Ir direto para menu de acessibilidade.
Inicio contedo da pgina

Notícias


Divulgação Científica

Poder analgésico do abacaxi é cientificamente comprovado


Terça, 06 Agosto 2019

Poder analgésico do abacaxi é cientificamente comprovado (Google Imagens)O abacaxi é o principal elemento comestível da família Bromeliaceae, muito cultivado em vários países tropicais e subtropicais. Utilizada como planta medicinal em várias culturas, a fruta apresenta suas qualidades medicinais atribuídas à bromelina – extrato bruto que contém, entre outros compostos, três proteinases. Um recente estudo sobre o assunto está disponível no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), especificamente na revista científica Peptides.

De acordo com a pesquisa Enkephalin related peptides are released from jejunum wall by orally ingested bromelain, a bromelina é quimicamente conhecida desde 1875 e é usada como um composto fitoterápico. Mas, afinal, a bromelina tem mesmo efeito analgésico? E, se assim ocorrer, qual o mecanismo que gera esta ação? O trabalho descreve algumas evidências para responder às questões. “Verificamos que a bromelina comercial e purificada tem nítido efeito analgésico nos modelos clássicos de dor em camundongos”, conta o professor Luiz Juliano, usuário do Portal de Periódicos da CAPES e um dos autores do estudo.

“Iniciamos a procura do mecanismo da ação analgésica olhando inicialmente a especificidade da bromelina por substratos, isto é, quais sequencias de aminoácidos que a bromelina tem preferência para hidrolisar. Três publicações de grupos distintos usando peptídeos fluorescentes ou bibliotecas dos mesmos mostram a alta preferência por hidrolisar as sequencias contendo pares dos aminoácidos básicos Arginina e Lisina”, pontua o pesquisador.

Luiz Juliano é um dos autores do trabalho publicado pela revista científica Peptides (Foto: acervo pessoal)Outra consideração relevante foi que hormônios de natureza proteica ou peptídica são sintetizados na forma de pro-hormônios e para gerar os hormônios ativos requerem processamento. “Isto é executado por proteólise seletiva, sendo o exemplo clássico a proinsulina – que requer a ação de duas serino-proteases pertencentes à família das subtilisinas, denominadas Proprotein Convertases (PCs), para transformá-la em insulina”, exemplifica Luiz Juliano.

“O trabalho não só explica o mecanismo de ação da bromelina, como também nos instiga a examinar a interação do conteúdo intestinal com a parede do intestino. A bromelina pode ser uma ferramenta muito útil para tal”, indica o cientista. Ele finaliza: “no conteúdo intestinal, além dos alimentos, devemos atentar também para a microbiota e seus produtos que seguramente geram enzimas proteolíticas. Estas também podem resultar em respostas fisiológicas de alta relevância, tal como dor e inflamação, mas também respostas imunológicas”.

Acesso à pesquisa
Luiz Juliano categoriza o Portal de Periódicos da CAPES como fundamental para a ciência brasileira. Como usuário, ele utiliza a biblioteca virtual principalmente para ter acesso às publicações científicas e julga que o conteúdo disponível em sua área de atuação é bastante satisfatório. “O acesso às revistas internacionais e às teses desenvolvidas no país são, no meu ponto de vista, o principal atrativo do Portal”, acentua.

O artigo Enkephalin related peptides are released from jejunum wall by orally ingested bromelain foi publicado pela revista científica Peptides. Trata-se de um periódico internacional que apresenta contribuições originais sobre bioquímica, fisiologia e farmacologia de peptídeos ativos biológicos, bem como suas funções relacionadas à gastroenterologia, endocrinologia e efeitos comportamentais. A publicação pode ser acessada pela opção buscar periódico do Portal – pelo título ou código ISSN 0196-9781. Há ainda a opção de acessar diretamente o artigo, inserindo o título, nome do autor ou palavras-chave na opção buscar assunto.

Além de Luiz Juliano, o trabalho conta com a autoria dos pesquisadores Paulo Eduardo Orlandi-Mattos, Rodrigo Barbosa Aguiar, Itabajara da Silva Vaz Junior, Jane Zveiter Moraes, Elisaldo Luiz de Araújo Carlini e Maria Aparecida Juliano.

Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição

O Portal de Periódicos autoriza a reprodução parcial ou total de suas notícias desde que seja citada a fonte: "Portal de Periódicos da CAPES"

Alice Oliveira dos Santos


Notícias relacionadas

  • 01.11.19
  • 00:11
Brasil registra 168 mil mortes por ano atribuíveis ao excesso de peso e à obesidade
Novo estudo tem autoria de ex-bolsista da CAPES e foi publicado pela revista científica Preventing Chronic Disease, disponível no acervo do Portal de Periódicos
  • 25.10.19
  • 00:10
Bolsista da CAPES descobre fóssil de mamífero
A descoberta foi feita ao analisar pegadas primitivas do período cretáceo. O trabalho do cientista Pedro Victor Buck está disponível no acervo do Portal de Periódicos
  • 16.10.19
  • 00:10
Clima afeta sentimentos das pessoas sobre determinadas cores
Segundo um novo estudo, o ser humano está mais propenso a associar amarelo à alegria quando vive em países mais frios e chuvosos. Artigo sobre o tema está disponível na Science
  • 12.08.19
  • 00:08
Artigo apresenta ferramenta de gestão de saneamento sustentável para áreas isoladas
Os resultados do trabalho desenvolvido por pesquisadores do Mato Grosso do Sul foram publicados pelo International Journal of Environmental Research and Public Health
  • 29.07.19
  • 00:07
Pesquisadora brasileira fala sobre fruto amazônico com propriedades antioxidantes
Estudo sobre o tema foi aceito pela revista científica Food Research International, disponível no acervo do Portal de Periódicos da CAPES
Fim do contedo da pgina