Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Hedonismo e moralismo: consumo na base da pirâmide

2013; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 53; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s0034-75902013000200007

ISSN

2178-938X

Autores

Marcus Wilcox Hemais, Letícia Moreira Casotti, Everardo Rocha,

Tópico(s)

Innovation and Socioeconomic Development

Resumo

A estabilidade econômica no Brasil permitiu que itens acessíveis somente às classes sociais mais abastadas fossem consumidos na "base da pirâmide". Tal fato despertou interesse acadêmico e empresarial por melhor compreender esse fenômeno. Duas linhas argumentativas surgiram, com distintas perspectivas. Enquanto uma defende um discurso hedonista, ao incentivar o consumo pela base da pirâmide, como forma de diminuir a pobreza, a outra, cuja perspectiva dominante é moralista, critica tal visão, pois acredita que somente a inserção das pessoas com menor poder aquisitivo no processo de produção contribuirá para melhorar suas vidas.. Um dos objetivos do presente ensaio é, portanto, discutir como a literatura sobre o consumo na base da pirâmide apresenta elementos desses tipos de discursos. Além disso, busca-se estimular mais estudos, propondo uma agenda inicial de pesquisa

Referência(s)