
NEM SÓ DE MAPAS SE FAZ A GEOGRAFIA: os diferentes nas aulas de Geo
2018; PGDesign/UFRGS; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22456/1982-0003.85866
ISSN1982-0003
Autores Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEsse trabalho visa publicizar algumas discussões, realizadas em Dissertação de Mestrado, sobre alternativas às práticas homogeneizadoras de identidades na escola, de modo a, através das aulas de geografia, desnaturalizar discursos sobre as minorias e/ou grupos socialmente desfavorecidos (nessa escrita chamados de diferentes: mulheres, público LGBT, negros e refugiados), contribuindo para superar a subjetividade contrária à promoção dos Direitos Humanos e oportunizando a desconstrução de estereótipos presentes no "senso comum". Para tal, os ditos dos/as alunos/as de 9.º ano de escola pública municipal foram coletados, no ano letivo de 2016, e foram analisados com o apoio da bibliografia selecionada, a partir dos pressupostos dos Estudos Culturais e do ensino contemporâneo de Geografia Escolar.
Referência(s)