TEMPO NA ÍNDIA ANTIGA: O CONCEITO DE SAṂSĀRA

2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Issue: 30 Linguagem: Português

ISSN

2178-3004

Autores

Ethel Panitsa Beluzzi,

Tópico(s)

Seventeenth-Century Political and Philosophical Thought

Resumo

Resumo Podemos dizer que a historia da India e permeada pela investigacao do que e o “eu”, e essa investigacao ontologica e metafisica, na maioria das vezes, desenvolveu-se em uma multiplicidade de praxis. Entretanto, entre quase todos os desenvolvimentos filosoficos relacionados com essa questao, um conceito permanece central: o conceito de saṃsāra. Etimologicamente, saṃsāra une as palavras sama (igual/mesmo) e sarati (flui), isto e, significa um “continuo fluir”. Considerando os meandros da causalidade, seria entao possivel ir alem da existencia condicionada, agora entendida como “continuo vagar”. O tempo, dessa maneira, nao e entendido como uma finitude necessaria: ele se torna uma continuidade inescapavel. Palavras-chave: Filosofia Budista; Sânscrito; India; Samsara; Tempo. Abstract We can say that the history of India is permeated by the investigation of what is the “I”, and this ontological and metaphysical inquiry, most of the time, developed into a multiplicity of practice. However, among almost all philosophical developments related to this issue, a concept remains central: the concept of saṃsāra. Etymologically, saṃsāra joining the sama words (equal / even) and sarati (flows), i.e. it means a “continuous flow”. Considering the intricacies of causality, it becomes possible to go beyond the conditioned existence, now understood as “continuous drift.” The time, in this way, is not understood as a necessary finitude: it becomes an inescapable continuity.

Referência(s)