectiva, o Portal de Periódicos da CAPES se destaca como ferramenta fundamental no processo, reunindo recursos importantes para o fomento da produção científica nacional.

A edição de julho/agosto do Crop Science (volume 59, edição 4) já está disponível para a comunidade acadêmica brasileira por meio do Portal de Periódicos da CAPES. Para acessar o conteúdo dessa e de outras edições, é necessário localizar a publicação na opção buscar periódico pelo nome, código ISSN 0011-183X ou selecionando o editor/fornecedor ACSESS Digital Library.

Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição

O Portal de Periódicos autoriza a reprodução parcial ou total de suas notícias desde que seja citada a fonte: "Portal de Periódicos da CAPES"



Informativos relacionados

  • 21.05.20
  • 00:05
Materiais auxiliam profissionais de TI a enfrentar desafios da quarentena
Com o aumento do acesso à internet devido à pandemia de covid-19, cresceram também os desafios dos profissionais da área para combater ciberataques e manter outras demandas ativas
  • 05.03.20
  • 00:03
RePEc oferece arquivos para a comunidade de Economia
Entre o conteúdo bibliográfico, os usuários do Portal encontram documentos, artigos, livros e links da área
  • 28.02.20
  • 00:02
Portal de Periódicos CAPES indexa mais de 40 títulos da Duke University Press
A editora, vinculada à Universidade Duke, dos Estados Unidos, é reconhecida em âmbito internacional principalmente nas áreas de ciências humanas e sociais
  • 13.02.20
  • 00:02
Embase agora faz parte do Portal de Periódicos CAPES
A plataforma da editora Elsevier contém informações biomédicas e de farmacologia
  • 11.02.20
  • 00:02
Títulos da Annual Reviews compõem acervo do Portal de Periódicos CAPES
A plataforma contempla publicações multidisciplinares, com disponibilidade a partir de 1932
Fim do contedo da pgina