Ir direto para menu de acessibilidade.
Inicio contedo da pgina

Informativos


Editores

Sessão on-line mostrará como aprimorar pesquisas de saúde com a metodologia PICO


Quarta, 29 Julho 2020

Sessão on-line mostrará como aprimorar pesquisas de saúde com a metodologia PICO (Imagem: reprodução Wolters Kluwer)PICO representa um acrônimo para paciente, intervenção, comparação e “outcomes” (desfecho). Dentro da Prática Baseada em Evidências, esses quatro componentes são os elementos fundamentais da questão de pesquisa e da construção da pergunta para a busca bibliográfica. A editora Wolters Kluwer, que faz parte do Portal de Periódicos CAPES, proporcionará aos usuários ligados à saúde a oportunidade conhecer e aprofundar seus conhecimentos nessa estratégia no dia 11 de agosto (terça-feira), às 15h.

O webinário “Como aprimorar sua pesquisa de literatura utilizando PICO” será direcionado ao conteúdo da Ovid disponível por meio do Portal de Periódicos CAPES. Entre os pontos abordados, os participantes terão uma breve introdução da metodologia PICO e, em seguida, haverá demonstração dos pontos fortes que auxiliam profissionais de saúde, bibliotecários e pesquisadores a identificarem evidências clínicas para revisões sistemáticas.

A apresentação do tema será feita por Anna Carolina Alencar, enfermeira, mestra em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP) e responsável pelos treinamentos da Wolters Kluwer Health. Para participar da sessão gratuita, é necessário realizar cadastro no link indicado pela editora. Recomenda-se que os interessados façam a inscrição o quanto antes, pois a lotação será limitada. Os certificados de participação serão emitidos em até 30 dias após o webinário.

Para quem já utiliza o PICO ou deseja mais informações para se preparar para o seminário on-line, a editora oferece um Centro de Recursos sobre a estratégia. 




Conteúdo no Portal de Periódicos CAPES
A Wolters Kluwer desenvolveu uma página que centraliza todo o seu conteúdo assinado pela CAPES e disponibilizado no Portal de Periódicos. Além desse site, os usuários têm a opção de consultar o conteúdo diretamente na buscar base. Ao pesquisar o termo “Ovid”, aparecem os resultados da editora, que incluem os periódicos e a base de dados MEDLINE. Também é possível acessar as revistas científicas pela opção buscar periódico, a partir da seleção do editor/fornecedor Ovid ou da inserção do nome ou código ISSN do título.

Pela Ovid Collection Journals, os usuários têm acesso a uma ampla coleção de revistas científicas nas áreas de ciências biológicas e ciências da saúde, com foco em medicina, ciência e tecnologia. a plataforma oferece texto completo de artigos, além de imagens, gráficos e outros materiais. A disponibilidade do acervo varia a partir de 1827 até o presente.

A base de dados MEDLINE é reconhecida como uma das fontes primárias de resumos e referências bibliográficas mais abrangente da literatura biomédica. O recurso engloba informações de diversas fontes de cobertura ligadas a áreas de saúde, ciências biológicas e físicas, humanidades e ciências da informação. Com atualização diária, a ferramenta abrange conteúdos desde 2009 até o ano corrente. Entretanto, para acesso a referências de anos anteriores, o Portal de Periódicos CAPES disponibiliza também o Ovid MEDLINE 1946 to Present with Weekly Update.

O conteúdo Ovid faz parte da agenda de treinamentos on-line do Portal de Periódicos. Para verificar a programação, acesse a área de treinamentos ou este link.

Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição

O Portal de Periódicos autoriza a reprodução parcial ou total de seus textos informativos desde que seja citada a fonte: "Portal de Periódicos CAPES"



Informativos relacionados

  • 11.08.20
  • 00:08
Editoras seguem com conteúdo gratuito sobre covid-19
Além do conteúdo assinado pela CAPES e disponível por meio do Portal de Periódicos, a comunidade brasileira tem à disposição ferramentas de consulta gratuitas por período limitado
  • 06.08.20
  • 00:08
Podcast Elsevier LAS aborda papel da mulher na ciência
O episódio traça um mapa detalhado para identificar o nível de igualdade nos países e continentes presentes em um estudo produzido pela editora
  • 03.08.20
  • 00:08
Webinário no dia 6 de agosto marca final de série sobre ciência e inovação
Organizada pela Sociedade Americana de Química, a sessão discutirá o tema “Impacto da Informação Científica na Pesquisa e Inovação no Brasil” no dia 06/08, às 16h. Garanta sua vaga
  • 30.07.20
  • 00:07
ProQuest implementa melhorias em sua plataforma
Pelo Portal de Periódicos CAPES, a comunidade brasileira tem acesso a mais de 40 bases de dados da editora
  • 24.07.20
  • 00:07
Annual Reviews promoverá webinário sobre introdução a artigos de revisão
A sessão será no dia 29, às 12h30 (horário de Brasília), e terá duração de aproximadamente uma hora. Saiba como participar
Fim do contedo da pgina