Informativos
Obesidade diminui nutrientes do leite materno
Tornar-se mãe e amamentar inspiraram a nutricionista Adriela Albino Rydlewski a pesquisar sobre a qualidade do leite materno. Durante o doutorado em Ciência de Alimentos, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), a bolsista da CAPES analisou as concentrações de importantes compostos lipídicos de doadoras com índice de massa corporal dentro da normalidade e de doadoras com este indicativo elevado, já nos parâmetros de obesidade.
Segundo Adriela, o objetivo do estudo foi comparar se as amostras de lactantes obesas e não obesas teriam as mesmas concentrações de ácido eicosapentaenoico (EPA) e de ácido docosahexaenoico (DHA), compostos lipídicos extremamente importantes para o desenvolvimento do cérebro, olhos e inteligência da criança. “Estes compostos são tão importantes que mesmo fórmulas a base de leite de vaca acrescidas com eles não conseguem atingir a qualidade similar à do leite materno”, conta.
Os resultados mostraram que o leite de mães obesas pode conter menores concentrações de EPA e de DHA. “O ganho de peso gestacional e a alimentação da mãe é capaz de fazer uma programação metabólica no feto e quanto melhor esta alimentação for e mais adequado o ganho de peso nesta fase, melhor será a saúde das futuras gerações”, explica Adriela.
O estudo, que utilizou a espectrometria de massas, tecnologia sensível e sofisticada aplicada em lipidômica, é inédito no Brasil. Os resultados sobre os perfis lipídicos de amostras de leite materno foram publicados no Journal of Food Composition and Analysis, importante periódico da área de Nutrição e de Alimentos.
Desde 2017, o mês de agosto é tido como o mês de atenção à amamentação. Criado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), ‘Agosto Dourado’, é uma campanha social para promover uma maior conscientização sobre a importância do leite materno na alimentação dos primeiros anos de vida dos bebês. “A gestação e os primeiros dois anos de vida, conhecidos como os 1.100 dias, são críticos para o crescimento da criança. Por esta razão, é tão importante que o bebê receba o EPA e o DHA em quantidades adequadas ao seu pleno desenvolvimento”, alerta a nutricionista.
Journal of Food Composition and Analysis disponível no Portal de Periódicos da CAPES
O periódico internacional da área de Nutrição e Alimentos faz parte do acervo do Portal de Periódicos e os usuários poderão encontrá-lo na opção Buscar periódico. Ele está contido na coleção da editora Elsevier. Caso o usuário queira pesquisar todo o conteúdo da editora, é possível ao escolher a opção Buscar base.
Os treinamentos on-line do Portal de Periódicos da CAPES contemplam conteúdos da Elsevier. Os interessados poderão se inscrever no menu Treinamentos, localizado no menu esquerdo da home. Para ter acesso ao cronograma de treinamentos do mês de novembro basta clicar aqui.
Legenda das imagens:
Imagem 1: Adriela Albino Rydlewski, durante o doutorado em Ciência de Alimentos, pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (Foto: Arquivo pessoal)
Imagem 2: Os resultados apontam que leite materno de mães obesas possui menores concentrações de compostos lipídicos, essenciais para o desenvolvimento do cérebro de bebês (Foto: Arquivo pessoal)
Com informações: CCS/CAPES
Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição
A reprodução dos informativos é autorizada com citação de fonte: “Portal de Periódicos da CAPES”
Informativos relacionados
- 09.11.21
- 00:11
- 04.11.21
- 00:11
- 29.10.21
- 00:10
- 27.10.21
- 00:10
- 22.10.21
- 00:10