
A IMPORTÂNCIA DAS TAREFAS E OS FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO PARA O GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS. - DOI: 10.15600/1679-5350/rau.v13n2p162-185
2015; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português
10.15600/rau.v13i2.899
ISSN1984-6142
AutoresIeda Pelógia Martins Damian, Lucia Silva Borges, Sílvia Inês Dallavalle de Pádua,
Tópico(s)Quality and Supply Management
ResumoAs mudancas constantes e a crescente concorrencia fazem parte da realidade de todas as empresas, independentemente de seu setor produtivo, de sua dimensao ou da sua localizacao. Existe uma forte tendencia das empresas optarem por uma estrutura de gestao de processos de negocios, em vez da estrutura funcional tradicional, devido a diversos fatores, dentre os quais se destacam: o aumento da frequencia de produtos ofertados, a necessidade da rapida transferencia de informacoes, rapidez no processo de tomada de decisao, necessidade de se adaptar as mudancas exigidas pelo mercado e um numero crescente de concorrentes internacionais (SEETHAMRAJU; MARJANOVIC, 2009). A migracao do modelo de gestao tradicional para o modelo de gestao de processos de negocios (BPM) resulta em melhorias no desempenho do processo, e ainda, promove um aumento na complexidade do gerenciamento. Assim, ha restricoes ou barreiras a serem superadas para o sucesso da implementacao do novo modelo de gestao. O objetivo do trabalho e analisar a importância atribuida as tarefas necessarias para a gestao dos processos e aos fatores criticos de sucesso encontrados para mudar da gestao funcional para a gestao por processos de maneira bem sucedida. Um estudo de caso com duas empresas do setor de servicos foi desenvolvido. Foram realizadas entrevistas em profundidade com os gestores de cada empresa e analisada a importância dos tres grupos de tarefas de BPM: (1) projeto dos processos; (2) gestao dos processos e (3) de promocao da evolucao e do aprendizado. Os fatores criticos de sucesso foram analisados em cada empresa. Pode-se concluir que na empresa A predomina uma visao funcional, com estilo de gestao familiar, com dificuldade de mudanca organizacional e com menor importância atribuida as tarefas e aos fatores criticos de sucesso de BPM. A empresa B predomina uma visao de desempenho na gestao por processos, que pode ser percebido por atribuir maior importância as tarefas de BPM, e por perseguir os fatores criticos de sucesso de BPM com maior determinacao, objetivando melhor desempenho e aumento da competitividade. A pesquisa e baseada em uma extensa base de dados bibliograficos com capacidade limitada de validacao empirica. Este trabalho oferece contribuicoes academicas e profissionais, em relacao as tarefas necessarias para mudanca da abordagem funcional para gestao por processos, bem como, na identificacao e na busca do entendimento dos fatores criticos de sucesso de BPM. Espera-se que a compreensao das tarefas e dos fatores criticos serve como um guia para a melhoria da promocao da gestao por processos.
Referência(s)