
Língua estrangeira e autonomia: um exemplo a partir do ensino de alemão no contexto brasileiro
2002; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 18; Issue: 20 Linguagem: Português
10.5380/educar.v20i20.2104
ISSN1984-0411
Autores Tópico(s)Linguistic Studies and Language Acquisition
ResumoO artigo mostra, resumidamente, como as mudancas sociais decorrentes da globalizacao e das novas exigencias do mercado de trabalho determinam mudancas no ensino, de modo a conferir aos aprendizes cada vez mais autonomia, criatividade e espirito critico. Tomando como exemplo as principais abordagens metodologicas de ensino de alemao como lingua estrangeira utilizadas no Brasil, mostra como as mesmas acompanham as mudancas na concepcao do papel do aprendiz e da importância das linguas estrangeiras na sociedade. Ilustra tambem como os novos meios de comunicacao de massa, como internet e TV a cabo, influenciam a aprendizagem dessas linguas e abrem novas possibilidades para os estudantes da escola publica. Foreign language and autonomy: an example from German teaching in Brazilian context Abstract This paper portrays, in a summarized way, how social changes caused by globalization and new demands from the work market induce changes in the education such as to increase the students capacity for autonomy, creativity and critical judgment. The several methodological approaches for teaching German as a foreign language employed in Brazil are used to demonstrate how they follow the changes in the concepts of students role and social importance of foreign languages. It also illustrates how new mass media such as internet and cable TV affect the learning of foreign languages and open new possibilities for public school students.
Referência(s)