
A LUTA PELA LEITURA DA PALAVRA
2018; Volume: 3; Issue: 4 Linguagem: Português
10.29404/rtps-v3i4.3625
ISSN2526-2319
AutoresEvely Cristine Pereira de Aquino, José Eustáquio de Brito, Vânia Aparecida Costa,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoEste artigo discute trajetórias de mulheres tendo por eixo suas formas de inserção nos projetos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) desenvolvidos no interior do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). A pesquisa foi realizada no assentamento Dois de Julho, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem terra (MST), localizado nos municípios de Betim e Esmeraldas, Minas Gerais. Destaca-se das trajetórias das mulheres a relação que estabelecem com os estudos, com o trabalho e com a organização do assentamento. Foram realizadas entrevistas temáticas na perspectiva teórico-metodológica da história oral, com destaque para o conceito de memória coletiva. Conclui-se que o aprendizado da leitura e da escrita a partir da participação na EJA tem possibilitado a ampliação da participação das mulheres em espaços de poder.
Referência(s)