Artigo Acesso aberto Produção Nacional

As gatimanhas do medo e da ironia

2017; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português

10.30620/gz.v1n2.p89

ISSN

2318-7085

Autores

Rafael Geraldo Vianney PERES,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

O objetivo deste trabalho sustenta-se no estudo das representações do gato na literatura, sobretudo no que se refere à sua relação com o medo e a ironia. Estes desnudam o comportamento humano, à revelia das mazelas sociais e do poder instituído pelo capitalismo. Para entender as singularidades desse processo, buscar-se-á suas nuances mediante a análise do conto “O Gato Preto”, de Edgar Allan Poe, e do poema “Gato ao Crepúsculo”, de Millôr Fernandes, sendo o primeiro estampa do medo e o segundo matéria de fina ironia. Assim, balizado por essas obras, espera­-se demonstrar convergências e divergências entre o medo e a ironia, utilizando, para tal, a simbólica ambivalência do gato.

Referência(s)