A iconografia de frans post como promotora das identidades locais: um olhar sobre “o forte ceulen no Rio Grande”

2012; Issue: 10 Linguagem: Português

ISSN

1982-1662

Autores

Francisco Isaac Dantas de Oliveira,

Tópico(s)

History of Colonial Brazil

Resumo

Este artigo pretende fazer uma analise das identidades locais atraves do trabalho iconografico do artista holandes Frans Post e a partir deste trabalho com imagens propor a utilizacao destas fontes pictoricas no ensino de historia. Vamos privilegiar o quadro “O Forte Ceulen no Rio Grande”. A pintura foi realizada durante a estadia em Pernambuco, sendo uma de suas caracteristicas a inclusao na primeira fase da producao do artista. Segundo varios pesquisadores da obra de Post como nos informam Pedro e Bia Correa do Lago, a tela incluida nesta fase significa qualidade tecnica e composicao perfeita, pois alem de ter sido pintada no Brasil e a oleo, a obra e uma das sete composicoes que chegaram ate nos e que hoje se encontra conservada no Museu do Louvre, em Paris. Podemos ver a paisagem do Rio Grande durante a dominacao da Companhia das Indias Ocidentais, que tinha como administrador o principe Mauricio de Nassau. A representacao se mostra impar para reforcar a memoria dos povos indigenas das “terras de poty”, sendo importante enfatizar as identidades locais. O objeto de estudo e a tela O Forte Ceulen e a metodologia empregada foi a leitura de fontes bibliograficas especificas sobre a tematica de arte e ensino de Historia, como tambem a analise e observacao do quadro de Frans Post.

Referência(s)