Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A Teoria da Distância Transacional: um mapeamento de teses e dissertações brasileiras

2018; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português

10.14244/198271992268

ISSN

1982-7199

Autores

Nubia Carla Ferreira Cabau, Maria Luísa Furlan Costa,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Abstract The present article focuses on the Theory of Transactional Distance formulated by Michael Grahame Moore and aims at identifying where and how Transactional Distance Theory has been approached by Brazilian researchers from 2000 to 2016. In order to achieve this objective, a mapping and an analysis of the theoretical assumptions of Transactional Distance Theory were carried out taking into consideration the Brazilian academic production in the delimited period of time. As a qualitative study, the methodological procedure adopted was content analysis. The bibliographical and documentary nature was supported by the State of Knowledge type of study in doctoral theses and dissertations distributed in 19 academic productions in which the concept of Transactional Distance Theory was discussed. Based on the content analysis, the results point out that the Transactional Distance Theory is used by Brazilian scholars in case studies to validate the theory, and as support to discuss pedagogical, technological, developmental and structuring aspects of the Distance Education. The results of the study show the need for further researches that can both indicate new hypotheses and reformulate the existing theory, by adapting it to the needs and specificities of the Brazilian educational, social and political system. Keywords : Distance Education. Transactional Distance Theory. Theories of Distance Education. Resumo O presente artigo tem como objeto de estudo a Teoria da Distância Transacional de Michael Grahame Moore e como objetivo principal identificar, na producao cientifica brasileira, onde e como a Teoria da Distância Transacional e abordada pelos pesquisadores brasileiros no periodo de 2000 a 2016. Para tanto, foram realizados o levantamento, o mapeamento e a analise dos pressupostos teoricos da Teoria da Distância Transacional em producoes academicas de pos-graduacao stricto sensu no recorte temporal delimitado. O procedimento metodologico adotado foi a analise de conteudo enfatizando o paradigma qualitativo, com carater bibliografico e documental, apoiado na realizacao de estudo do tipo Estado do Conhecimento em teses de doutorado e dissertacoes de mestrado distribuidas em 19 producoes academicas em que estao contempladas a concepcao da Teoria da Distância Transacional. Com base na analise de conteudo, os resultados apontam que a Teoria da Distância Transacional e utilizada por estudiosos brasileiros em pesquisas do tipo estudos de caso, validando os conceitos apresentados na Teoria e como sustentacao para discutir aspectos pedagogicos, tecnologicos, de desenvolvimento e estruturacao da educacao a distância. O resultado do estudo revela a necessidade de pesquisas que indiquem novas hipoteses e que sejam capazes de reformular a teoria existente, adequando-se as necessidades e particularidades do sistema educacional, social e politico brasileiro. Palavras-chave : Educacao a distância. Teoria da Distância Transacional. Teorias em Educacao a Distância. References ANDRADE, A.F.B. Analise da Evasao no Curso de Administracao a Distância – Projeto-Piloto UAB: Um Enfoque sobre a Gestao . 2010.138f. Dissertacao (Mestrado em Administracao) – Universidade de Brasilia, Brasilia, 2010. BARDIN, L. Analise de conteudo . Lisboa: Edicoes 70, 1977. BELLONI, M. L. Educacao a distância. 6. ed. Campinas: Autores Associados, 2012. (Colecao Educacao Contemporânea). FERREIRA, N. S. de A. As Pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educacao & Sociedade , Campinas, ano 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002. FORMIGA, M.; LITTO, F. M. (Org.). Educacao a distância: o estado da arte. SP: Pearson Education do Brasil, 2009. (Associacao Brasileira de Educacao a Distância). HADDAD, S. Educacao de jovens e adultos no Brasil . Brasilia, DF: MEC/Inep/Comped, 2002 (Estado do Conhecimento n. 8). Disponivel em: . Acesso em: 6 jun. 2016. KEEGAND, D. Theoretical Principles of Distance Education. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância , Sao Paulo, v. 1, p. 1-14. ago. 2002 (Traducao de Theoretical Principles of Distance Education). LINS, W.C.B. Interacoes em Atividades de Docencia On-Line e Ambientes de Imersao 3D . 2010.263f. Tese (Doutorado em Educacao) – Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, 2010. MAIA, C.O. Estudo de Caso em Educacao a Distância : Analise dos Pressupostos da Teoria da Distância Transacional a Partir das Relacoes Observadas em Cursos Livres. 2013. 282f.Tese (Doutorado em Educacao, Gestao e Difusao em Biociencias) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. MOORE, M. G. The Theory of Transactional Distance. In: MOORE, M. G.; ANDERSON, W. G. Handbook of distance Education . 3rd ed. New York: NY Routledge, 2013. p. 66-87. MOORE, M. G. Teoria da Distância Transacional. Publicado In: KEEGAN, D. (1993) Theoretical Principles of Distance Education. Traducao de Wilson de Azevedo, revisao de traducao de Jose Manuel da Silva. Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância , Sao Paulo, v.1, ago. 2002. (Traducao de: Theoretical Principles of Distance Education). MOORE, M. G.; ANDERSON, W. G. Handbook of distance Education . 3rd ed. New York, NY: Routledge, 2013. MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. Educacao a distância : uma visao integrada.Traducao de Roberto Galman. Sao Paulo: Thomson Learning, 2007. MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. Educacao a distância : sistemas de aprendizagem online. 3. ed. Sao Paulo: Cengage Learning, 2013. MOROSINI, M. C.; FERNANDES, C. M. B. Estado do conhecimento: conceitos, finalidades e interlocucoes. Educacao por Escrito , Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul./dez. 2014. PICHETH, F. M. Pearte : um ambiente colaborativo para formacao do pesquisador que atua no ensino superior por meio da participacao em pesquisas do tipo estado da arte. 2007. 137 f. Dissertacao (Mestrado em Educacao) – Pontificia Universidade Catolica do Parana, Curitiba, 2007. Disponivel em: . Acesso em: 6 jun. 2016. ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte” em Educacao. Dialogo Educacional , Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006. SA BARRETO, E. S. de; PINTO, R. P. Avaliacao da Educacao basica (1990-1998) . Brasilia, DF: MEC/Inpe/Comped, 2001, (Estado do Conhecimento n. 4). SABA, F. Distance Education Theory, Methodology, and Epistemology: a Pragmatic Paradigm In: MOORE, M. G.; ANDERSON, W. G. Handbook of distance Education . Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates 2003. p. 03-20. TEIXEIRA, C. R. O “Estado da Arte”: a concepcao de avaliacao educacional veiculada na producao academica do Programa de Pos-Graduacao em Educacao Curriculo (1975-2000). Cadernos de Pos-Graduacao - Educacao , Sao Paulo, v. 5, n. 1, p. 59-66, 2006a. TEIXEIRA, C. R. A concepcao de avaliacao educacional veiculada na producao academica do Programa de Pos-Graduacao em Educacao : Curriculo (1975-2000). 2006. 224 f. Tese (Doutorado em Educacao) – Pontificia Universidade Catolica de Sao Paulo, Sao Paulo, 2006b. TRIVINOS, A. N. S. Introducao a pesquisa em Ciencias Sociais : a pesquisa qualitativa em educacao. Sao Paulo: Atlas, 1987.

Referência(s)