Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Metodologias ativas nas aulas de Administração Financeira: alternativa ao método tradicional de ensino para o despertar da motivação intrínseca e o desenvolvimento da autonomia

2017; Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português

10.13058/raep.2017.v18n1.473

ISSN

2358-0917

Autores

Guilherme Muniz Pereira Chaves Urias, Luciana Aparecida Silva de Azeredo,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo apresenta uma experiência pedagógica na disciplina Administração Financeira. Seu objetivo foi o de investigar, nas respostas a um questionário, se a atividade educativa baseada em metodologias ativas, aplicada na disciplina Administração Financeira, no curso de graduação em Administração de Empresas, pode oferecer espaços formativos que potencializem o desenvolvimento da motivação intrínseca dos educandos a ponto de se revelar pertinente para o desenvolvimento da autonomia desses alunos e, assim, caracterizar-se como alternativa viável para se colocar em prática a pedagogia freiriana. Para tanto, a estratégia de ensino adotada visou possibilitar a interpretação de problemas que simularam situações reais. Foi aplicado um questionário e utilizou-se a análise de conteúdo bardiniana para verificar as impressões dos educandos sobre a própria atividade e a respectiva contribuição para a formação profissional e pessoal desses aprendizes. A análise empreendida aponta para o fato de as metodologias ativas serem viáveis ao método tradicional de ensino no que tange ao despertar do interesse, da motivação e do desenvolvimento quanto à aprendizagem. Aponta, também, para sua consonância com a pedagogia freiriana.

Referência(s)