Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Estereótipos acerca de modelos não tradicionais de família em um curso de formação docente

2015; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

10.46269/4115.30

ISSN

2238-3069

Autores

Anna Paula Vencato,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

Este texto embasa-se na experiência como docente no curso Gênero e Diversidade na Escola/UFSCar. Parto da observação dos fóruns de interação entre cursistas e busco compreender como suas percepções de família impactam o modo como veem seus alunos e alunas. Foi comum encontrar nos discursos um incomodo com relação a “novos modelos familiares”, por vezes não percebidos como "família", como aqueles que envolvem pessoas LGBT. Ao final, discuto como a compreensão do debate acerca do respeito às diferenças faz-se fundamental para a produção de práticas pedagógicas e que efetivem processos de escolarização efetivamente democráticos e não reproduzam aos estereótipos vigentes sobre a família, o gênero e o fracasso escolar.

Referência(s)