
Análise das metas do consumidor: uma contribuição metodológica
2008; SciELO; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s1676-56482008000200006
ISSN1676-5648
AutoresFabiana Thiele Escudero, Paulo Henrique Müller Prado,
Tópico(s)Consumer Behavior in Brand Consumption and Identification
ResumoO objetivo principal deste trabalho é contribuir teórica e metodologicamente para a pesquisa do comportamento, orientado para metas do consumidor, por meio da proposição e da verificação da aplicabilidade da abordagem de Cadeias Meios-Fim (Means-End Chains ou MEC) para a análise da hierarquia de metas, inserindo no modelo um quarto nível de complexidade (metas "fazer"), bem como um desdobramento da Técnica de Padrão de Associação (Association Pattern Technique ou APT), ampliando sua capacidade de análise para cadeias mais complexas. O estudo foi realizado com consumidores de automóveis utilitários esportivos, e foi proposta uma tipologia, através da utilização do modelo de Classes Latentes, permitindo a classificação dos consumidores em dois grupos: o de "segurança e bem-estar", que prioriza valores relacionados à segurança em diversos aspectos da vida, e o de "individualidade e hedonismo", que busca valores relacionados ao prazer e está aberto a riscos.
Referência(s)