
MÚSICA E COGNIÇÃO: INTERFACES ENTRE CULTURA, SOCIEDADE E INTERTEXTUALIDADE
2012; UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
1807-8591
AutoresOnici Claro Flôres, Simone Conti de Oliveira,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoRESUMO : Este trabalho tem por objetivo problematizar as interfaces entre musica e cognicao. Nesse sentido, entendemos que o ensino desse genero hibrido, a cancao, seja por intermedio de sua relacao com a literatura, via intertextualidade, seja pela propria peca verbo-melodica, sua leitura e/ou audicao, vai ao encontro da diminuicao das diferencas, uma vez que proporciona socializacao e interesse pela cultura, pela literatura e pela lingua, alem do desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Para tanto, este estudo fundamenta-se em teoricos de varias areas do conhecimento, tais como Costa (2002), Espinosa (2011), Genette (2006), Friedrich (1991), Koch (2007), Sacks (2007), Tomasello (2003), Thwaites (1994), citando apenas alguns deles .
Referência(s)