A iconografia de frans post como promotora das identidades locais: um olhar sobre “o forte ceulen no Rio Grande”
2012; Issue: 10 Linguagem: Português
ISSN
1982-1662
AutoresFrancisco Isaac Dantas de Oliveira,
Tópico(s)History of Colonial Brazil
ResumoEste artigo pretende fazer uma analise das identidades locais atraves do trabalho iconografico do artista holandes Frans Post e a partir deste trabalho com imagens propor a utilizacao destas fontes pictoricas no ensino de historia. Vamos privilegiar o quadro “O Forte Ceulen no Rio Grande”. A pintura foi realizada durante a estadia em Pernambuco, sendo uma de suas caracteristicas a inclusao na primeira fase da producao do artista. Segundo varios pesquisadores da obra de Post como nos informam Pedro e Bia Correa do Lago, a tela incluida nesta fase significa qualidade tecnica e composicao perfeita, pois alem de ter sido pintada no Brasil e a oleo, a obra e uma das sete composicoes que chegaram ate nos e que hoje se encontra conservada no Museu do Louvre, em Paris. Podemos ver a paisagem do Rio Grande durante a dominacao da Companhia das Indias Ocidentais, que tinha como administrador o principe Mauricio de Nassau. A representacao se mostra impar para reforcar a memoria dos povos indigenas das “terras de poty”, sendo importante enfatizar as identidades locais. O objeto de estudo e a tela O Forte Ceulen e a metodologia empregada foi a leitura de fontes bibliograficas especificas sobre a tematica de arte e ensino de Historia, como tambem a analise e observacao do quadro de Frans Post.
Referência(s)