
Metodologias ativas nas aulas de Administração Financeira: alternativa ao método tradicional de ensino para o despertar da motivação intrínseca e o desenvolvimento da autonomia
2017; Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português
10.13058/raep.2017.v18n1.473
ISSN2358-0917
AutoresGuilherme Muniz Pereira Chaves Urias, Luciana Aparecida Silva de Azeredo,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste artigo apresenta uma experiência pedagógica na disciplina Administração Financeira. Seu objetivo foi o de investigar, nas respostas a um questionário, se a atividade educativa baseada em metodologias ativas, aplicada na disciplina Administração Financeira, no curso de graduação em Administração de Empresas, pode oferecer espaços formativos que potencializem o desenvolvimento da motivação intrínseca dos educandos a ponto de se revelar pertinente para o desenvolvimento da autonomia desses alunos e, assim, caracterizar-se como alternativa viável para se colocar em prática a pedagogia freiriana. Para tanto, a estratégia de ensino adotada visou possibilitar a interpretação de problemas que simularam situações reais. Foi aplicado um questionário e utilizou-se a análise de conteúdo bardiniana para verificar as impressões dos educandos sobre a própria atividade e a respectiva contribuição para a formação profissional e pessoal desses aprendizes. A análise empreendida aponta para o fato de as metodologias ativas serem viáveis ao método tradicional de ensino no que tange ao despertar do interesse, da motivação e do desenvolvimento quanto à aprendizagem. Aponta, também, para sua consonância com a pedagogia freiriana.
Referência(s)