Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Relações entre Dimensões da Experiência, Satisfação, Recomendação e Intenção de Retornar: a Percepção de Participantes de Evento Cultural Resumo

2016; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5585/podium.v5i2.158

ISSN

2316-932X

Autores

Raquel LoBuono, Marlusa Gosling, Carlos Alberto Gonçalves, Sandro Alves de Medeiros,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

A experiência de consumo ganhou importância na área de marketing nas últimas décadas. No entanto, a mensuração dessa dimensão ainda é recente e restrita em relação a sua aplicabilidade. Diversos autores elaboraram escalas que medem a experiência de consumo no contexto das marcas, eventos esportivos e eventos turísticos. Os eventos podem ser utilizados como meio de promoção das experiências porque os consumidores têm a chance de se envolver em atividades que não são possíveis nas suas vidas diárias. O evento objeto de estudo do presente trabalho é a Virada Cultural 2014 de Belo Horizonte, evento cultural realizado pela segunda vez consecutiva na capital mineira durante um final de semana. O estudo buscou compreender as experiências dos participantes da Virada Cultural a partir de uma escala de experiência memorável turística elaborada e testada em outro trabalho. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo com uma abordagem quantitativa por meio a aplicação de um survey durante o evento. Os principais resultados foram (1) a dimensão hedonismo foi a mais impactante para Experiência Memorável e a Cultura Local como a menos impactante; (2) a relação positiva e significante entre Experiência Memorável e satisfação e (3) a relação positiva e significante entre Satisfação e Intenção de Retorno nas próximas edições e a Recomendação boca a boca para pessoas próximas.

Referência(s)