
LEVANTAMENTO DAS ESPÉCIES DE ELASMOBRÂNQUIOS CAPTURADOS POR APARELHOS-DE-PESCA QUE ATUAM NO BERÇÁRIO DE CAIÇARA DO NORTE (RN)
2008; Volume: 41; Issue: 2 Linguagem: Português
10.32360/acmar.v41i2.6064
ISSN2526-7639
AutoresRosângela Paula Teixeira Lessa, Rodrigo Barreto, Ana Lia Campos Quaggio, Luis R. Valença, Francisco Marcante Santana da Silva, Leandro Yokota, Michel D. Gianetti,
Tópico(s)Fish biology, ecology, and behavior
ResumoA proteção de áreas de berçário é uma ferramenta eficaz para o recrutamento futuro de populações sob pressão pesqueira. Estas áreas costumam ocorrer em águas costeiras, protegidas e de alta produtividade, fornecendo uma ampla gama de itens alimentares e a atenuação do risco de predação, condições para que os jovens cresçam rápido e se juntem à parte adulta da população. A zona costeira de Caiçara do Norte (RN) é considerada como berçário primário e/ou secundário para 12 espécies de elasmobrânquios: Gymnura micrura, Dasyatis guttata, Rhinobatos cf percellens, Narcine brasiliensis, Aetobatus narinari, Dasyatis americana, Rhinopterasp. e Manta birostris , entre as raias, e Rhizoprionodon porosus, Carcharhinus acronotus, C. falciformis e C. limbatus , entre os tubarões. Ocorrem ainda jovens dePrionace glauca, Ginglymostoma cirratum e C. signatus. O presente estudo teve como proposta descrever as artes de pesca que capturam elasmobrânquios nessa região, através de amostragens quinzenais durante o período de janeiro a julho de 2008, com o acompanhamento da frota artesanal que possibilitou um total de 1.043 indivíduos de seis espécies de raia e quatrode tubarão.
Referência(s)