Artigo Acesso aberto Produção Nacional

MATRIZ DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS PARA FORMAÇÃO DO NUTRICIONISTA COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE NUTRIÇÃO/UFG

2017; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5216/ref.v14i1.42785

ISSN

1808-0804

Autores

Marília Mendonça Guimarães, Maria Luiza Ferreira Stringhini, Lucilene Maria de Sousa, Ida Helena Carvalho Francescantônio Menezes, Ana Tereza Vaz de Souza Freitas, Márcia Helena Sacchi Correia, Andrea Sugai Mortoza, Valdes Roberto Bóllela, Rosana de Morais Borges Marques,

Tópico(s)

Rural Development and Agriculture

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência iniciada em 2015 sobre o processo de autoavaliação do Projeto Pedagógico do Curso de Nutrição da Universidade Federal de Goiás. Para isso, o núcleo docente estruturante (NDE) do curso propôs três eixos de investigação: metodologias de ensino e aprendizagem; estratégias de avaliação do estudante utilizadas nas disciplinas e o grau de alinhamento da proposta curricular existente quando comparada com a preconizada pelas diretrizes curriculares nacionais (DCN) e políticas indutoras da formação de recursos humanos para a saúde, no Brasil. O presente relato concentra-se no terceiro eixo da avaliação que resultou na criação de uma matriz de habilidades e competências para o nutricionista ao final da graduação, que teve como referencial o Consenso de Habilidades/Competências do nutricionista no âmbito da saúde coletiva, proposto nacionalmente. O produto final (a matriz propriamente dita) é o resultado de várias discussões realizadas pelos docentes do curso sobre aquilo que se espera que o estudante adquira em termos de habilidades cognitivas, psicomotoras e atitudinais durante a sua formação, que o prepare para atuar como nutricionista.

Referência(s)