Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Análise das metas do consumidor: uma contribuição metodológica

2008; SciELO; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/s1676-56482008000200006

ISSN

1676-5648

Autores

Fabiana Thiele Escudero, Paulo Henrique Müller Prado,

Tópico(s)

Consumer Behavior in Brand Consumption and Identification

Resumo

O objetivo principal deste trabalho é contribuir teórica e metodologicamente para a pesquisa do comportamento, orientado para metas do consumidor, por meio da proposição e da verificação da aplicabilidade da abordagem de Cadeias Meios-Fim (Means-End Chains ou MEC) para a análise da hierarquia de metas, inserindo no modelo um quarto nível de complexidade (metas "fazer"), bem como um desdobramento da Técnica de Padrão de Associação (Association Pattern Technique ou APT), ampliando sua capacidade de análise para cadeias mais complexas. O estudo foi realizado com consumidores de automóveis utilitários esportivos, e foi proposta uma tipologia, através da utilização do modelo de Classes Latentes, permitindo a classificação dos consumidores em dois grupos: o de "segurança e bem-estar", que prioriza valores relacionados à segurança em diversos aspectos da vida, e o de "individualidade e hedonismo", que busca valores relacionados ao prazer e está aberto a riscos.

Referência(s)