Artigo Revisado por pares

TEATRO CIENTÍFICO: O ENSINO DE CIÊNCIAS EM QUATRO ATOS.

2015; University of Jaén; Volume: 1; Issue: 4 Linguagem: Inglês

ISSN

2603-9443

Autores

Hercules Gimenez, Carlos Rinaldi,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

portuguesO artigo o relata de uma ferramenta didatica desenvolvida em uma escola publica no municipio de Sinop/ MT, com estudantes de Ensino Fundamental, durante o ano letivo de 2012. Nesse trabalho uma reflexao sobre as potencialidades do Teatro Cientifico no ensino de conceitos e teorias cientificas num contexto social, politico e cultural. Para tanto, produzimos uma peca teatral Ombros de Gigantes baseada em fragmentos de textos classicos da Historia e Filosofia das Ciencias como a peca “A Vida de Galileu” de Bertold Brecht e “Dialogo sobre os dois maximos sistemas do mundo” de Galileu Galilei. Essa experiencia, pautada nos principios da aprendizagem significativa critica em sala de aula, apontou alguns indicios de resultados satisfatorios sobre as possibilidades de ensinar e aprender topicos de ciencias atraves da dramaturgia. Os estudantes envolvidos no projeto melhoraram a qualidade das suas relacoes com o conhecimento, com os professores e com os colegas. Perceberam-se sujeitos (co) responsaveis pela sua aprendizagem, enquanto atores/autores da peca, corroborando com a ideia de que o Teatro Cientifico, alem de potencializar a aprendizagem significativa em sala de aula, tambem permite ao estudante a transicao de um patamar de aprendizagem escolar a outro mais elevado. EnglishArticle the reports of a didactic tool developed in a public school in the municipality of Sinop / MT, with students from elementary school during the school year 2012. In this work a reflection on the potential of the Scientific Theatre in teaching concepts and scientific theories a social, political and cultural context. To do so, produce a play Shoulders of Giants based on fragments of classical texts of History and Philosophy of Science as the play Life of by Bertold Brecht and Dialogue Concerning the Two Chief World Systems Galileo Galilei. This experience, based on the principles of meaningful learning critical classroom, pointed some evidence satisfactory results on the possibilities of teaching and learning science topics through drama. Estudents involved in the project improved the quality of their relationships with knowledge, with teachers and with peers. Be realized subject (co) responsible for their learning, while actors/authors part, supporting the idea that the Scientific Theatre, and enhance meaningful learning in the classroom also allows the student to transition from one level of school learning to higher other.

Referência(s)