Artigo Acesso aberto Produção Nacional

NEM SÓ DE MAPAS SE FAZ A GEOGRAFIA: os diferentes nas aulas de Geo

2018; PGDesign/UFRGS; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22456/1982-0003.85866

ISSN

1982-0003

Autores

Rúbia Borges,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Esse trabalho visa publicizar algumas discussões, realizadas em Dissertação de Mestrado, sobre alternativas às práticas homogeneizadoras de identidades na escola, de modo a, através das aulas de geografia, desnaturalizar discursos sobre as minorias e/ou grupos socialmente desfavorecidos (nessa escrita chamados de diferentes: mulheres, público LGBT, negros e refugiados), contribuindo para superar a subjetividade contrária à promoção dos Direitos Humanos e oportunizando a desconstrução de estereótipos presentes no "senso comum". Para tal, os ditos dos/as alunos/as de 9.º ano de escola pública municipal foram coletados, no ano letivo de 2016, e foram analisados com o apoio da bibliografia selecionada, a partir dos pressupostos dos Estudos Culturais e do ensino contemporâneo de Geografia Escolar.

Referência(s)
Altmetric
PlumX