
Hedonismo e moralismo: consumo na base da pirâmide
2013; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 53; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0034-75902013000200007
ISSN2178-938X
AutoresMarcus Wilcox Hemais, Letícia Moreira Casotti, Everardo Rocha,
Tópico(s)Innovation and Socioeconomic Development
ResumoA estabilidade econômica no Brasil permitiu que itens acessíveis somente às classes sociais mais abastadas fossem consumidos na "base da pirâmide". Tal fato despertou interesse acadêmico e empresarial por melhor compreender esse fenômeno. Duas linhas argumentativas surgiram, com distintas perspectivas. Enquanto uma defende um discurso hedonista, ao incentivar o consumo pela base da pirâmide, como forma de diminuir a pobreza, a outra, cuja perspectiva dominante é moralista, critica tal visão, pois acredita que somente a inserção das pessoas com menor poder aquisitivo no processo de produção contribuirá para melhorar suas vidas.. Um dos objetivos do presente ensaio é, portanto, discutir como a literatura sobre o consumo na base da pirâmide apresenta elementos desses tipos de discursos. Além disso, busca-se estimular mais estudos, propondo uma agenda inicial de pesquisa
Referência(s)